O VINHO NOVO É MELHOR!!

                                                    A SANTA CEIA DO SENHOR
Ao falarmos de santa ceia, a definimos assim pois é um ato de demonstração de fé e esperança onde cumprimos uma das ordenanças de Jesus, as igrejas apresentam assim um culto de adoração e de profecia onde é manifestado a nossa confiança plena em tudo que o Senhor Jesus nos prometeu.
A santa ceia do Senhor, usamos ainda este termos pra que fique bem claro e determinado que não é de particularidade de grupos eclesiásticos e nem de nenhum líder religioso por mais famoso ou santo que se julgue, apesar que alguns tem se colocado acima de outros neste quesito.
Há algumas formas de ministração da santa ceia e vamos aqui considerar tres delas para expressarmos o que queremos falar sobre a mesma.



A santa ceia muitas vezes é ministrada de forma livre,restrita, ou ultra restrita. A ceia de forma livre é o que algumas igrejas neo pentecostais tem feito com objetivo simples de atrair pra si alguns que venham a somar em seus rebanhos visando sabe se lá o que em interesse particular alheio a palavra de Deus. A palavra de Deus não nos dá o direito de ministração da ceia livre pois a mesma não chama á responsabilidade os que dela participam e não temos assim o cumprimento da palavra de Deus que sempre nos chama a atenção no ato da ministração da santa ceia. "Examine se pois o homem a si mesmo" depois coma do pão e beba do vinho.
A ceia restrita é a que se é oferecida a membros de igrejas independente da denominação chamando sempre a responsabilidade de estar em plena comunhão com a sua igreja e com os irmãos de modo geral, e isto é responsabilidade e compromisso do cristão pois " todo que come e bebe indignamente, come e bebe para a sua própria condenação.São os que se tornaram membros de uma igreja evangélica passando pela primeira das ordenanças do Senhor Jesus..." Quem crer e for batizado". O batismo, ato feito pela imersão ou mergulho, é o meio pelo qual habilita o cristão a participar da mesa na santa ceia do Senhor, claro sabendo que o mesmo tem que estar sempre em comunhão com todos.
No ato da santa ceia do Senhor a palara nos adverte através do apóstolo Paulo que devemos nos examinar, fazer um exame introspectio, assim como o caso do rei Ezequias, colocando-nos a inteira disposição do Senhor para nos tornarmos realmente "alvos mais que a neve".A palavra não nos dá o direito de nos abstermos da santa ceia, antes ela nos adverte que devemos nos consertar, reconciliar, tornarmos limpos através do arrependimento e assim participarmos da santa ceia do Senhor.
A ceia ultra restrita é quando apenas os membros de uma determinada denominação são convidados a participar e os que assim o fazem, ao meu ver de maneira errônea, o fazem alegando que não pode se compactuar com os demais e como não sabe como anda a vida dos demais, não se deve assim participar junto na mesa da santa ceia.
Visto que ninguém consegue examinar e nem mesmo manter a santidade de outros, e que cada um torna se responsável por seus atos e decisões, eu defendo que não devemos fazer de forma ultra restrita e sim de forma restrita a quem já está devidamente habilitado a participar da mesa através da aceitação do sacrifício vícário de Cristo que nos ordena e nos orienta a vivermos uma vida de santidade e justiça diante de Deus e dos homens.
A ceia, ou santa ceia do Senhor traz consigo os elementos simbólicos de seu sacrifício, pão e vinho(suco de uva)como símbolos de seu corpo e sangue que foi entregue por nossa causa para nos redimir definitivamente de nossos pecados.
Há ainda os que ensinam que os elementos da santa ceia, pão e vinho, passam pelo processo da consubstanciação ou transubistanciação. Consubstanciação:Consubstanciação é o termo que indica a crença na união local das substâncias do corpo e do sangue de Cristo com a substância do pão e do vinho. A transubstanciação:
Transubstanciação é a conjunção de duas palavras latinas: trans (além) e substantia (substância), e significa a mudança da substância do pão e do vinho na substância do Corpo e sangue de Jesus Cristo no ato da consagração. Isto significa que esta doutrina defende e acredita na presença real de Cristo na Eucaristia. É adotada pela Igreja Católica. A Igreja Ortodoxa, Igreja Anglicana , Igreja Luterana e Igrejas Calvinistas, creem na presença real mas não na transubstanciação.
A crença da transubstanciação se opõe à da consubstanciação, que prega que o pão e o vinho se mantêm inalterados, ou seja, continuam sendo pão e vinho.
A igreja católica romana é a que mais usa o termo e faz da santa ceia um momento de transubstanciação onde sua liturgia afirma que o pão passa a ser o corpo de Cristo e o vinho passa a ser o seu sangue. Baseam se na palavra de Deus onde Jesus Cristo nos diz no discurso do pão da vida. Eles acreditam e afirmam que os elementos se transformam no ato da ceia e que eles comem do corpo e bebem do sangue de Cristo, mas ainda que isto fosse real, eles cometeriam um erro pois apenas o sacerdote ministrante recebe o vinho e a palara nos diz que aquele que não comer do meu corpo,carne, e não beber do meu sangue, não tem parte comigo.
Os elementos da santa ceia... Uma reflexão pessoal.
O pão, feito de farinha de trigo, no nosso caso, com fermento, pois nos tempos bíblicos eram os pães azimos, sem fermento. O pão nos remete a uma reflexão que precisamos analisar para compreendermos o que Deus quer nos dizer no ato sa santa ceia do Senhor. A farinha do trigo teve que ser beneficiada, moída, pois o grão de trigo foi colhido, secado e moído até se tornar em farinha. A farinha foi amassada, misturada aos ovos, manteiga, óleo, açúcar, sal, fermento e esta massa sendo bastante e incansavelmente sovada até ficar uniforme e depois descansada com os pães formados, levado ao forno bastante aquecido a alta temperatura para se tornar o pão. Este pão depois é recortado em pedaços minimos para que possa assim tornar se o elemento da santa ceia que simboliza o corpo de Cristo.Assim sendo analisamos que precisamos ser moídos em nossos defeitos e mazelas da vida, sermos sovados até que fiquemos uniformemente ligados uns aos outros, e o fermento pode nos representar os grande problemas que enfrentamos no dia a dia que de tão amargos que sao nos tornam assim impuros e amargos. Os ovos misturados á massa nos remete a uma reflexão do que representa o surgimento de uma nova vida através da trasnformação embrionária onde os elementos do ovo, clara e gema, formam um novo ser dando vida. O forno aquecido leva nos a entender os nossos problemas que nos afetam tão diretamente ou ainda o calor do fogo que pode consumir todos os nossos pecados ou nos consumir por eles.Formados os pães eles tornam se como os membros da igreja, sendo eles picados e distribuidos uniformemente, jã não se sabe de qual pão veio esta ou aquela parte, portanto tornam se todos os pedaços como se fossem de um único pão. Assim deve ser a igreja do Senhor, uniforme e ligadas diretamente uns aos outros.
O vinho, produto da vide ou plantação das uvas.
Nos tempos bíblicos faziam se os vinhos amassando as uvas já amadurecidas, colocando em toneis, ou odres para que pudessem curtir e dar o sabor esperado pelos viticultores. A uva, representando o sangue de Cristo, ou as células que envolvem e formam o sangue, são amassadas, esfregadas, separadas as cascas e depois o líquido é levado ao odre para ser curtido até que torne se em forma de vinho. O vinho oferecido em festas nos tempos bíblicos não eram adicionados a álcool de cana de açucar ou de outro elemento que pudesse fermentar ou levar a uma condição de embriaguês de quem utilizasse. Na verdade para se tornar ébrio, eles tinham que tomar em demasia até que ficassem como diz a bíblia, cheios de mosto, embriagados.
Hoje não usamos o vinho comercial tradicional nas cerimônias de santa ceia pois entendemos que o álcool altera assim a forma do produto e não é conveniente compararmos algo sagrado ao que é profano. " Se separarmos o precioso do vil será a boca de Deus falando".
Vamos nos ater aos fatos que deemos sempre estarmos prontos e preparados para participar sempre em plena comunhão com a igreja e com os irmãos e sempre nos lavando pela regeneração do sangue de Cristo que nos purifica de todo pecado.
Santa ceia não é para purificar as pessoas, mas para demonstrar a nossa fé e conhecimento da palavra de Deus que nos adverte a mantermos sempre a plena comunhão uns com os outros e acima de tudo com o Senhor que nos chamou para o ministério da reconciliação.

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