PREDESTINAÇÃO, PROCRASTINAÇÃO , SALVAÇÃO PODE SER ETERNA?
Você ja deve ter ouvido: Uma vez salvo, salvo para sempre. ou ainda: Salvação é individual e definitiva, ou Você tem que vigiar pra não perder a sua salvação.... pois bem, vamos ao tema.
O Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido. Textos que devem ser lidos para analisar o tema..Efésios 1:3-14,Romanos 9:14-18,Romanos 8:26-30,I Coríntios 2:7,II Pedro 1:10,Jeremias 1:5,II Timóteo 1:9Salmos 139:16,João 10:27,Atos 13:48
Predestinar é o mesmo que antecipar o destino. Predestinação: em teologia, é a doutrina1 de que todos os eventos têm sido desejados por Deus. João Calvino interpretou a predestinação bíblica como significando que Deus quer a condenação eterna para algumas pessoas e a salvação para outras.
A predestinação divina, comum no monoteísmo, é no cristianismo relacionada a onisciência de Deus sabendo previamente tudo o que vai acontecer, no que se refere à salvação de uns e a não salvação de outros, sendo um tema dos ensinamentos de Agostinho de Hipona e deJoão Calvino. Para S. Agostinho a salvação não dependeria dos próprios seres humanos, mas sim de uma intervenção divina, da graça divina, algo que seria absolutamente necessário para a salvação. Dessa maneira, pode-se dizer que os "condenados" são nalguma medida escolhidos por Deus, ou melhor, os "não-escolhidos". Os cristãos entendem a doutrina da predestinação como a salvação que Deus planejou para os homens. Os escolhidos não possuem a opção de aceitarem ou não a Cristo, pois Deus há de incliná-los de alguma forma, seja pelo amor ou pela dor.
O Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido. Textos que devem ser lidos para analisar o tema..Efésios 1:3-14,Romanos 9:14-18,Romanos 8:26-30,I Coríntios 2:7,II Pedro 1:10,Jeremias 1:5,II Timóteo 1:9Salmos 139:16,João 10:27,Atos 13:48
Predestinar é o mesmo que antecipar o destino. Predestinação: em teologia, é a doutrina1 de que todos os eventos têm sido desejados por Deus. João Calvino interpretou a predestinação bíblica como significando que Deus quer a condenação eterna para algumas pessoas e a salvação para outras.
A predestinação divina, comum no monoteísmo, é no cristianismo relacionada a onisciência de Deus sabendo previamente tudo o que vai acontecer, no que se refere à salvação de uns e a não salvação de outros, sendo um tema dos ensinamentos de Agostinho de Hipona e deJoão Calvino. Para S. Agostinho a salvação não dependeria dos próprios seres humanos, mas sim de uma intervenção divina, da graça divina, algo que seria absolutamente necessário para a salvação. Dessa maneira, pode-se dizer que os "condenados" são nalguma medida escolhidos por Deus, ou melhor, os "não-escolhidos". Os cristãos entendem a doutrina da predestinação como a salvação que Deus planejou para os homens. Os escolhidos não possuem a opção de aceitarem ou não a Cristo, pois Deus há de incliná-los de alguma forma, seja pelo amor ou pela dor.
A doutrina da predestinação está particularmente associada ao Calvinismo. A predestinação é um elemento que descende da teologia de João Calvino. Dentro do espectro de crenças quanto à predestinação, é no Calvinismo que possui sua forma mais enfática entre cristãos. Ensina que a predestinação de Deus é fruto de sua onisciência, como presciência, cuja qual, Ele rege de acordo com a Sua vontade e absoluta soberania, em relação as pessoas e acontecimentos. E numa forma insondável, por muitas vezes não compreensível ao nosso entendimento, Deus age continuamente com liberdade total, de forma a realizar a sua vontade de forma completa.
Por outras palavras, o Calvinismo baseia a sua doutrina da predestinação na perspectiva de que Deus predestina previa e absolutamente a humanidade, escolhendo entre os homens aqueles que irão salvar-se e aqueles que vão ser condenados. Esta doutrina tira ao Homem qualquer possibilidade de rejeitar ou aceitar livremente a graça divina.
Tanto para o Calvinismo quanto para o catolicismo-romano agostiniano, não há livre-arbítrio. Para ambos, a soberania de Deus prevalece. O cristão escolhido não pode rejeitar sua eleição, pois Deus há de curvá-lo até que ele aceite a Sua graça.Na doutrina católica, a predestinação, além da perspectiva de Deus, baseia-se também na perspectiva de que o Homem, sendo criado livre por Deus, tem a capacidade de aceitar ou rejeitar a graça divina da salvação. Logo, a graça divina e o livre-arbítrio humano estabelecem-se entre si uma relação de colaboração indissociável. Apesar da vontade divina de salvar toda a humanidade através do mistério pascal de Jesus, o Homem pode livremente recusar a salvação e a santidade oferecidas por Deus.
Sobre a onisciência divina, que assume um papel importante na predestinação, Eusébio Pânfilo, um Pai da Igreja, afirmou que: "o conhecimento prévio dos eventos não é a causa de que tenham ocorrido. As coisas não ocorrem [somente] porque Deus sabe. Quando as coisas estão para ocorrer, Deus o sabe".6 Logo, Deus, apesar de saber previamente os acontecimentos futuros, dá ao Homem a possibilidade de modificá-los e de criar uma nova versão do futuro, que aliás Deus também já consegue prevê-la. Contudo, o homem não pode interferir na vontade de Deus.
Procrastinar é o mesmo que retardar, adiar, marcar pra outra data posterior. Não dá pra postergar uma decisão tão importante em nossa vida e ainda mais o fato de que somos todos lutadores por uma vida melhor e que devemos nos ater mais á necessidade de sermos salvos independente de onde, quando ou como. O que é mais importante é o fato que todos os homens foram criados para serem salvos, mas o pecado entrando no mundo destruiu parte do plano, levando o homem a decidir de maneira errada e tomar decisões que interferem em sua vida tanto física quanto espiritual e o levam mais a descrer da necessidade de salvação ou levando o a alegar que Deus jamais condenará alguém que Ele mesmo criou.Deus é justo juiz e assim como conhecemos os atos de um juiz aqui no mundo entendemos que ele não condena ninguém, apenas aplica a pena que foi analisada e determinado por seus atos pois para cada crime há uma determinação legal que o condena. Portanto entendemos também que Deus jamais condena as pessoas, apenas são aplicadas a cada um o que determina a lei de condenação por seus atos pecaminosos. "por suas próprias palavras sereis salvos ou condenados"Mt 12.37. Sê fiel até a morte e dar te ei a coroa da vida..Ap 2,10 b
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