E QUANTO Á LEGALIDADE DO PECADO??!!
A LEGALIDADE DO PECADO
Meus
filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar,
temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.
E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.
E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos.
Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.
1 João 2:1-4
E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.
E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos.
Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.
1 João 2:1-4
Amados,
agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas
sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim
como é o veremos.
E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.
Qualquer que comete pecado, também comete iniqüidade; porque o pecado é iniqüidade.
E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os nossos pecados; e nele não há pecado.
Qualquer que permanece nele não peca; qualquer que peca não o viu nem o conheceu.
1 João 3:2-6
E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.
Qualquer que comete pecado, também comete iniqüidade; porque o pecado é iniqüidade.
E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os nossos pecados; e nele não há pecado.
Qualquer que permanece nele não peca; qualquer que peca não o viu nem o conheceu.
1 João 3:2-6
Filhinhos,
ninguém vos engane. Quem pratica justiça é justo, assim como ele é justo.
Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.
Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus.
1 João 3:7-9
Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.
Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus.
1 João 3:7-9
Pecado é separação, morte
espiritual, distanciamento, quebra da santidade.Santidade é viver somente para
Deus, servir fielmente a Ele, fugir de todo pecado, ser separado exclusivamente
pra adorar a Deus.Pecado gera legalidade para manifestação do diabo na vida do
que se distanciou do Senhor.Desde o princípio sabemos que Deus criou o homem
para ser santo pois em Levíticos 20;26 no ordena a ser santos, não é uma
condicional, mas um imperativo de Deus para nós. Ser me eis santos porque Eu o
Senhor vosso Deus sou santo e vos separei dos povos para serdes meus.
Com pecado sabemos que há uma separação do homem
e Deus e que as conseqüências do pecado são então inevitáveis. O homem quando
está na prática do pecado não pensa em suas conseqüências e segue praticando o
pecado.
Quando a bíblia nos diz que
somos de Deus, criados por Ele para ser imagem e semelhança de Deus, mas quando
pecamos, tornamos nos distanciados de Deus e por isto familiarizados com o
pecado e com o diabo pois todo que peca, ou que permanece no pecado torna se
servo do diabo que peca desde o princípio.
Quando Deus disse ao
primeiro casal para não comer da arvore do conhecimento do bem e do mal, falou
que no dia que dela comerdes certamente morrerá e não viverá. Morrer significa
separar se e Deus falava principalmente da separação de Deus por deixar de viver
em santidade. Pecar significa morte espiritual, perder o estado de separado
para Deus, de santo, mas quase sempre
haverá uma nova oportunidade para se redimir.
João, em suas epístolas nos
mostram que o caminho para viver em santidade, servindo ao Senhor é viver
distanciado do pecado. O pecado torna assim uma filiação direta com o diabo que
veio para matar, roubar e destruir e através da brecha do pecado que o homem
abre com o pecado, ele torna então senhor na vida dos que seguem na prática do
pecado.
A bíblia nos afirma que somos
filhos de Deus, somos filhos por adoção, resgatados de nossos pecados, tornamos
nos assim filhos de Deus, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo. A
santidade nos torna ligados com Deus e para Ele, enquanto que o pecado nos
torna distanciados de Deus e mais propício as artimanhas do diabo. Isaias 59
nos diz que: Eis que a mão do SENHOR não está
encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder
ouvir.Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso
Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.
Isaías 59:1,2
A separação de Deus pelo
pecado torna o homem presidiário do diabo e pronto a servi-lo mesmo a contra
gosto e isto dá legalidade ao diabo para dominar e possuir a vida de todos que
pelo pecado tornaram se distantes de Deus.
O pecado forma de maneira
real uma brecha para introdução do diabo na vida do homem e escraviza e domina
este homem como sendo senhor de tudo e coordenando seus pensamentos e
determinando os seus caminhos. O adversário, inimigo, diabo torna assim dominador
do homem no pecado e pode até mesmo e como conseqüência disto possuir o homem
fazendo o realizar até mesmo coisas que jamais pensaria em fazer.
Mas há uma palavra de
vitória e que pode trazer de volta a comunhão com Deus e a vida de santidade.
Em sua primeira epístola, João afirma que esta palavra foi escrita para que não
pequemos, ou seja, a bíblia foi escrita para nos manter livres do pecado, longe
do diabo e fugindo de todo o mal. Quando Deus fala ao diabo sobre a vida de Jó,
Ele apresenta o profeta como sendo o “homem, íntegro, reto, obediente a Deus e
que se desvia do mal. Esta é a característica dos verdadeiros servos de Deus
que fogem do pecado e que não quer viver longe da presença de Deus.
João porém nos adverte que
se pecarmos, temos um advogado junto de Deus que intercede por nós e que tem
compromisso em resgatar a nossa vida de santidade. Nosso advogado, Jesus,
entregou a sua vida por nós e como afirma em colossensses 2;13-14 Ele pagou
nossa dívida, Ele riscou a cédula de dívida que havia contra nós em suas
ordenanças, pagou o preço por nossos pecados e nos tornou livres como nos diz
em João 8;32,36. Somos livres, somos libertos e não devemos nos render aos
artifícios do nosso adversário que veio somente para matar, roubar e destruir,
precisamos acima de tudo buscar servir e agradar a Deus além que qualquer
circunstancia em nossa vida e jamais nos render as propostas do diabo que tem
finalidade apenas de nos destruir.
Jesus quitou nossa dívida,
pagou o alto preço por nossa vida, levou sobre si nossos pecados, nossas dores
e nosso sofrimento nos livrando da condenação eterna nos colocando em lugar
especial transportando nos das trevas do pecado para a sua maravilhosa luz no
reino do seu amor. Temos uma certeza, somos filhos de Deus e para nos mantermos
como filhos amados temos que nos manter livres de todo pecado, longe de toda a
artimanha do diabo valorizando o resgate que foi pago por Ele para nos manter
em estado de justiça e santidade. A biblia nos dá mais uma ordem: Aquele que é
sujo, suje se ainda, mas aquele que é santo, santifique se ainda mais. Temos
liberdade para escolher, servir a Deus ou ao diabo, ser servo de Deus ou
escravo do pecado e cabe tão somente a nós escolhermos o que queremos para
nossa vida.
Quem é
injusto, seja injusto ainda; e quem é sujo, seja sujo ainda; e quem é justo,
seja justificado ainda; e quem é santo, seja santificado ainda. Apocalipse 22:11
Deus está sempre pronto a
nos abençoar e por isto sempre nos alerta contra o pecado e assim o fez com Caim
quando lhe disse: O pecado jaz a sua porta e cabe a ti dominá-lo.
Temos que ter escolhas e
sempre teremos oportunidades de escolher entre o certo e o errado, entre pecar
ou viver em santidade e precisamos entender que quando nos rendemos ao pecado,
traímos a confiança de Deus e nos tornamos distantes Dele, mas se nos arrependermos
verdadeiramente do pecado, voltando nos para Deus entenderemos que o que na
verdade vale a pena mesmo é vivermos para o Senhor e diante Dele no propósito
que Ele nos criou, em santidade e justiça e longe do pecado de de toda a aparência
do mal
Não deis lugar ao diabo,
resisti a ele e ele fugirá de vós. Efésios 4;27
Qualquer tipo de pecado dá
legalidade para que o diabo encontre brechas para entrar na vida do homem e
destacamos aqui algumas coisas.
Por
isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque
somos membros uns dos outros. Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre
a vossa ira, nem deis lugar ao diabo. Aquele que furtava não furte mais; antes,
trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que
acudir ao necessitado. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim
unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim,
transmita graça aos que ouvem. E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual
fostes selados para o dia da redenção. Longe de vós, toda amargura, e cólera, e
ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia. Antes, sede uns para
com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também
Deus, em Cristo, vos perdoou.
Ef
4.25–32
25Por
isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque
somos membros uns dos outros.
A
principal expressão deste verso é deixando
a mentira. Todo o texto está relacionado ao pequeno trecho do início do
verso 27: não deis lugar ao
diabo. Há das formas de não darmos lugar ao inimigo de nossas almas é
deixando a mentira. Jesus ensinou a relação entre os que vivem na mentira e sua
filiação demoníaca:
João
8.44: Vós sois do diabo, que é
vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o
princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele
profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.
Quando
tornamo-nos filhos de Deus, tornamo-nos filhos da verdade e, automaticamente,
deixamos de ter prazer ou indiferença com relação à mentira. Não olhamos para a
mentira nem mesmo com indiferença, mas com preocupação. Cientes agora de que há
uma paternidade em todo falso testemunho e um espírito que guia toda a mentira,
passamos a pensar na seriedade que é agirmos de um modo que fere o pai da
verdade, o nosso pai que está nos céus. Deixar a mentira e falar a verdade com
nosso próximo é a atitude que se espera, ou melhor, é a atitude natural de
alguém que torna-se filho ou filha de Deus.
O
fato de sermos membros uns dos outros torna absurda toda mentira. Seria como um
dedo olhar para o cotovelo e dizer, “estou com dor de cabeça” — e o cotovelo
acreditar.
26Irai-vos
e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira,
A
ira, em si, não é pecado. Animais se iram. Bebês se iram. Assassinos se iram.
Deus se ira.
No
entanto, há um nível ou momento em que a ira pode tornar-se pecaminosa. Ela só
se torna pecaminosa quando damos lugar ao diabo. O próprio texto nos orienta
com relação a como não dar lugar ao diabo: não
se ponha o sol sobre a vossa ira. Paulo está citando:
Salmo
4.4: Irai-vos e não pequeis;
consultai no travesseiro o coração e sossegai.
A
ira guardada no coração é como o maná guardado no cesto. Se deixado de um dia
para o outro, apodrecerá e passará a feder, tornando-se insuportável para
aquele que guardou aquilo que deveria deixado de lado.
27nem
deis lugar ao diabo.
É
sobre isso que todo este final do capítulo quatro está a tratar. Não dar lugar
ao diabo falando a mentira, não dar lugar ao diabo guardando ira e
ressentimento no coração, além do que vem nos versos a seguir.
Todos
os filhos de Deus foram libertos do poder e influência do Diabo e, logo, não
devem dar a ele autoridade sobre suas vidas. Ele passará todo o tempo lhe
tentando, seduzindo, enganando. Mas você, como alguém que já foi liberto, deve
sempre resistir às suas ações. Você foi liberto, e deve resistir como diz Tiago:
Tiago
4.7: Sujeitai-vos, portanto, a
Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
28Aquele
que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que
é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado.
Neste
versos, Paulo trata dos pecados enquanto ações que ferem materialmente o
próximo. Há pecados que ferem apenas emocionalmente nosso próximo, mas, sobre
estes, Paulo tratará no verso seguinte.
O
furto é algo que destrói a criação. Deus não nos criou para roubar, mas para
partilhar, cuidar, ensinar e aprender. Paulo já havia falado sobre isso em Ef
2.10:
Efésios
2.10: Pois somos feitura dele,
criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para
que andássemos nelas.
Deus
nos criou para que andássemos em boas obras, e não em furtos ou ações que tirem
o que é dos outros. Quando alguém que roubava se torna filho de Deus, o
primeiro fruto de sua conversão é devolver o que antes roubou:
Lc
19.1–10: Entrando em Jericó,
atravessava Jesus a cidade.Eis que um homem, chamado Zaqueu, maioral dos
publicanos e rico,procurava ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da
multidão, por ser ele de pequena estatura.Então, correndo adiante, subiu a um
sicômoro a fim de vê-lo, porque por ali havia de passar.Quando Jesus chegou
àquele lugar, olhando para cima, disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, pois me
convém ficar hoje em tua casa.Ele desceu a toda a pressa e o recebeu com
alegria.Todos os que viram isto murmuravam, dizendo que ele se hospedara com
homem pecador.Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor,
resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho
defraudado alguém, restituo quatro vezes mais.Então, Jesus lhe disse: Hoje,
houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão.Porque o
Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.
Continuar
na mentira, continuar roubando, continuar sem os frutos de uma nova vida é o
mesmo que dar lugar ao diabo. Alguém que dá lugar ao diabo é alguém que não faz
o bem com suas próprias mãos, que nunca acode ao necessitado. Alguém que dá
lugar ao diabo, é alguém que nunca age com os frutos desta nova vida
apresentada pelo apóstolo Paulo. Alguém que foge do trabalho ou que é
negligente no que faz é alguém que está sempre a dar lugar ao diabo. Por essa
razão, o trabalho desta pessoa torna-se um fardo ou uma tristeza para quem dele
precisa.
29Não
saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para
edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.
Agora,
Paulo falar do pecado enquanto uma ação que fere emocionalmente o meu próximo.
A palavra que Paulo usa para torpe é a palavra σαπρός (sapros), que trata
de algo que pertence ao que é prejudicial em vista de seu ser insalubre e
corrupto — algo que é insalubre e corrupto que corrompe e torna insalubre
aquilo que toca, algo nocivo, prejudicial.1
Esta
palavra está em contraste com o que é bom
para edificação. A palavra
torpe é toda palavra que
não é boa para a edificação. Não necessariamente qualquer palavra que não
edifica, mas palavras que destroem, corrompem, prejudicam aqueles que a ouvem.
Na língua portuguesa, a palavra torpe significa “depravado; que insulta os
bons costumes: motivo torpe. Asqueroso; que causa nojo; que é nojento: ação
torpe.”2
É
perfeitamente cabível tal tradução diante da palavra grega inspirada σαπρός.
Nossas palavras não devem ser ditas ou escritas de um modo irresponsável. Não
devemos falar ou escrever sem pensar como se nossa boa e nossas palavras fossem
apenas de nossa própria conta. Nossa boca não é mais nossa, e nossas palavras
devem ser transformada. Nunca se esqueça que seu eu foi crucificado e um novo
homem vive em você, o homem Jesus Cristo. Suas palavras ditas ou escritas devem
sempre honrar a ele, e nunca envergonhá-lo.
30E
não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da
redenção.31Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e
blasfêmias, e bem assim toda malícia.32Antes, sede uns para com os outros
benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em
Cristo, vos perdoou.
Dar
lugar ao diabo, entristece ao Espírito Santo. Ele nos selou e nos reconhece,
assim como o diabo também nos reconhece. Nos reconhece e sabe que não pode nem
mesmo tocar naqueles que são de Deus (1Jo 5.18).
E,
por fim, para que não venhamos a dar lugar ao diabo entristecendo o Espírito de
Deus que habita em nós, é preciso que fujamos de tudo o que está no verso 31.
Amargura, cólera, ira, gritaria, blasfêmias, e todo tipo de malícia.
Dar
espaço a estas coisas em sua vida é dar lugar ao diabo. E quem dá lugar ao
diabo, não pode estar dando lugar a Deus. Deus e o diabo não podem conviver em
um mesmo corpo. Ou você está dando ouvidos e lugar a um ou a outro. E, se você
está dando lugar ao diabo, Deus não está com você.
Resistindo
ao diabo, ele fugirá de você. Daí, então, dando lugar a Deus, seja benigno
(faça o bem ao próximo, fale bem do próximo, ame o bem, fuja do mal), seja
compassivo, e perdoe, do mesmo jeito como você um dia foi perdoado. O fato de
Deus dar perdão a você lhe obriga a perdoar a toda pessoa que lhe ferir o corpo
ou a alma. Não perdoar é também dar lugar ao diabo.
A
quem você está dando lugar em sua vida?
E
o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e
corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso
Senhor Jesus Cristo. 1
Tessalonicenses 5:23
Portanto
santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o Senhor vosso Deus. Levítico 20:7
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