Ressurreição !! Nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados!
Os corpos não deixarão de existir. Serão purificados do efeito do pecado e, por isso, dizemos que são transformados.
Toda ressurreição que é descrita na bíblia é com o corpo antigo vivificado. O próprio Senhor teve o mesmo corpo após a ressurreição só com aparentes transformações. Não teria sentido um salmo profético dizer que o corpo do Messias não veria corrupção para depois ele abandonar o primeiro e assumir um totalmente novo. Isso destoaria também do "padrão" das demais ressurreições, como já disse.
Isso é tão claro que até mesmo na visão de Ezequiel dos ossos secos o exército que volta a vida é com a reconstituição e vivificação dos antigos corpos. O conceito de ressurreição = corpo antigo vivificado é o único presente na Escritura.
Em 1 Co 15 os corpos mortais são _revestidos_ com imortalidade. A ideia ainda continua sendo de transformação/purificação do mesmo corpo.
Segue um trecho de uma breve análise que já fiz de 1 Co 15:
OS CORPOS RESSUSCITADOS
"Mas alguém dirá: Como ressuscitam os mortos? E em que corpo vêm?
Insensato! O que semeias não nasce, se primeiro não morrer; e, quando semeias, não semeias o corpo que há de ser, mas o simples grão, como de trigo ou de qualquer outra semente.
Mas Deus lhe dá corpo como lhe aprouve dar e a cada uma das sementes, o seu corpo apropriado.
Nem toda carne é a mesma; porém uma é a carne dos homens, outra, a dos animais, outra, a das aves, e outra, a dos peixes.
Também há corpos celestiais e corpos terrestres; e, sem dúvida, uma é a glória dos celestiais, e outra, a dos terrestres.
Uma é a glória do sol, outra, a glória da lua, e outra, a das estrelas; porque até entre estrela e estrela há diferenças de esplendor.
Pois assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo na corrupção, ressuscita na incorrupção. Semeia-se em desonra, ressuscita em glória.
Semeia-se em fraqueza, ressuscita em poder."
1 Coríntios 15:35-43
Paulo diz aqui que o corpo que morremos é diferente do corpo da ressurreição. Esse corpo é como uma semente de algo mais pleno que é o corpo ressuscitado.
Ele diz que há tipos diferentes; que se semeia na corrupção e que se ressuscita na incorrupção.
"Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual.
Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante."
1 Coríntios 15:44-45
Paulo aqui contrasta natural com espiritual. Ele tinha acabado de dizer que se morre em corrupção e se ressuscita em incorrupção. Ele tinha dito também que em Adão se morre e em Cristo se ressuscitará (vs. 22).
Paulo, portanto, diz que há corpo natural e corpo espiritual e depois diz que o primeiro Adão foi alma vivente e o segundo espírito vivificante (vs. 45). O primeiro Adão foi quem teve o corpo natural e o último Adão, corpo espiritual. Esse é o paralelo que Paulo faz. Corpo espiritual aqui não é um espírito mas o corpo que é incorruptível, que não é natural de Adão. O corpo espiritual é o corpo de Cristo e Cristo de fato teve um corpo físico e tangível, mesmo após a ressurreição.
Corpo natural é o de Adão, o corpo corruptível, que leva a morte. Corpo espiritual é o de Cristo, incorruptível.
A prova que Paulo apresenta:
"Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual.
POIS ASSIM ESTÁ ESCRITO: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é ESPÍRITO vivificante."
1 Coríntios 15:44-45
Observe:
Há corpo natural e corpo espiritual POIS ASSIM ESTÁ ESCRITO...
O "pois está escrito" é a prova que Paulo apresenta de que há corpo natural e espiritual.
Mas o que Paulo diz?
Paulo diz que o primeiro Adão foi alma vivente e o segundo ESPÍRITO vivificante. Portanto, corpo natural e corpo espiritual.
Mas Cristo não tinha corpo e também não ressuscitou com corpo?
Certamente sim. O ponto de Paulo não é dizer sobre um espírito abstrato mas contrastar a incorruptibilidade do corpo de Cristo e a corrupção do corpo de Adão. Inclusive ele trata nesses termos poucos versos antes (cf. vs. 22).
CARNE E SANGUE
"Pois assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo na corrupção, ressuscita na incorrupção. Semeia-se em desonra, ressuscita em glória."
1 Coríntios 15:42
O que seria o semear?
O semear é o morrer. Se morre com um corpo corruptível e se ressuscita com um incorruptível.
Agora, analisemos com cuidado os versículos abaixo.
"Isto afirmo, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.
Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos,"
1 Coríntios 15:50-51
No vs. 50 Paulo diz que carne e sangue não podem herdar o reino de Deus, depois diz que a corrupção não herda a incorrupção.
Ele falou um pouco antes que o homem natural quem é semeado e o que é semeado o é em corrupção. Logo, o homem natural é corrupto e percebemos que "carne e sangue" aqui é apenas uma figura de linguagem utilizada por Paulo para se referir ao homem natural/corruptível.
Por isso tanto carne e sangue não podem herdar o reino quanto o que é corruptível também não pode, pois são a mesma coisa. É um paralelismo.
O reino de Deus referido neste versículo, especificamente, se refere a eternidade. Paulo está olhando para um contexto de total consumação. A plenitude do que temos agora somente em princípio. É o "ainda não" do "já e ainda não."
Mas o que Paulo quis dizer com "nem todos dormiremos"?
Nem todos dormiremos é um eufemismo; se iguala a "nem todos morreremos". Ele está falando em relação aos cristãos em geral, uma vez que o ensinamento dele aponta para fins futuros.
O que nós mostra isso? O contexto.
E o contexto mostra que Paulo está tratando sobre ressurreição física dos cristãos.
A SOLUÇÃO DO PROBLEMA
Paulo diz que carne e sangue não podem herdar o reino de Deus e logo em seguida apresenta uma solução.
Ele diz: "carne e sangue não herdarão o reino de Deus" [mas] "eis que vos digo um mistério". Esse é o ensejo da solução dada por Paulo.
Poderíamos perguntar a Paulo:
Ora, Paulo, se o que é corruptível não pode herdar o reino o que será de nós que somos naturais/corruptíveis?
Mas Paulo diz:
"Eis que vos digo um mistério. Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados".
A solução é que realmente carne e sangue não podem herdar o reino eterno mas exatamente por isso seremos transformados.
O que é ser transformado?
Paulo responde no versículo 53: "Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade."
Em outras palavras, ser transformado é passar de corruptível para incorruptível. De um corpo afetado pelo pecado para um corpo tangível não afetado pelo pecado.
Recapitulando, o apóstolo falou e insistiu no conceito que o homem natural é algo corruptível, falou que em Adão, ordinariamente, todos morrem e depois diz um mistério. O mistério é que nem todos morreriam mas que seriam transformados. Os mortos ressuscitariam incorruptíveis e os vivos seriam transformados.
Toda ressurreição que é descrita na bíblia é com o corpo antigo vivificado. O próprio Senhor teve o mesmo corpo após a ressurreição só com aparentes transformações. Não teria sentido um salmo profético dizer que o corpo do Messias não veria corrupção para depois ele abandonar o primeiro e assumir um totalmente novo. Isso destoaria também do "padrão" das demais ressurreições, como já disse.
Isso é tão claro que até mesmo na visão de Ezequiel dos ossos secos o exército que volta a vida é com a reconstituição e vivificação dos antigos corpos. O conceito de ressurreição = corpo antigo vivificado é o único presente na Escritura.
Em 1 Co 15 os corpos mortais são _revestidos_ com imortalidade. A ideia ainda continua sendo de transformação/purificação do mesmo corpo.
Segue um trecho de uma breve análise que já fiz de 1 Co 15:
OS CORPOS RESSUSCITADOS
"Mas alguém dirá: Como ressuscitam os mortos? E em que corpo vêm?
Insensato! O que semeias não nasce, se primeiro não morrer; e, quando semeias, não semeias o corpo que há de ser, mas o simples grão, como de trigo ou de qualquer outra semente.
Mas Deus lhe dá corpo como lhe aprouve dar e a cada uma das sementes, o seu corpo apropriado.
Nem toda carne é a mesma; porém uma é a carne dos homens, outra, a dos animais, outra, a das aves, e outra, a dos peixes.
Também há corpos celestiais e corpos terrestres; e, sem dúvida, uma é a glória dos celestiais, e outra, a dos terrestres.
Uma é a glória do sol, outra, a glória da lua, e outra, a das estrelas; porque até entre estrela e estrela há diferenças de esplendor.
Pois assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo na corrupção, ressuscita na incorrupção. Semeia-se em desonra, ressuscita em glória.
Semeia-se em fraqueza, ressuscita em poder."
1 Coríntios 15:35-43
Paulo diz aqui que o corpo que morremos é diferente do corpo da ressurreição. Esse corpo é como uma semente de algo mais pleno que é o corpo ressuscitado.
Ele diz que há tipos diferentes; que se semeia na corrupção e que se ressuscita na incorrupção.
"Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual.
Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante."
1 Coríntios 15:44-45
Paulo aqui contrasta natural com espiritual. Ele tinha acabado de dizer que se morre em corrupção e se ressuscita em incorrupção. Ele tinha dito também que em Adão se morre e em Cristo se ressuscitará (vs. 22).
Paulo, portanto, diz que há corpo natural e corpo espiritual e depois diz que o primeiro Adão foi alma vivente e o segundo espírito vivificante (vs. 45). O primeiro Adão foi quem teve o corpo natural e o último Adão, corpo espiritual. Esse é o paralelo que Paulo faz. Corpo espiritual aqui não é um espírito mas o corpo que é incorruptível, que não é natural de Adão. O corpo espiritual é o corpo de Cristo e Cristo de fato teve um corpo físico e tangível, mesmo após a ressurreição.
Corpo natural é o de Adão, o corpo corruptível, que leva a morte. Corpo espiritual é o de Cristo, incorruptível.
A prova que Paulo apresenta:
"Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual.
POIS ASSIM ESTÁ ESCRITO: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é ESPÍRITO vivificante."
1 Coríntios 15:44-45
Observe:
Há corpo natural e corpo espiritual POIS ASSIM ESTÁ ESCRITO...
O "pois está escrito" é a prova que Paulo apresenta de que há corpo natural e espiritual.
Mas o que Paulo diz?
Paulo diz que o primeiro Adão foi alma vivente e o segundo ESPÍRITO vivificante. Portanto, corpo natural e corpo espiritual.
Mas Cristo não tinha corpo e também não ressuscitou com corpo?
Certamente sim. O ponto de Paulo não é dizer sobre um espírito abstrato mas contrastar a incorruptibilidade do corpo de Cristo e a corrupção do corpo de Adão. Inclusive ele trata nesses termos poucos versos antes (cf. vs. 22).
CARNE E SANGUE
"Pois assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo na corrupção, ressuscita na incorrupção. Semeia-se em desonra, ressuscita em glória."
1 Coríntios 15:42
O que seria o semear?
O semear é o morrer. Se morre com um corpo corruptível e se ressuscita com um incorruptível.
Agora, analisemos com cuidado os versículos abaixo.
"Isto afirmo, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.
Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos,"
1 Coríntios 15:50-51
No vs. 50 Paulo diz que carne e sangue não podem herdar o reino de Deus, depois diz que a corrupção não herda a incorrupção.
Ele falou um pouco antes que o homem natural quem é semeado e o que é semeado o é em corrupção. Logo, o homem natural é corrupto e percebemos que "carne e sangue" aqui é apenas uma figura de linguagem utilizada por Paulo para se referir ao homem natural/corruptível.
Por isso tanto carne e sangue não podem herdar o reino quanto o que é corruptível também não pode, pois são a mesma coisa. É um paralelismo.
O reino de Deus referido neste versículo, especificamente, se refere a eternidade. Paulo está olhando para um contexto de total consumação. A plenitude do que temos agora somente em princípio. É o "ainda não" do "já e ainda não."
Mas o que Paulo quis dizer com "nem todos dormiremos"?
Nem todos dormiremos é um eufemismo; se iguala a "nem todos morreremos". Ele está falando em relação aos cristãos em geral, uma vez que o ensinamento dele aponta para fins futuros.
O que nós mostra isso? O contexto.
E o contexto mostra que Paulo está tratando sobre ressurreição física dos cristãos.
A SOLUÇÃO DO PROBLEMA
Paulo diz que carne e sangue não podem herdar o reino de Deus e logo em seguida apresenta uma solução.
Ele diz: "carne e sangue não herdarão o reino de Deus" [mas] "eis que vos digo um mistério". Esse é o ensejo da solução dada por Paulo.
Poderíamos perguntar a Paulo:
Ora, Paulo, se o que é corruptível não pode herdar o reino o que será de nós que somos naturais/corruptíveis?
Mas Paulo diz:
"Eis que vos digo um mistério. Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados".
A solução é que realmente carne e sangue não podem herdar o reino eterno mas exatamente por isso seremos transformados.
O que é ser transformado?
Paulo responde no versículo 53: "Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade."
Em outras palavras, ser transformado é passar de corruptível para incorruptível. De um corpo afetado pelo pecado para um corpo tangível não afetado pelo pecado.
Recapitulando, o apóstolo falou e insistiu no conceito que o homem natural é algo corruptível, falou que em Adão, ordinariamente, todos morrem e depois diz um mistério. O mistério é que nem todos morreriam mas que seriam transformados. Os mortos ressuscitariam incorruptíveis e os vivos seriam transformados.
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