É POSSÍVEL ALGUÉM GUARDAR O SÁBADO CORRETAMENTE?
1. Quais os problemas que enfrentam os que pretendem guardar o sábado atualmente e ensinam que a sua guarda é fundamental para a própria salvação?
Resposta: Um dos problemas é que isso não encontra apoio na Bíblia e outro é que, na verdade, ninguém realmente guarda o sábado como ordena a lei. E isto faz-nos lembrar os cristãos fariseus que queriam impor aos cristãos gentios a guarda da circuncisão que também era um preceito da lei e que foi considerada absurda pelos apóstolos.
2. Em que parte da Bíblia é isso mencionado?
Resposta: Um dos problemas é que isso não encontra apoio na Bíblia e outro é que, na verdade, ninguém realmente guarda o sábado como ordena a lei. E isto faz-nos lembrar os cristãos fariseus que queriam impor aos cristãos gentios a guarda da circuncisão que também era um preceito da lei e que foi considerada absurda pelos apóstolos.
2. Em que parte da Bíblia é isso mencionado?
Resposta: No livro de Atos. Vamos ler:
(At 15.1-6) “ENTÃO alguns que tinham descido da Judéia ensinavam assim os irmãos: Se não vos circuncidardes conforme o uso de Moisés, não podeis salvar-vos.Tendo tido Paulo e Barnabé não pequena discussão e contenda contra eles, resolveu-se que Paulo e Barnabé, e alguns dentre eles, subissem a Jerusalém, aos apóstolos e aos anciãos, sobre aquela questão. E eles, sendo acompanhados pela igreja, passavam pela Fenícia e por Samaria, contando a conversão dos gentios; e davam grande alegria a todos os irmãos. E, quando chegaram a Jerusalém, foram recebidos pela igreja e pelos apóstolos e anciãos, e lhes anunciaram quão grandes coisas Deus tinha feito com eles.
Alguns, porém, da seita dos fariseus, que tinham crido, se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés.
Congregaram-se, pois, os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto.”
3. A qual consenso chegaram os apóstolos e anciãos?
3. A qual consenso chegaram os apóstolos e anciãos?
Resposta:
(At 15.28-29) “Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias: Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá.”
Nada foi dito sobre a guarda do sábado como necessária para a salvação.
4. Embora os sabatistas ensinem que a guarda do sábado é fundamental para a salvação eles realmente guardam o sábado?
4. Embora os sabatistas ensinem que a guarda do sábado é fundamental para a salvação eles realmente guardam o sábado?
Resposta: Não. Supostamente guardam.
5. Por que o irmão declara que supostamente o guardam? Não guardam eles o sábado como ordena a Lei?
5. Por que o irmão declara que supostamente o guardam? Não guardam eles o sábado como ordena a Lei?
Resposta: Não. Guardam como ensinam os seus líderes.
6. Pode explicar melhor esse ponto?
6. Pode explicar melhor esse ponto?
Resposta: Sim. A lei de Deus contida na Bíblia contém 613 mandamentos no Pentateuco, que são os cinco primeiros livros da Bíblia. E Paulo escreveu sobre os que pretendem guardar a lei que seriam justificados se guardassem tudo o que estava escrito no livro da lei e não apenas nas duas tábuas de pedra que continham os dez mandamentos.
Vou ler:
Gl 3.10, “Todos aqueles, pois que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las”
7. E qual a conclusão a que Paulo chegou com relação aos que pretendessem ser justificados diante de Deus pelas obras da lei?
Resposta: Chegou à conclusão de que isso seria impossível. Disse:
“E é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus…” (Gl 3.11)
8. Então qual a finalidade da lei se ninguém a poderia cumprir? O que diz a Bíblia sobre isso?
Resposta: Dada a impossibilidade de se guardar todos os 613 mandamentos, a Bíblia declara que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo e que depois que a fé veio já não estamos mais debaixo do aio (ou da lei). Mas, antes que viesse a fé, estávamos sob a tutela da lei e nela encerrados, para essa fé que, de futuro, haveria de revelar-se. De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados pela fé. Mas, tendo vindo à fé, já não permanecemos subordinados ao aio.” (Gl 3.23-25).
9. Quais eram as atividades proibidas no dia de sábado, de acordo com o livro da lei escrito por Moisés e que constava de 613 mandamentos?
7. E qual a conclusão a que Paulo chegou com relação aos que pretendessem ser justificados diante de Deus pelas obras da lei?
Resposta: Chegou à conclusão de que isso seria impossível. Disse:
“E é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus…” (Gl 3.11)
8. Então qual a finalidade da lei se ninguém a poderia cumprir? O que diz a Bíblia sobre isso?
Resposta: Dada a impossibilidade de se guardar todos os 613 mandamentos, a Bíblia declara que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo e que depois que a fé veio já não estamos mais debaixo do aio (ou da lei). Mas, antes que viesse a fé, estávamos sob a tutela da lei e nela encerrados, para essa fé que, de futuro, haveria de revelar-se. De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados pela fé. Mas, tendo vindo à fé, já não permanecemos subordinados ao aio.” (Gl 3.23-25).
9. Quais eram as atividades proibidas no dia de sábado, de acordo com o livro da lei escrito por Moisés e que constava de 613 mandamentos?
Resposta: Os israelitas, com a máxima rigidez observavam, sob a ordem divina, a interrupção de todas as atividades:
a) Deviam trabalhar seis dias (e não 5):
(Ex 35.2) “Seis dias se trabalhará, mas o sétimo dia vos será santo, o sábado do repouso ao SENHOR; todo aquele que nele fizer qualquer trabalho morrerá”.
(Ex 35.2) “Seis dias se trabalhará, mas o sétimo dia vos será santo, o sábado do repouso ao SENHOR; todo aquele que nele fizer qualquer trabalho morrerá”.
b) não deviam acender qualquer tipo de fogo em casa:
(Ex 35.3) “Não acendereis fogo em nenhuma das vossas moradas no dia do sábado”.
(Ex 35.3) “Não acendereis fogo em nenhuma das vossas moradas no dia do sábado”.
c) não deviam fazer qualquer tipo de trabalho:
(Ex 20.10) “Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas”.
(Ex 20.10) “Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas”.
d) não deviam fazer qualquer transação comercial:
(Am 8.4-5) “Ouvi isto, vós que anelais o abatimento do necessitado; e destruís os miseráveis da terra, dizendo: Quando passará a lua nova, para vendermos o grão, e o sábado, para abrirmos os celeiros de trigo, diminuindo o efa, e aumentando o siclo, e procedendo dolosamente com balanças enganosas”,
(Am 8.4-5) “Ouvi isto, vós que anelais o abatimento do necessitado; e destruís os miseráveis da terra, dizendo: Quando passará a lua nova, para vendermos o grão, e o sábado, para abrirmos os celeiros de trigo, diminuindo o efa, e aumentando o siclo, e procedendo dolosamente com balanças enganosas”,
e) não deviam fazer viagens e o trato de negócios:
(Ne 10.31) “E que, trazendo os povos da terra no dia de sábado qualquer mercadoria, e qualquer grão para venderem, nada compraríamos deles no sábado, nem no dia santificado; e no sétimo ano deixaríamos descansar a terra, e perdoaríamos toda e qualquer cobrança”.
(Ne 13.15-16) ”Naqueles dias vi em Judá os que pisavam lagares ao sábado e traziam feixes que carregavam sobre os jumentos; como também vinho, uvas e figos, e toda a espécie de cargas, que traziam a Jerusalém no dia de sábado; e protestei contra eles no dia em que vendiam mantimentos. Também habitavam em Jerusalém tírios que traziam peixe e toda a mercadoria, que vendiam no sábado aos filhos de Judá, e em Jerusalém”.
(Ne 10.31) “E que, trazendo os povos da terra no dia de sábado qualquer mercadoria, e qualquer grão para venderem, nada compraríamos deles no sábado, nem no dia santificado; e no sétimo ano deixaríamos descansar a terra, e perdoaríamos toda e qualquer cobrança”.
(Ne 13.15-16) ”Naqueles dias vi em Judá os que pisavam lagares ao sábado e traziam feixes que carregavam sobre os jumentos; como também vinho, uvas e figos, e toda a espécie de cargas, que traziam a Jerusalém no dia de sábado; e protestei contra eles no dia em que vendiam mantimentos. Também habitavam em Jerusalém tírios que traziam peixe e toda a mercadoria, que vendiam no sábado aos filhos de Judá, e em Jerusalém”.
f) não deviam carregar peso:
(Jr 17.21) “Assim diz o SENHOR: Guardai as vossas almas, e não tragais cargas no dia de sábado, nem as introduzais pelas portas de Jerusalém”;
(Jr 17.21) “Assim diz o SENHOR: Guardai as vossas almas, e não tragais cargas no dia de sábado, nem as introduzais pelas portas de Jerusalém”;
g) deviam evitar o transporte de qualquer objeto de casa, ou introduzi-los em Jerusalém:
(Jr 17.22) “Nem tireis cargas de vossas casas no dia de sábado, nem façais obra alguma; antes santificai o dia de sábado, como eu ordenei a vossos pais”.
(Jr 17.27) “Mas, se não me ouvirdes, para santificardes o dia de sábado, e para não trazerdes carga alguma, quando entrardes pelas portas de Jerusalém no dia de sábado, então acenderei fogo nas suas portas, o qual consumirá os palácios de Jerusalém, e não se apagará”.
(Jr 17.22) “Nem tireis cargas de vossas casas no dia de sábado, nem façais obra alguma; antes santificai o dia de sábado, como eu ordenei a vossos pais”.
(Jr 17.27) “Mas, se não me ouvirdes, para santificardes o dia de sábado, e para não trazerdes carga alguma, quando entrardes pelas portas de Jerusalém no dia de sábado, então acenderei fogo nas suas portas, o qual consumirá os palácios de Jerusalém, e não se apagará”.
h) não deviam fazer semeadura e a colheita de frutos e cereais:
(Ex 34.21) “Seis dias trabalharás, mas ao sétimo dia descansarás: na aradura e na sega descansarás”.
(Ex 34.21) “Seis dias trabalharás, mas ao sétimo dia descansarás: na aradura e na sega descansarás”.
i) não deviam recolher lenha:
(Nm 15:32-36) “Estando, pois, os filhos de Israel no deserto, acharam um homem apanhando lenha no dia de sábado. E os que o acharam apanhando lenha o trouxeram a Moisés e a Arão, e a toda a congregação. E o puseram em guarda; porquanto ainda não estava declarado o que se lhe devia fazer. Disse, pois, o SENHOR a Moisés: Certamente morrerá aquele homem; toda a congregação o apedrejará fora do arraial. Então toda a congregação o tirou para fora do arraial, e o apedrejaram, e morreu, como o SENHOR ordenara a Moisés”.
(Nm 15:32-36) “Estando, pois, os filhos de Israel no deserto, acharam um homem apanhando lenha no dia de sábado. E os que o acharam apanhando lenha o trouxeram a Moisés e a Arão, e a toda a congregação. E o puseram em guarda; porquanto ainda não estava declarado o que se lhe devia fazer. Disse, pois, o SENHOR a Moisés: Certamente morrerá aquele homem; toda a congregação o apedrejará fora do arraial. Então toda a congregação o tirou para fora do arraial, e o apedrejaram, e morreu, como o SENHOR ordenara a Moisés”.
j) não deviam cozer alimentos:
(Ex 16.23) “E ele disse-lhes: Isto é o que o SENHOR tem dito: Amanhã é repouso, o santo sábado do SENHOR; o que quiserdes cozer no forno, cozei-o, e o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que sobejar, guardai para vós até amanhã”.
(Ex 16.23) “E ele disse-lhes: Isto é o que o SENHOR tem dito: Amanhã é repouso, o santo sábado do SENHOR; o que quiserdes cozer no forno, cozei-o, e o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que sobejar, guardai para vós até amanhã”.
k) não podiam sair de casa:
(Ex 16.29) “Vede, porquanto o SENHOR vos deu o sábado, portanto ele no sexto dia vos dá pão para dois dias; cada um fique no seu lugar, ninguém saia do seu lugar no sétimo dia”.
(Ex 16.29) “Vede, porquanto o SENHOR vos deu o sábado, portanto ele no sexto dia vos dá pão para dois dias; cada um fique no seu lugar, ninguém saia do seu lugar no sétimo dia”.
l) tinham que guardar o sábado do por do sol de sexta feira até o por do sol de sábado.
(Lv 23.32) “Sábado de descanso vos será; então afligireis as vossas almas; aos nove do mês à tarde, de uma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso sábado”.
Quando, pois, o sol se põe na tarde do sexto dia da semana, indica o começo do sábado.
10. Nos tempos de Jesus os judeus se mantinham rígidos na execução do preceito sabático, como se depreende de algumas passagens do Novo Testamento?
(Lv 23.32) “Sábado de descanso vos será; então afligireis as vossas almas; aos nove do mês à tarde, de uma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso sábado”.
Quando, pois, o sol se põe na tarde do sexto dia da semana, indica o começo do sábado.
10. Nos tempos de Jesus os judeus se mantinham rígidos na execução do preceito sabático, como se depreende de algumas passagens do Novo Testamento?
Resposta: Sim. Eram extremamente zelosos da lei e não poupavam críticas a Jesus por não respeitar o seu tradicionalismo.
11. Pode citar alguns exemplos da forma como registra o Novo Testamento sobre a maneira como se portavam os líderes judeus com relação à guarda do sábado?
11. Pode citar alguns exemplos da forma como registra o Novo Testamento sobre a maneira como se portavam os líderes judeus com relação à guarda do sábado?
Resposta: Sim. Alguns exemplos:
a) não podiam andar mais de um quilômetro
(At 1.12) “Então voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, o qual está perto de Jerusalém, à distância do caminho de um sábado”.
(At 1.12) “Então voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, o qual está perto de Jerusalém, à distância do caminho de um sábado”.
b) não podiam colher espigas:
(Mt 12.2) “E os fariseus, vendo isto, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer num sábado”.
(Mt 12.2) “E os fariseus, vendo isto, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer num sábado”.
c) não podiam transportar camas
(Jo 5.10) “Então os judeus disseram àquele que tinha sido curado: É sábado, não te é lícito levar o leito”.
(Jo 5.10) “Então os judeus disseram àquele que tinha sido curado: É sábado, não te é lícito levar o leito”.
d) não podiam curar enfermos
(Lc 13.14) “E, tomando a palavra o príncipe da sinagoga, indignado porque Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que é mister trabalhar; nestes, pois, vinde para serdes curados, e não no dia de sábado”.
12. Qual o castigo imposto ao infrator da guarda do sábado?
(Lc 13.14) “E, tomando a palavra o príncipe da sinagoga, indignado porque Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que é mister trabalhar; nestes, pois, vinde para serdes curados, e não no dia de sábado”.
12. Qual o castigo imposto ao infrator da guarda do sábado?
Resposta: A infração do preceito impunha-se a pena capital:
(Ex 31.14) “Portanto guardareis o sábado, porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente morrerá; porque qualquer que nele fizer alguma obra, aquela alma será eliminada do meio do seu povo”.
(Ex 35.2) “Seis dias se trabalhará, mas o sétimo dia vos será santo, o sábado do repouso ao SENHOR; todo aquele que nele fizer qualquer trabalho morrerá”.
(Ex 31.14) “Portanto guardareis o sábado, porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente morrerá; porque qualquer que nele fizer alguma obra, aquela alma será eliminada do meio do seu povo”.
(Ex 35.2) “Seis dias se trabalhará, mas o sétimo dia vos será santo, o sábado do repouso ao SENHOR; todo aquele que nele fizer qualquer trabalho morrerá”.
E nas Escrituras encontramos a execução do castigo extremo a um transgressor.
13. Pode citar na Bíblia exemplo de pessoa que foi morta por não guardar o sábado?
13. Pode citar na Bíblia exemplo de pessoa que foi morta por não guardar o sábado?
Resposta: Sim.
(Nm 15.32-36) “Estando, pois, os filhos de Israel no deserto, acharam um homem apanhando lenha no dia de sábado. E os que o acharam apanhando lenha o trouxeram a Moisés e a Arão, e a toda a congregação. E o puseram em guarda; porquanto ainda não estava declarado o que se lhe devia fazer. Disse, pois, o SENHOR a Moisés: Certamente morrerá aquele homem; toda a congregação o apedrejará fora do arraial. Então toda a congregação o tirou para fora do arraial, e o apedrejaram, e morreu, como o SENHOR ordenara a Moisés”.
14. Mesmo no caso de acender fogo no dia do sábado era castigada a pessoa que assim procedesse?
(Nm 15.32-36) “Estando, pois, os filhos de Israel no deserto, acharam um homem apanhando lenha no dia de sábado. E os que o acharam apanhando lenha o trouxeram a Moisés e a Arão, e a toda a congregação. E o puseram em guarda; porquanto ainda não estava declarado o que se lhe devia fazer. Disse, pois, o SENHOR a Moisés: Certamente morrerá aquele homem; toda a congregação o apedrejará fora do arraial. Então toda a congregação o tirou para fora do arraial, e o apedrejaram, e morreu, como o SENHOR ordenara a Moisés”.
14. Mesmo no caso de acender fogo no dia do sábado era castigada a pessoa que assim procedesse?
Resposta: Não havia desculpa para esse homem, pois Deus havia proibido o povo de Israel de acender fogo no sábado.
(Ex 35.3) “Não acendereis fogo em nenhuma das vossas moradas no dia do sábado”.
(Ex 35.3) “Não acendereis fogo em nenhuma das vossas moradas no dia do sábado”.
(Ex 31.15) “Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do descanso, santo ao SENHOR; qualquer que no dia do sábado fizer algum trabalho, certamente morrerá”.
O homem que foi encontrado ajuntando lenha devia estar colhendo lenha para preparar sua alimentação, mas a penalidade da lei era severa para o ato: MORTE.
15. Se hoje os guardadores do sábado fossem punidos pela transgressão da guarda do sábado conforme a lei citada pelo irmão, seria encontrado algum sabatista vivo?
15. Se hoje os guardadores do sábado fossem punidos pela transgressão da guarda do sábado conforme a lei citada pelo irmão, seria encontrado algum sabatista vivo?
Resposta: Certamente que não.
16. E se a salvação dependesse da guarda do sábado, alguém seria salvo?
16. E se a salvação dependesse da guarda do sábado, alguém seria salvo?
Resposta: Não, de acordo com o que Paulo escreveu.
(Gl 2.16) “Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada”.
(Gl 3.10-11) “Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé”.
17. Se perguntássemos a um suposto guardador do sábado: VOCÊ ATUALMENTE GUARDA O SÁBADO COMO DEUS ORDENOU QUE SE FIZESSE NA LEI?
17. Se perguntássemos a um suposto guardador do sábado: VOCÊ ATUALMENTE GUARDA O SÁBADO COMO DEUS ORDENOU QUE SE FIZESSE NA LEI?
Resposta: Ele teria que ser sincero e responder: não. A pena de morte por apedrejamento seria decretada para qualquer que acendesse fogo ou outra atividade proibida para o dia.
Nossa pergunta a qualquer que afirme que guarda o sábado é:
VOCÊ ATUALMENTE GUARDA O SÁBADO COMO DEUS ORDENOU QUE SE FIZESSE NA LEI?
a) se você viaja no sábado de trem, automóvel, bicicleta ou outro qualquer meio de condução, está quebrando o sábado. Castigo: pena de morte.
b) se acende fogo ou gás em sua casa para o leite ou café matinal ou para esquentar qualquer outro alimento, está quebrando o sábado. Castigo: pena de morte.
c) se usa luz elétrica ou força para o chuveiro ou manda o empregado fazê-lo, está quebrando o sábado. Castigo: pena de morte.
d) se usa água corrente para tomar banho ou outra qualquer utilidade, está quebrando o sábado. Castigo: pena de morte.
…está vivendo sob a MALDIÇÃO DA LEI.
(GL 3.10-11) “Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé”.
Dizem os supostos guardadores do sábado, “Que aqueles que pretendem que haja leis de Deus tão pequenas que não precisam obedecer-lhes, são indignos de Seu reino”. (Do Sábado para o Domingo, p. 93, Carlyle B. Haynes, CASA, 1996)
No caso dos supostos guardadores do sábado eles mesmos não são dignos do reino de Deus porque procuram impor à guarda do sábado para outros quando eles mesmos não guardam.
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