HERESIOLOGIA- O ADVENTISMO OU SABATISMO
ADVENTISMO DE 7.° DIA
(Sobciflsmo)
O Sabatismo não é como muita gente pensa "uma denominação
igual às outras com a única diferença de guardar o
sábado". É uma seita falsa perigosa que mistura muitas verdades
bíblicas com erros tremendos no que se refere às doutrinas
cristãs ou interpretações de profecias.
Embora o Adventismo de 7 .° Dia tenha muitas divergências
do Cristianismo evangélico, existem quatro pontos de
maior destaque:
1. O sono após a m orte — Spicer, escritor sabatista diz o
seguinte: "Entre a morte e a ressurreição os mortos
dormem." Vd. Lucas 16.22ss Filipenses 1.23,24; II
Coríntios 5.1-8; Salmo 73.24; Apocalipse 6.9,10; etc.
2. O aniquilamento dos ímpios — "O ensino positivo das
Escrituras é que o pecado e os pecadores serão exterminados
para não mais existirem . . ." Spicer Vd. Romanos
2.6-9; Apocalipse 20.10,13; etc.
3. A Expiação — Segundo a doutrina sabatista, a expiação
é feita por Jesus e Satanás. Em Levítico
16.5-10, 20,22, enxergam que o bode sacrificado representa
Cristo e o emissário representa Satanás, levando
o pecado dos remidos para o inferno onde será
aniquilado.
Duas heresias se nota nesse ensino: a primeira, fala
de Satanás como co-salvador de Jesus trabalhando na
obra da expiação e a segunda dizendo que Satanás
será aniquilado (Vd. Apocalipse 20.10).
A D V E N T IS M O DE 7 ° D IA 165
Esses dois bodes representam ou tipificam as duas
fases da expiação de Cristo:
— Expiação pela morte: Romanos 3.24-26; I
Pedro 2.24.
— Remoção pelo perdão: Isaías 43.25; Salmo
103.3,12.
Para reforçar sua doutrina sobre a expiação, os
sabatistas ainda apresentam uma outra heresia da purificação
do santuário, o que veremos mais adiante.
4. O Sábado — Diz a Sra. White que em uma visão,
contemplou a arca no céu. Na arca ela viu as duas
tábuas de pedra que continham os Dez Mandamentos,
sendo que na visão, o quarto mandamento destacava-
se dos demais circundado por uma auréola de luz.
Veremos também mais adiante alguma coisa acerca do
sábado . . .
HISTÓRICO
Guilherme Miller, fazendeiro, batista, tendo arranjado
uma licença para pregar (embora tivesse muito boa vontade,
era ignorante e de pouca instrução), tomou Daniel 8.13,14 e
ensinou daí que as 2300 tardes e manhãs são 2.300 anos.
Somou 2.300 ao ano 457 a.C., data em que Esdras chegou a
Jerusalém vindo da Babilônia, e encontrou o ano 1843 a.D.
Passou a pregar que Cristo voltaria à terra nesse ano e esse
ensino passou a ser a base da sua pregação. Daí o títu lo
"adventista". Como tal não aconteceu, Miller alegando um
erro de cálculo por ter usado o calendário hebraico em vez do
romano, marcou nova data para 2 2 /1 0 /1 8 4 4 . Tendo sido decepcionado
outra vez, Miller teve que fugir de uma multidão
enfurecida frustrada pela vã espera. O fazendeiro, depois
disso, cessou suas atividades, desistiu da nova religião e segundo
alguns comentadores voltou à comunhão de sua igreja.
Miller, foi o precursor do movimento sabatista, porém ele
nunca ensinou acerca da guarda do sábado como ensinam os
sabatistas, embora tenha ensinado que os homens ainda são
sujeitos à lei. Vd. Lucas 16.16; Atos 1.7; Mateus 24.36; etc. e
ainda: Gólntas 4.4,5,30,31.
166 R E L IG IÕ E S , S E IT A S E H E R E S IA S
Dentre os adeptos de Miller, surgiu a Sra. Hellen G.
White, que se tornou a profetisa e papisa dos sabatistas. Em
meio àquele ambiente de confusão que reinava em torno de
Miller e do ensino do advento, aparece "oportunamente" a
Sra. White e com tremenda sutileza procura dar uma explicação
do que houvera acontecido, remediando a situação com a
teoria do "Santuário". Passou a ensinar que o Santuário de
Daniel 8.13,14 está no cóu e não na Terra. Cristo veio em
22 /1 0 /1 8 4 4 a esse santuário do céu para purificá-lo, o que
ainda está fazendo; depois sim, virá .’l Terra.
A Sra. White procurou Miller para lhe transmitir as "boas
novas", mas estando saindo do movimento, Miller não
aceitou. A Sra. White, ainda quando Miller pregava a vinda de
Cristo para o ano de 1843, teve uma visão que conta no seu
livro "Spiritual Gifts" com as seguintes palavras: "Eis vi que
Deus estava na proclamação do tempo em 1843."!!!
Tendo amenizado o problema com a doutrina do santuário,
marcou outras datas como sejam os anos: 1847, 1850,
52, 54, 55, 66, 67, 68, 77 etc., e nunca Cristo veio! Que
pensa o leitor dum sistema doutrinário corn uma base como
esta?
FALSAS D O U T R IN A S
Como já ficou claro anteriormente, os sabatistas misturam
algumas verdades com seus abundantes erros, daí poder
enganar aos que com sinceridade se lançam em busca da verdade.
Normalmente, citam a Bíblia, porém sem o cuidado de
examinar o contexto. Suas interpretações acerca de profecias
e doutrinas, esbarram na hermenêutica e na exegese. Não
respeitam as regras estabelecidas por estas e crêem naquilo
que querem sem aceitar o diálogo.
Consideram os livros da Sra. White "inspirados" por Deus
e no mesmo nível da Bíblia, que citam apenas para comprovar
o que ensinam, buscando versículos ou passagens isoladas.
O livro "O C onflito dos Séculos''é considerado a obra-prima
da Sra. White e recomendam-no largamente. Tal livro já foi
editado em 31 línguas com cerca de 2.000.000 de exemplares
vendidos. Entre outras obras da Sra. White as mais importanA
D V E N T IS M O DE 7 .° D IA 167
tes são: Vida de Jesus, Patriarcas e Profetas, Vereda de Cristo,
O Desejado de Todas as Nações etc.
Mantém um serviço hospitalar muito bom e os periódicos
de maior circulação são: Vida e Saúde e Atalaia. Para divulgação
dos seus escritos, os sabatistas admitem grande número
de colportores que de casa em casa vendem livros em excelente
encadernação e com o indicativo de procedência levando
apenas o nome CASA PU B LIC A D O R A B R A S IL E IR A . Não
se identificam com facilidade como "Adventistas de sétimo
dia", têm medo de espantar o freguês!
Os Adventistas de sétimo dia já usaram através dos
tempos os seguintes títulos:
— Igreja Cristã Adventista (1855).
— Adventistas do Sétimo dia (1860).
— União da Vida e Advento (1864).
— Igreja de Deus Adventista (1866).
-- Igrejas de Deus Jesus Cristo Adventistas (1921).
— Igreja Adventista.
— Igreja Adventista Reformada.
— igreja Adventista da Promessa.
— Igreja Adventista do Sétimo Dia (atual).
Existem outros grupos como Igreja Adventista da Promessa,
Igreja Adventista do Pacto, etc; porém o mais importante
é Igreja Adventista do Sétimo Dia, conhecida como
Sabatista ou Sabatismo.
A Teoria do Santuário — Essa teoria diz que Jesus veio em
2 2 /1 0 /1 8 4 4 ao santuário do céu para purificá-lo, o que ainda
está fazendo; depois virá à Terra.
0 atual trabalho de Cristo é intercessão e não purificação,
Hebreus 1.3; 9,24. Cristo entrou no santuário do céu 40 dias
após a sua morte e ressurreição. O santuário celeste não pode
estar "sujo" e o trabalho de purificação já terminou (Hebreus
1.3). No A T, vemos, que os sacerdotes não se sentavam quando
ministravam. A prova de que Cristo já terminou o seu trabalho
quanto à salvação, sacrifício etc., é que Ele está sentado
(Hebreus 8.1). Seu trabalho agora é apenas de interceder
pelos santos (Hebreus 7.25). Vd. ainda Hebreus 1.3.
168 R E L IG IÕ E S , S E IT A S E H E R E S IA S
Lei M oral e Cerimonial — Para sua conveniência os sabatistas
dividem a Lei em Moral e Cerimonial. Chamam ao decálogo
Lei M oral e ao restante L ei Cerimonial. Ensinam que a Lei
Cerimonial foi abolida por Cristo mas a Moral permanece.
Essa distinção não é encontrada na Bíblia. Em várias passagens
bíblicas chama-se de "le i" tanto ao que está no decálogo
como ao que se encontra no resto:
Romanos 7.7 — passagem do decálogo.
Lucas 24.44 — O Pentateuco é chamado "lei de Moisés".
Mateus 12.5 — passagem de Números.
Mateus 22.36 — Jesus não perguntou: "D e qual Lei? "
João 10.34 — Aqui, Jesus cita uma passagem do Salmo
82.6 e chama "L ei".
A parte mais importante da Lei não é o Decálogo.
"E um deles, intérprete da Lei, experimentando-o, lhe perguntou:
Mestre, qual é o grande mandamento na Lei? Respondeu-lhe
Jesus: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a
tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro
mandamento. 1 O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu
próximo como a ti mesmo.2" (Mateus, 22.35-39)
1 D e u te ro n ô m io 6.5.
1 L e vítico s 19.18.
A D V E N T IS M O DE 7 ° D IA 169
A parte mais im portante da Lei não é o decálogo ao qual
chamam "L e i M o ra l" (Mateus 22.35-40). Nenhum dos dois
mandamentos se acham no decálogo.
0 primeiro: Deuteronômio 6.5.
0 segundo: Levíticos 19.18.
Jesus afirma que toda a Lei depende destes dois mandamentos!
Afirmam que a “ Lei Cerimonial" foi abolida, porém a
mesma está repleta de preceitos morais que nos governam.
Dizem que tudo o que não for decálogo é le i cerimonial.
Quando dizemos a eles que o decálogo foi abolido, repentinamente
perguntam: "Então agora podemos matar, roubar,
cobiçar?". Mas dizem que a Lei Cerimonial foi abolida e no
entanto enquanto aqui vivermos teremos de observar coisas
como:
— "Sereis santos.” (Levíticos 19.2)
— "Não torcerás o ju ízo .” (Deuteronômio 16.19)
— "Perfeito serás.” (Deuteronômio 18.13)
— "Não seguirás a multidão para fazeres o m al." (Êxodo
23.2)
— "Não te vingarás nem guardarás ira.” (Levíticos 19.18)
— Etc.
A aniquilação de Satanás — Apocalipse 20.10.
O sono após a m orte — Ensinam que após a morte, o espírito
que não é uma personalidade, mas apenas um "fôlego de
vida" desaparece juntamente com o corpo. Vd. Lucas
16.19-31; II Coríntios 5.1-8; Atos 7.59,60 etc.
O aniquilamento dos ímpios — Qs sabatistas ensinam que,
quando os homens ressuscitarem, tanto justos como ímpios,
os justos receberão a vida eterna por Jesus (justos são aqueles
que guardaram o sábado e os outros nove mandamentos) e os
ímpios serão julgados e lançados no inferno.
— M orte e separação são coisas distintas de aniquilamento.
— Morte física é separação do espírito do corpo.
170 R E L IG IÕ E S , S E IT A S E H E R E S IA S
— M orte espiritual é a separação do espírito de Deus.
— M orte eterna é a separação para sempre ou banimento
do espírito no corpo ressuscitado da presença e influência
de Deus.
V.d. Gênesis 2.17; I Timóteo 5.6; Efésios 2.1; Lucas 15.32;
etc.
A punição dos ímpios é de duração eterna — Mateus 25.41,
46; Isaías 33.14; Daniel 12.2; Marcos 9. 42-48; II Tessalonicenses
1.8,9; etc.
Os sabatistas perdem-se em interpolações desordenadas na
interpretação das profecias. Não vale comentar dado à confusão
que fazem os seus ensinos sobre os livros de Daniel,
Ezequiel, e Apocalipse, sendo este últim o aquele que mais
"torcem " ou desvirtuam.
Como o ponto mais forte do seu ensino é O Sábado, nos
deteremos ainda sobre o ensino e refutações ao nosso alcance.
A guarda do Sábado — Os sabatistas insistem no fato de que a
guarda do sábado deve ser observada por todos os homens da
terra. Vemos em Deuteronômio 5.15 que Deus ordenou a
guarda do sábado em memória ou lembrança da libertação do
povo de Israel do Egito. Isto mostra que a instituição do
sábado é exclusivamente israelita. Ora, se em memória de
algum fato, não poderiam ter guardado antes de tal fato ter
acontecido! Esta passagem, pois, não prova que o sábado
fosse observado antes de ser dado a Israel no Egito (Êxodo
20. 1).
Na introdução ao seu opúsculo, o Rev. Matta descreve o
seguinte: "Havia 11 semanas de 8 dias no calendário bíblico.
A semana era móbil. Em cada ano as datas estavam sempre no
mesmo dia semanal, em virtude de os sábados inteiros e os
cerimoniais tornarem a semana móbil. Não interessa precisar
o dia do qual eram contados os sábados inteiros. Para uns,
começavam do dia seguinte ao sábado cerimonial da páscoa;
para outros, do sábado semanal da semana dos asmos. O que
é certo é que eles eram intercalados nas semanas.
Levando em consideração a variedade de sentido do verbo
taman, donde o radical tonsin, o qual foi empregado por
A D V E N T IS M O DE 7 .0 D IA
Ezequiel no cap. 22, v. 15 de seu livro com o sentido de
remover, cremos que poderíamos traduzir por sábados intei
ros, sábados móbeis: em cada uma das sete semanas cada um
deles passava para o dia semanal seguinte.
Assim se sucediam:
1 7 7 6 5 4 3 2 1 2 3 4 5 6
2 1 7 7 6 5 4 3 1 2 3 4 5 6
D aí a co n firm a çã o de que
3 2 1 7 7 6 5 4 tod os os dias da semana 1 2 3 4 5 6
eram sábado.
4 3 2 1 7 7 6 5 1 2 3 4 5 6
5 4 3 2 1 7 7 6 1 2 3 4 5 6
6 5 4 3 2 1 7 7 1 2 3 4 5 6
7 6 5 4 3 2 1 7 1 2 3 4 5 6
Cada dia da semana teve todos os números de 1 a 7. Num
dos 7 se trabalhava; no outro, descansava. Gênesis 2.2. Eram
dois 7 sucessivos: um dia de 48 horas, visto que o ponto
inicial ou procedência era incluso: de 0 a 7 um, e de 7 a 0, um
também, porém com número positivo em cada um, evidentemente
apresentam-se como 2, neste caso, 7,7. Num deles
Deus trabalhou e no outro descansou. Assim Jesus quando
terminou a obra redentora; no sábado trabalhou na sua
própria ressurreição; no domingo, o segundo sábado, ou segunda
parte de um dia de 48 horas, descansou, aparecendo
aos discípulos.
Os sabatistas descansam no primeiro dos dois 7, em que
Jesus trabalhou na criação e na ressurreição; nós, cristãos, no
segundo dos dois 7, em que Jesus descansou de ambas as
obras.
Notemos que Moisés não mandou contar semanas e sim,
sábados. Semana é chabua e sábado shabbath. Tinham de
contar sete shabbathôth e não sete chabuim. Na verdade,
constituindo um dia duplo, reciprocamente se completavam.
Um era o complemento do outro. Eram, assim, sete sábados
inteiros ou completos. "Todos os Dias da Semana Eram
Sábado" (Rev. Matta).
172 R E L IG IÕ E S , S E IT A S E H E R E S IA S
ALGUMAS RAZÕES PORQUE GUARDAMOS
O 2P SÁBADO
1. Jesus ressuscitou dentre os mortos no primeiro dia da
semana. (João 20.1)
2. Jesus apareceu a dez de seus discípulos naquele primeiro
dia da semana. (João 20.19)
3. Jesus esperou uma semana, e no outro primeiro dia da
semana apareceu aos onze discípulos. (João 20.26)
4. A promessa da vinda do Espírito Santo cumpriu-se no
primeiro dia da semana — no dia cie Pentecoste, que pela
lei caía no primeiro dia da semana. (Levítico 23.16)
5. No mesmo primeiro dia da semana foi pregado pelo apóstolo
Pedro o primeiro sermão evangelístico sobre a morte
e ressurreição de Jesus. (Atos 2.14)
6. Nesse primeiro dia da semana os três mil conversos foram
unidos à primeira ecclesia neo-testamentária. (Atos 2.41)
7. No mesmo primeiro dia da semana o rito do batismo
cristão em nome do Pai, Filho e Espírito Santo, foi administrado
pela primeira vez. (Atos 2.41)
8. Em Trôade os cristãos reuniam-se para o culto no primeiro
dia da semana. (Atos 20.6-7)
9. Paulo instruiu os cristãos em Corinto a fazer contribuições
no primeiro dia da semana. (I Coríntios 16.2)
10. No primeiro dia da semana Cristo veio ao apóstolo João
na Ilha de Patmos. (Apocalipse 1.10)
20 (VIN TE) RAZÕES PELAS QUAIS
NÃO GUARDAMOS O SÁBADO
1. O sábado faz parte de um concerto ou pacto entre Deus e
o povo israelita. (Êxodo 20.1; 19.1 a 24.8; Romanos
2.14)
2. Antes do concerto do Sinai Deus não ordenou a ninguém
que guardasse o sábado. (Gênesis 3.16)
3. O sábado era um pacto perpétuo para todas as gerações
dos judeus. 0 pacto era bilateral, só teria validade com o
cumprimento de ambas as partes. (Êxodo 20,1,2)
A D V E N T IS M O DE 7 ° D IA 173
4. O sábado consta do Decálogo e esta não é a parte mais
importante da lei de Deus (Mateus 22.36-40; Marcos
12.28-31)
5. A palavra "lei" em nenhuma das 400 vezes que ocorre na
Bíblia se refere somente ao decálogo. (Gálatas 5.3,4;
3.10)
6. Os Dez Mandamentos são apenas um resumo da lei. (I
Coríntios 14.34; Mateus 22.40)
7. O sábado não é uma instituição perpétua. (Êxodo
31.16,17; 12.14; Levítico 23.21)
8. Deus aborrece o sábado (Isaías 1,13,14), porque envolve
um preceito cerimonial carente da verdadeira fé. (Marcos
9.2,13; Gálatas 2.19)
9. No calendário atual, em concordância com o calendário
bíblico antigo, o sábado não é um dia fixo. (Gênesis 2.2)
10. Jesus foi a última pessoa que teve a obrigação de guardá-
lo. (Gálatas 4.4; Mateus 5.17; Romanos 15.8; João
5.16; Gálatas 2.14-17) II Coríntios 3.14)
1 1 .0 sábado faz parte da lei e esta foi abolida totalmente por
Cristo. Colossenses 2.14; Colossenses 2.16,17; II Coríntios
3.3-14; Hebreus 7.18, etc.)
12. Estamos em um novo concerto. (Hebreus 8.6-13; 10.7,9;
Gênesis 12.3; Gálatas 3.17; Romanos 8.1, 2; I Coríntios
14.33)
13. No novo concerto sob o qual estamos não existe mandamento
para guardar o sábado, embora encontremos todos
os outros do decálogo:
A T NT
1.° Mandamento: Êxodo 20.2,3 I C oríntios 8.4-6; A tos 17.23-31
2 .° Mandamento: Êxodo 20.5,6 I João 5.21
3 .° Mandamento: Êxodo 20.7 Tiago 5.12
4 .° Mandamento: Êxodo 20.8-11 ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?
5 .° Mandamento: Êxodo 20.13 Efésios 6.1-3
6 .° Mandamento: Êxodo 20.13 Romanos 13.9
7 .° Mandamento: Êxodo 20.14 1 C oríntios 6.9,10
8 .° Mandamento: Êxodo 20.15 Efésios 4.28
9 .° Mandamento: Êxodo 20.16 Colossenses 3.9; Tiago 4.11
10.° Mandamento: Êxodo 20.17 Efésios 5.3.
174 R E L IG IÕ E S , S E IT A S E H E R E S IA S
14. Jesus Cristo, nosso Salvador nunca mandou ninguém
guardá-lo.
15. 0 apóstolo Paulo era apóstolo dos gentios e embora tenha
dito que tudo de proveitoso ele ensinou e que anunciou
todo o conselho de Deus, nada ensinou acerca da guarda
do sábado (Atos 20.20.27).
16. Os grandes acontecimentos do cristianismo se deram
no domingo. (Marcos 16.9.11; Lucas 24.1,5,6; João
20.19,26; Mateus 28.1,8-10; Lucas 24.13-15; Marcos
16.9-13; João 20.1, 11-18; João 20.19; João 20.22;
Marcos 16.14-16; João 20.21, etc.)
17. A Igreja Primitiva guardava o domingo. (Não foi instituído
pelo papa, nem por Constantino como dizem os
sabatistas. Constantino apenas oficializou algo que existia
desde os primórdios do cristianismo.) (Colossenses 4.13,
16; Apocalipse 3.14)
18. Homens santos e abençoados por Deus guardavam o domingo.
(Apocalipse 13.16; 19.20; 14.10,11) Vd.: Tertuliano,
na África, 200 AD; Cipriano, Cartago 250 AD;
Anatólio, em Laodicéia, 270 AD; Eusébio, 324 AD; etc.
(Constantino ordenou aos cristãos guardarem o domingo
em 321 aD.)
19. Os crentes gentios que começaram a guardar o sábado e
outros dias, no conceito do apóstolo Paulo poderiam desviar
do "caminho". Gálatas 4.10,11; Romanos 14.5)
20. Não estamos ligados a um lugar ou a um tempo para
adorar a Deus. Jesus deixou isso bem claro. (João
4.21-24)
Diante de tão grandes verdades, só nos resta orar pelos
sabatistas e rogar a Deus que afaste de suas mentes os conceitos
errados que têm das doutrinas ensinadas por Cristo,
como também, rogar ao Senhor que os liberte do jugo da lei e
os traga à maravilhosa liberdade em Cristo Jesus através do
poder do Espírito Santo.
(Sobciflsmo)
O Sabatismo não é como muita gente pensa "uma denominação
igual às outras com a única diferença de guardar o
sábado". É uma seita falsa perigosa que mistura muitas verdades
bíblicas com erros tremendos no que se refere às doutrinas
cristãs ou interpretações de profecias.
Embora o Adventismo de 7 .° Dia tenha muitas divergências
do Cristianismo evangélico, existem quatro pontos de
maior destaque:
1. O sono após a m orte — Spicer, escritor sabatista diz o
seguinte: "Entre a morte e a ressurreição os mortos
dormem." Vd. Lucas 16.22ss Filipenses 1.23,24; II
Coríntios 5.1-8; Salmo 73.24; Apocalipse 6.9,10; etc.
2. O aniquilamento dos ímpios — "O ensino positivo das
Escrituras é que o pecado e os pecadores serão exterminados
para não mais existirem . . ." Spicer Vd. Romanos
2.6-9; Apocalipse 20.10,13; etc.
3. A Expiação — Segundo a doutrina sabatista, a expiação
é feita por Jesus e Satanás. Em Levítico
16.5-10, 20,22, enxergam que o bode sacrificado representa
Cristo e o emissário representa Satanás, levando
o pecado dos remidos para o inferno onde será
aniquilado.
Duas heresias se nota nesse ensino: a primeira, fala
de Satanás como co-salvador de Jesus trabalhando na
obra da expiação e a segunda dizendo que Satanás
será aniquilado (Vd. Apocalipse 20.10).
A D V E N T IS M O DE 7 ° D IA 165
Esses dois bodes representam ou tipificam as duas
fases da expiação de Cristo:
— Expiação pela morte: Romanos 3.24-26; I
Pedro 2.24.
— Remoção pelo perdão: Isaías 43.25; Salmo
103.3,12.
Para reforçar sua doutrina sobre a expiação, os
sabatistas ainda apresentam uma outra heresia da purificação
do santuário, o que veremos mais adiante.
4. O Sábado — Diz a Sra. White que em uma visão,
contemplou a arca no céu. Na arca ela viu as duas
tábuas de pedra que continham os Dez Mandamentos,
sendo que na visão, o quarto mandamento destacava-
se dos demais circundado por uma auréola de luz.
Veremos também mais adiante alguma coisa acerca do
sábado . . .
HISTÓRICO
Guilherme Miller, fazendeiro, batista, tendo arranjado
uma licença para pregar (embora tivesse muito boa vontade,
era ignorante e de pouca instrução), tomou Daniel 8.13,14 e
ensinou daí que as 2300 tardes e manhãs são 2.300 anos.
Somou 2.300 ao ano 457 a.C., data em que Esdras chegou a
Jerusalém vindo da Babilônia, e encontrou o ano 1843 a.D.
Passou a pregar que Cristo voltaria à terra nesse ano e esse
ensino passou a ser a base da sua pregação. Daí o títu lo
"adventista". Como tal não aconteceu, Miller alegando um
erro de cálculo por ter usado o calendário hebraico em vez do
romano, marcou nova data para 2 2 /1 0 /1 8 4 4 . Tendo sido decepcionado
outra vez, Miller teve que fugir de uma multidão
enfurecida frustrada pela vã espera. O fazendeiro, depois
disso, cessou suas atividades, desistiu da nova religião e segundo
alguns comentadores voltou à comunhão de sua igreja.
Miller, foi o precursor do movimento sabatista, porém ele
nunca ensinou acerca da guarda do sábado como ensinam os
sabatistas, embora tenha ensinado que os homens ainda são
sujeitos à lei. Vd. Lucas 16.16; Atos 1.7; Mateus 24.36; etc. e
ainda: Gólntas 4.4,5,30,31.
166 R E L IG IÕ E S , S E IT A S E H E R E S IA S
Dentre os adeptos de Miller, surgiu a Sra. Hellen G.
White, que se tornou a profetisa e papisa dos sabatistas. Em
meio àquele ambiente de confusão que reinava em torno de
Miller e do ensino do advento, aparece "oportunamente" a
Sra. White e com tremenda sutileza procura dar uma explicação
do que houvera acontecido, remediando a situação com a
teoria do "Santuário". Passou a ensinar que o Santuário de
Daniel 8.13,14 está no cóu e não na Terra. Cristo veio em
22 /1 0 /1 8 4 4 a esse santuário do céu para purificá-lo, o que
ainda está fazendo; depois sim, virá .’l Terra.
A Sra. White procurou Miller para lhe transmitir as "boas
novas", mas estando saindo do movimento, Miller não
aceitou. A Sra. White, ainda quando Miller pregava a vinda de
Cristo para o ano de 1843, teve uma visão que conta no seu
livro "Spiritual Gifts" com as seguintes palavras: "Eis vi que
Deus estava na proclamação do tempo em 1843."!!!
Tendo amenizado o problema com a doutrina do santuário,
marcou outras datas como sejam os anos: 1847, 1850,
52, 54, 55, 66, 67, 68, 77 etc., e nunca Cristo veio! Que
pensa o leitor dum sistema doutrinário corn uma base como
esta?
FALSAS D O U T R IN A S
Como já ficou claro anteriormente, os sabatistas misturam
algumas verdades com seus abundantes erros, daí poder
enganar aos que com sinceridade se lançam em busca da verdade.
Normalmente, citam a Bíblia, porém sem o cuidado de
examinar o contexto. Suas interpretações acerca de profecias
e doutrinas, esbarram na hermenêutica e na exegese. Não
respeitam as regras estabelecidas por estas e crêem naquilo
que querem sem aceitar o diálogo.
Consideram os livros da Sra. White "inspirados" por Deus
e no mesmo nível da Bíblia, que citam apenas para comprovar
o que ensinam, buscando versículos ou passagens isoladas.
O livro "O C onflito dos Séculos''é considerado a obra-prima
da Sra. White e recomendam-no largamente. Tal livro já foi
editado em 31 línguas com cerca de 2.000.000 de exemplares
vendidos. Entre outras obras da Sra. White as mais importanA
D V E N T IS M O DE 7 .° D IA 167
tes são: Vida de Jesus, Patriarcas e Profetas, Vereda de Cristo,
O Desejado de Todas as Nações etc.
Mantém um serviço hospitalar muito bom e os periódicos
de maior circulação são: Vida e Saúde e Atalaia. Para divulgação
dos seus escritos, os sabatistas admitem grande número
de colportores que de casa em casa vendem livros em excelente
encadernação e com o indicativo de procedência levando
apenas o nome CASA PU B LIC A D O R A B R A S IL E IR A . Não
se identificam com facilidade como "Adventistas de sétimo
dia", têm medo de espantar o freguês!
Os Adventistas de sétimo dia já usaram através dos
tempos os seguintes títulos:
— Igreja Cristã Adventista (1855).
— Adventistas do Sétimo dia (1860).
— União da Vida e Advento (1864).
— Igreja de Deus Adventista (1866).
-- Igrejas de Deus Jesus Cristo Adventistas (1921).
— Igreja Adventista.
— Igreja Adventista Reformada.
— igreja Adventista da Promessa.
— Igreja Adventista do Sétimo Dia (atual).
Existem outros grupos como Igreja Adventista da Promessa,
Igreja Adventista do Pacto, etc; porém o mais importante
é Igreja Adventista do Sétimo Dia, conhecida como
Sabatista ou Sabatismo.
A Teoria do Santuário — Essa teoria diz que Jesus veio em
2 2 /1 0 /1 8 4 4 ao santuário do céu para purificá-lo, o que ainda
está fazendo; depois virá à Terra.
0 atual trabalho de Cristo é intercessão e não purificação,
Hebreus 1.3; 9,24. Cristo entrou no santuário do céu 40 dias
após a sua morte e ressurreição. O santuário celeste não pode
estar "sujo" e o trabalho de purificação já terminou (Hebreus
1.3). No A T, vemos, que os sacerdotes não se sentavam quando
ministravam. A prova de que Cristo já terminou o seu trabalho
quanto à salvação, sacrifício etc., é que Ele está sentado
(Hebreus 8.1). Seu trabalho agora é apenas de interceder
pelos santos (Hebreus 7.25). Vd. ainda Hebreus 1.3.
168 R E L IG IÕ E S , S E IT A S E H E R E S IA S
Lei M oral e Cerimonial — Para sua conveniência os sabatistas
dividem a Lei em Moral e Cerimonial. Chamam ao decálogo
Lei M oral e ao restante L ei Cerimonial. Ensinam que a Lei
Cerimonial foi abolida por Cristo mas a Moral permanece.
Essa distinção não é encontrada na Bíblia. Em várias passagens
bíblicas chama-se de "le i" tanto ao que está no decálogo
como ao que se encontra no resto:
Romanos 7.7 — passagem do decálogo.
Lucas 24.44 — O Pentateuco é chamado "lei de Moisés".
Mateus 12.5 — passagem de Números.
Mateus 22.36 — Jesus não perguntou: "D e qual Lei? "
João 10.34 — Aqui, Jesus cita uma passagem do Salmo
82.6 e chama "L ei".
A parte mais importante da Lei não é o Decálogo.
"E um deles, intérprete da Lei, experimentando-o, lhe perguntou:
Mestre, qual é o grande mandamento na Lei? Respondeu-lhe
Jesus: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a
tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro
mandamento. 1 O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu
próximo como a ti mesmo.2" (Mateus, 22.35-39)
1 D e u te ro n ô m io 6.5.
1 L e vítico s 19.18.
A D V E N T IS M O DE 7 ° D IA 169
A parte mais im portante da Lei não é o decálogo ao qual
chamam "L e i M o ra l" (Mateus 22.35-40). Nenhum dos dois
mandamentos se acham no decálogo.
0 primeiro: Deuteronômio 6.5.
0 segundo: Levíticos 19.18.
Jesus afirma que toda a Lei depende destes dois mandamentos!
Afirmam que a “ Lei Cerimonial" foi abolida, porém a
mesma está repleta de preceitos morais que nos governam.
Dizem que tudo o que não for decálogo é le i cerimonial.
Quando dizemos a eles que o decálogo foi abolido, repentinamente
perguntam: "Então agora podemos matar, roubar,
cobiçar?". Mas dizem que a Lei Cerimonial foi abolida e no
entanto enquanto aqui vivermos teremos de observar coisas
como:
— "Sereis santos.” (Levíticos 19.2)
— "Não torcerás o ju ízo .” (Deuteronômio 16.19)
— "Perfeito serás.” (Deuteronômio 18.13)
— "Não seguirás a multidão para fazeres o m al." (Êxodo
23.2)
— "Não te vingarás nem guardarás ira.” (Levíticos 19.18)
— Etc.
A aniquilação de Satanás — Apocalipse 20.10.
O sono após a m orte — Ensinam que após a morte, o espírito
que não é uma personalidade, mas apenas um "fôlego de
vida" desaparece juntamente com o corpo. Vd. Lucas
16.19-31; II Coríntios 5.1-8; Atos 7.59,60 etc.
O aniquilamento dos ímpios — Qs sabatistas ensinam que,
quando os homens ressuscitarem, tanto justos como ímpios,
os justos receberão a vida eterna por Jesus (justos são aqueles
que guardaram o sábado e os outros nove mandamentos) e os
ímpios serão julgados e lançados no inferno.
— M orte e separação são coisas distintas de aniquilamento.
— Morte física é separação do espírito do corpo.
170 R E L IG IÕ E S , S E IT A S E H E R E S IA S
— M orte espiritual é a separação do espírito de Deus.
— M orte eterna é a separação para sempre ou banimento
do espírito no corpo ressuscitado da presença e influência
de Deus.
V.d. Gênesis 2.17; I Timóteo 5.6; Efésios 2.1; Lucas 15.32;
etc.
A punição dos ímpios é de duração eterna — Mateus 25.41,
46; Isaías 33.14; Daniel 12.2; Marcos 9. 42-48; II Tessalonicenses
1.8,9; etc.
Os sabatistas perdem-se em interpolações desordenadas na
interpretação das profecias. Não vale comentar dado à confusão
que fazem os seus ensinos sobre os livros de Daniel,
Ezequiel, e Apocalipse, sendo este últim o aquele que mais
"torcem " ou desvirtuam.
Como o ponto mais forte do seu ensino é O Sábado, nos
deteremos ainda sobre o ensino e refutações ao nosso alcance.
A guarda do Sábado — Os sabatistas insistem no fato de que a
guarda do sábado deve ser observada por todos os homens da
terra. Vemos em Deuteronômio 5.15 que Deus ordenou a
guarda do sábado em memória ou lembrança da libertação do
povo de Israel do Egito. Isto mostra que a instituição do
sábado é exclusivamente israelita. Ora, se em memória de
algum fato, não poderiam ter guardado antes de tal fato ter
acontecido! Esta passagem, pois, não prova que o sábado
fosse observado antes de ser dado a Israel no Egito (Êxodo
20. 1).
Na introdução ao seu opúsculo, o Rev. Matta descreve o
seguinte: "Havia 11 semanas de 8 dias no calendário bíblico.
A semana era móbil. Em cada ano as datas estavam sempre no
mesmo dia semanal, em virtude de os sábados inteiros e os
cerimoniais tornarem a semana móbil. Não interessa precisar
o dia do qual eram contados os sábados inteiros. Para uns,
começavam do dia seguinte ao sábado cerimonial da páscoa;
para outros, do sábado semanal da semana dos asmos. O que
é certo é que eles eram intercalados nas semanas.
Levando em consideração a variedade de sentido do verbo
taman, donde o radical tonsin, o qual foi empregado por
A D V E N T IS M O DE 7 .0 D IA
Ezequiel no cap. 22, v. 15 de seu livro com o sentido de
remover, cremos que poderíamos traduzir por sábados intei
ros, sábados móbeis: em cada uma das sete semanas cada um
deles passava para o dia semanal seguinte.
Assim se sucediam:
1 7 7 6 5 4 3 2 1 2 3 4 5 6
2 1 7 7 6 5 4 3 1 2 3 4 5 6
D aí a co n firm a çã o de que
3 2 1 7 7 6 5 4 tod os os dias da semana 1 2 3 4 5 6
eram sábado.
4 3 2 1 7 7 6 5 1 2 3 4 5 6
5 4 3 2 1 7 7 6 1 2 3 4 5 6
6 5 4 3 2 1 7 7 1 2 3 4 5 6
7 6 5 4 3 2 1 7 1 2 3 4 5 6
Cada dia da semana teve todos os números de 1 a 7. Num
dos 7 se trabalhava; no outro, descansava. Gênesis 2.2. Eram
dois 7 sucessivos: um dia de 48 horas, visto que o ponto
inicial ou procedência era incluso: de 0 a 7 um, e de 7 a 0, um
também, porém com número positivo em cada um, evidentemente
apresentam-se como 2, neste caso, 7,7. Num deles
Deus trabalhou e no outro descansou. Assim Jesus quando
terminou a obra redentora; no sábado trabalhou na sua
própria ressurreição; no domingo, o segundo sábado, ou segunda
parte de um dia de 48 horas, descansou, aparecendo
aos discípulos.
Os sabatistas descansam no primeiro dos dois 7, em que
Jesus trabalhou na criação e na ressurreição; nós, cristãos, no
segundo dos dois 7, em que Jesus descansou de ambas as
obras.
Notemos que Moisés não mandou contar semanas e sim,
sábados. Semana é chabua e sábado shabbath. Tinham de
contar sete shabbathôth e não sete chabuim. Na verdade,
constituindo um dia duplo, reciprocamente se completavam.
Um era o complemento do outro. Eram, assim, sete sábados
inteiros ou completos. "Todos os Dias da Semana Eram
Sábado" (Rev. Matta).
172 R E L IG IÕ E S , S E IT A S E H E R E S IA S
ALGUMAS RAZÕES PORQUE GUARDAMOS
O 2P SÁBADO
1. Jesus ressuscitou dentre os mortos no primeiro dia da
semana. (João 20.1)
2. Jesus apareceu a dez de seus discípulos naquele primeiro
dia da semana. (João 20.19)
3. Jesus esperou uma semana, e no outro primeiro dia da
semana apareceu aos onze discípulos. (João 20.26)
4. A promessa da vinda do Espírito Santo cumpriu-se no
primeiro dia da semana — no dia cie Pentecoste, que pela
lei caía no primeiro dia da semana. (Levítico 23.16)
5. No mesmo primeiro dia da semana foi pregado pelo apóstolo
Pedro o primeiro sermão evangelístico sobre a morte
e ressurreição de Jesus. (Atos 2.14)
6. Nesse primeiro dia da semana os três mil conversos foram
unidos à primeira ecclesia neo-testamentária. (Atos 2.41)
7. No mesmo primeiro dia da semana o rito do batismo
cristão em nome do Pai, Filho e Espírito Santo, foi administrado
pela primeira vez. (Atos 2.41)
8. Em Trôade os cristãos reuniam-se para o culto no primeiro
dia da semana. (Atos 20.6-7)
9. Paulo instruiu os cristãos em Corinto a fazer contribuições
no primeiro dia da semana. (I Coríntios 16.2)
10. No primeiro dia da semana Cristo veio ao apóstolo João
na Ilha de Patmos. (Apocalipse 1.10)
20 (VIN TE) RAZÕES PELAS QUAIS
NÃO GUARDAMOS O SÁBADO
1. O sábado faz parte de um concerto ou pacto entre Deus e
o povo israelita. (Êxodo 20.1; 19.1 a 24.8; Romanos
2.14)
2. Antes do concerto do Sinai Deus não ordenou a ninguém
que guardasse o sábado. (Gênesis 3.16)
3. O sábado era um pacto perpétuo para todas as gerações
dos judeus. 0 pacto era bilateral, só teria validade com o
cumprimento de ambas as partes. (Êxodo 20,1,2)
A D V E N T IS M O DE 7 ° D IA 173
4. O sábado consta do Decálogo e esta não é a parte mais
importante da lei de Deus (Mateus 22.36-40; Marcos
12.28-31)
5. A palavra "lei" em nenhuma das 400 vezes que ocorre na
Bíblia se refere somente ao decálogo. (Gálatas 5.3,4;
3.10)
6. Os Dez Mandamentos são apenas um resumo da lei. (I
Coríntios 14.34; Mateus 22.40)
7. O sábado não é uma instituição perpétua. (Êxodo
31.16,17; 12.14; Levítico 23.21)
8. Deus aborrece o sábado (Isaías 1,13,14), porque envolve
um preceito cerimonial carente da verdadeira fé. (Marcos
9.2,13; Gálatas 2.19)
9. No calendário atual, em concordância com o calendário
bíblico antigo, o sábado não é um dia fixo. (Gênesis 2.2)
10. Jesus foi a última pessoa que teve a obrigação de guardá-
lo. (Gálatas 4.4; Mateus 5.17; Romanos 15.8; João
5.16; Gálatas 2.14-17) II Coríntios 3.14)
1 1 .0 sábado faz parte da lei e esta foi abolida totalmente por
Cristo. Colossenses 2.14; Colossenses 2.16,17; II Coríntios
3.3-14; Hebreus 7.18, etc.)
12. Estamos em um novo concerto. (Hebreus 8.6-13; 10.7,9;
Gênesis 12.3; Gálatas 3.17; Romanos 8.1, 2; I Coríntios
14.33)
13. No novo concerto sob o qual estamos não existe mandamento
para guardar o sábado, embora encontremos todos
os outros do decálogo:
A T NT
1.° Mandamento: Êxodo 20.2,3 I C oríntios 8.4-6; A tos 17.23-31
2 .° Mandamento: Êxodo 20.5,6 I João 5.21
3 .° Mandamento: Êxodo 20.7 Tiago 5.12
4 .° Mandamento: Êxodo 20.8-11 ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?
5 .° Mandamento: Êxodo 20.13 Efésios 6.1-3
6 .° Mandamento: Êxodo 20.13 Romanos 13.9
7 .° Mandamento: Êxodo 20.14 1 C oríntios 6.9,10
8 .° Mandamento: Êxodo 20.15 Efésios 4.28
9 .° Mandamento: Êxodo 20.16 Colossenses 3.9; Tiago 4.11
10.° Mandamento: Êxodo 20.17 Efésios 5.3.
174 R E L IG IÕ E S , S E IT A S E H E R E S IA S
14. Jesus Cristo, nosso Salvador nunca mandou ninguém
guardá-lo.
15. 0 apóstolo Paulo era apóstolo dos gentios e embora tenha
dito que tudo de proveitoso ele ensinou e que anunciou
todo o conselho de Deus, nada ensinou acerca da guarda
do sábado (Atos 20.20.27).
16. Os grandes acontecimentos do cristianismo se deram
no domingo. (Marcos 16.9.11; Lucas 24.1,5,6; João
20.19,26; Mateus 28.1,8-10; Lucas 24.13-15; Marcos
16.9-13; João 20.1, 11-18; João 20.19; João 20.22;
Marcos 16.14-16; João 20.21, etc.)
17. A Igreja Primitiva guardava o domingo. (Não foi instituído
pelo papa, nem por Constantino como dizem os
sabatistas. Constantino apenas oficializou algo que existia
desde os primórdios do cristianismo.) (Colossenses 4.13,
16; Apocalipse 3.14)
18. Homens santos e abençoados por Deus guardavam o domingo.
(Apocalipse 13.16; 19.20; 14.10,11) Vd.: Tertuliano,
na África, 200 AD; Cipriano, Cartago 250 AD;
Anatólio, em Laodicéia, 270 AD; Eusébio, 324 AD; etc.
(Constantino ordenou aos cristãos guardarem o domingo
em 321 aD.)
19. Os crentes gentios que começaram a guardar o sábado e
outros dias, no conceito do apóstolo Paulo poderiam desviar
do "caminho". Gálatas 4.10,11; Romanos 14.5)
20. Não estamos ligados a um lugar ou a um tempo para
adorar a Deus. Jesus deixou isso bem claro. (João
4.21-24)
Diante de tão grandes verdades, só nos resta orar pelos
sabatistas e rogar a Deus que afaste de suas mentes os conceitos
errados que têm das doutrinas ensinadas por Cristo,
como também, rogar ao Senhor que os liberte do jugo da lei e
os traga à maravilhosa liberdade em Cristo Jesus através do
poder do Espírito Santo.
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