METODOLOGIA DA PESQUISA...
ADÃO E EVA TIVERAM FILHOS ANTES DO
PECADO?
Quando Deus
viu que o casal havia cometido pecado tomou juízo sobre eles decretando assim a
sentença para que pudessem compreender que todo pecado receberá a justa
retribuição.
A sentença de
Deus diz respeito a um fato e abre o leque pra podermos analisar friamente e
entendermos se havia outras pessoas presentes quando Adão e Eva cometeram o
pecado da desobediência e como Ele disse: “aumentarei grandemente a sua dor e a
sua conceição “
Primeiro
ponto que me leva a crer que havia mais filhos entre Adão e Eva. Deus não se
enganaria e nem teria a vontade de enganar a ninguém. Sendo que Ele disse “aumentarei”,
podemos supor que Eva havia já concebido algum filho. Vale lembrar que isto é
fato de analise e não podemos afirmar nada, apenas fazemos nossa conjectura a
respeito do assunto.
Assim sendo
analisamos que Caim ao assassinar seu irmão, partiu desesperado pra uma terra
distante e desconhecida. De quem fugia Caim? Seu pai ou sua mãe estariam
dispostos a mata-lo ou outro irmão ou irmã o perseguira para descontar a morte
do irmão Abel?
Vejamos
algumas ponderações...
MULTIPLICAREI
A TUA DOR E A TUA CONCEIÇÃO
Génesis
3:16
Génesis 3:14-19
Este
texto de Génesis 3:14-19 descreve a maldição que veio sobre o homem por causa
do seu pecado, cometido contra Deus. Maldição para a serpente (que tinha
encarnado a imagem tentadora do diabo - v. 14); castigo para a mulher - dor na
sua conceição e no dar à luz filhos e seria dominada pelo marido; castigo para
o homem por se ter deixado enganar pela mulher (I Timóteo 2:13-14):
- maldição
da terra por causa do seu pecado
- com
dor comerás da terra todos os dias da tua vida
- também
te produzirá espinhos e cardos
- no
suor do teu rosto comerás o teu pão
- tornarás
ao pó, porque do pó foste tomado
Terrível
sentença que afectou toda a humanidade, até mesmo aos nossos dias. Mas nem tudo
foi maldição, pois, logo ali (v. 15), Deus deixou uma maravilhosa esperança de
vitória para Adão e Eva e para nós. Eva compreendeu isso, pois, quando, com dor
e sofrimento, deu à luz o seu primeiro filho, pôs-lhe o nome de Caim, que
significa "aquisição", talvez com o pensamento de que aquele filho
varão esmagaria a cabeça da serpente enganadora. O mesmo aconteceu quando
nasceu o seu segundo filho varão (talvez, entretanto, tivesse filhas), a quem
pôs o nome de Abel, que significa "vaidade", como que esperançada
que, se não fosse Caim seria Abel o cumpridor da promessa.
Contudo,
não era esse o plano, nem o tempo de Deus, e a promessa só veio a cumprir-se na
plenitude dos tempos, quando Deus enviou o Seu Filho, nascido de mulher,
nascido sob a Lei, para remir os que estavam sob a lei do castigo, para dar-nos
a adopção de filhos (Gálatas 4:4-5).
Mas,
voltemos às sentenças de Génesis 3:16:
- aumentarei
grandemente a tua conceição
- com
dor terás filhos e o prazer será para o teu marido
Será
que é uma maldição ou uma consolação dar à luz filhos? Que o digam aquelas que
têm tido o privilégio de dar à luz filhos, de serem mães. Jesus disse: -
"a mulher sente medo e tristeza das dores do parto que se aproxima, mas,
depois de ter dado à luz a criança já não se lembra da aflição daquela
hora; alegra-se por ter nascido um filho (por ter posto um homem no mundo -
João 16:21).
Foi uma
maldição trazida pelo pecado, mas que Deus transformou em bênção e alegria.
Sejamos
agradecidos pelo que Deus promete, porque Ele dá.
publicado por
archote às 07:01
Então
retirou-se Caim da presença do SENHOR e habitou na terra de
Node, ao oriente do Éden. E coabitou Caim com sua mulher; ela concebeu e deu à
luz a Enoque. Caim edificou uma cidade e lhe chamou Enoque, o nome de seu
filho.”
É certo que as Escrituras não mencionam o nome da mulher de Caim e nem a
sua procedência. Porém, devemos nos lembrar que a Terra já tinha começado a ser
povoada quando ele se casou. Com certeza, naquela altura dos acontecimentos,
havia muito mais do que apenas 5 pessoas, inclusive outras mulheres além de
Eva. Notemos os seguintes pontos antes de chegarmos a uma conclusão:
1. Em Gênesis são mencionados pelos nomes os filhos de Caim e depois os
de Sete, que seria o patriarca da segunda geração, nascido quando Adão tinha
130 anos (Gênesis 5:3). E o Livro Santo afirma ainda que Adão, além de Sete,
“gerou filhos e filhas” (Gênesis 5:4). Não sendo importantes tais detalhes, não
foram mencionados os nomes e nem a quantidade de filhos e filhas que Adão e Eva
tiveram, mas, é certo que a bênção de Deus ao casal, registrada em Gênesis 1:28,
já estava se cumprindo: “E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos,
multiplicai-vos, enchei a terra…” E, num tempo em que a vida humana se media em
séculos, a descendência de Adão já deveria ser numerosa. Portando, uma dessas
filhas de Adão, irmã de Caim, poderia ter sido sua esposa.
2. Caim cometeu o brutal homicídio em idade já madura. Diz Gênesis 4:3: “Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.”
Isso mostra o transcorrer de um período considerável de tempo. A tradução de Matos Soares e de Figueiredo diz: “Passados muitos anos…”. E, o “Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia” também admite esta hipótese: “ao fim de muitos dias denota um período indefinido e considerável de tempo transcorrido. Ora, a esta altura dos acontecimentos, já a prole de Adão estaria numerosíssima”.
3. Alguns acreditam que a mulher de Caim até poderia ter sido uma sobrinha dele, filha de Sete. Baseiam-se no fato de ter decorrido muito temo o exílio de Caim na terra de Node, (Gênesis 4:16) e o seu casamento relatado no verso 17. E o verso 25 afirma que Adão e Eva tiveram outro filho para substituir o justo Abel assassinado. Esse era Sete, e também ele “gerou filhos e filhas”. Gênesis 5:7. A terra de Node, para onde Caim foi, era conhecida com esse nome no tempo de Moisés, (em que ele estava escrevendo o Livro!) que relatou por inspiração divina a história de Caim. É bem provável que no tempo de Caim o lugar não tinha nome. Também é importante considerarmos que o relato da vida de Adão foi feito por Moisés talvez milênios depois dos acontecimentos. Este é o motivo de se dizer que Caim fundou uma cidade (Gênesis 4:17), quando talvez se tenha fundado com o alastramento de sua própria prole.
4. Há ainda comentaristas que admitem que no espaço de 300 anos, o número de filhas e filhos de Adão era superior a 50 e mais de 20 os filhos de Sete.
5. A dificuldade geral parece estar no capítulo 4 verso 17, onde diz que Caim conheceu sua mulher. Mas o texto não diz que ele a conheceu de vista pela primeira vez. Afirma que ele a conheceu e ela concebeu um filho. O seu conhecimento quanto à sua mulher não foi no sentido de a ver pela primeira vez, mas sim de gerar um filho. É comum na Bíblia usar o termo “conhecer” para se referir à relação sexual (ver Mateus 1:25).
2. Caim cometeu o brutal homicídio em idade já madura. Diz Gênesis 4:3: “Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.”
Isso mostra o transcorrer de um período considerável de tempo. A tradução de Matos Soares e de Figueiredo diz: “Passados muitos anos…”. E, o “Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia” também admite esta hipótese: “ao fim de muitos dias denota um período indefinido e considerável de tempo transcorrido. Ora, a esta altura dos acontecimentos, já a prole de Adão estaria numerosíssima”.
3. Alguns acreditam que a mulher de Caim até poderia ter sido uma sobrinha dele, filha de Sete. Baseiam-se no fato de ter decorrido muito temo o exílio de Caim na terra de Node, (Gênesis 4:16) e o seu casamento relatado no verso 17. E o verso 25 afirma que Adão e Eva tiveram outro filho para substituir o justo Abel assassinado. Esse era Sete, e também ele “gerou filhos e filhas”. Gênesis 5:7. A terra de Node, para onde Caim foi, era conhecida com esse nome no tempo de Moisés, (em que ele estava escrevendo o Livro!) que relatou por inspiração divina a história de Caim. É bem provável que no tempo de Caim o lugar não tinha nome. Também é importante considerarmos que o relato da vida de Adão foi feito por Moisés talvez milênios depois dos acontecimentos. Este é o motivo de se dizer que Caim fundou uma cidade (Gênesis 4:17), quando talvez se tenha fundado com o alastramento de sua própria prole.
4. Há ainda comentaristas que admitem que no espaço de 300 anos, o número de filhas e filhos de Adão era superior a 50 e mais de 20 os filhos de Sete.
5. A dificuldade geral parece estar no capítulo 4 verso 17, onde diz que Caim conheceu sua mulher. Mas o texto não diz que ele a conheceu de vista pela primeira vez. Afirma que ele a conheceu e ela concebeu um filho. O seu conhecimento quanto à sua mulher não foi no sentido de a ver pela primeira vez, mas sim de gerar um filho. É comum na Bíblia usar o termo “conhecer” para se referir à relação sexual (ver Mateus 1:25).
Podemos concluir
que tanto Caim quanto Sete e todos os demais filhos de Adão e Eva casavam-se ou
com uma irmã sua ou com uma sobrinha (naquele tempo os homens não se casavam
tão prematuramente como nos nossos dias). E, ao tempo em que Caim pensara em
casar-se, havia muitas irmãs e muitas sobrinhas, o que não lhe trouxe
dificuldades para encontrar uma esposa.
Pouco se sabe sobre a Terra de Node, o lugar onde Caim se Refugiou após
assassinar seu irmão Abel e formou uma família. Mas, seguindo as informações da
Bíblia podemos tirar algumas conclusões. Do mesmo modo podemos também dispensar
algumas concepções equivocadas acerca da Terra de Node.
A Palavra ‘Node’ no hebraico significa “Exílio”,
"Fuga", pode ser entendida como “Terra do
Exílio” ou “Terra da Fuga”, ou ainda como
“Terra de Peregrinação”. Estava ao leste do Jardim do Éden, não
há indicio bíblico de que havia alguma família por lá. Com a leitura bíblica
entende-se que Node foi a Terra da Fuga de Caim, onde ele levou consigo sua
esposa e formou família, fundando a primeira Cidade como o nome de Enoque, nome
de seu filho.
Notamos ainda
em toda a genealogia bíblica que Deus não fez questão de falar em todas as
famílias ou de todas as gerações, detendo-se a falar das gerações que dariam
origem ao povo escolhido, mesmo que alguns tenham se perdido pelo caminho, logo
podemos presumir que o fato de não mencionar os nomes de possíveis filhos de Adão
e Eva esteja ligado ao simples fato de
eles não fazerem parte da genealogia do povo escolhido que posteriormente seria
escravizado e depois liberto por Deus voltando assim á terra prometida.
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