O MESSIAS PRENUNCIADO NO ANTIGO TESTAMENTO E REVELADO NO NOVO TESTAMENTO!
AS PROFECIAS MESSIÂNICAS
Jesus foi prometido por Deus desde a criação do mundo.
O povo que andava em trevas viu uma grande luz. O
pecado do homem fez necessário a vinda do Messias para pagar o preço de seu
resgate junto ao seu acusador. A escravidão do homem pelo pecado levou Deus a
agir enviando assim o libertador. Simbolizado pelos grandes homens do passado
como Noé, Davi, Moisés, Josué.
Há várias profecias do Antigo Testamento sobre
Jesus Cristo. Alguns intérpretes dizem que existem centenas de profecias
messiânicas. Veja a seguir as que são consideradas as mais claras e mais
importantes.
Quanto ao nascimento de Jesus - Isaías 7:14: "Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel." Isaías 9:6: "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz." Miqueias 5:2: "Mas tu, Belém Efrata, posto que pequena para estar entre os milhares de Judá, de ti é que me sairá aquele que há de reinar em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade."
Quanto ao ministério e morte de Jesus - Zacarias 9:9: "Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que vem a ti o teu rei; ele é justo e traz a salvação; ele é humilde e vem montado sobre um jumento, sobre um jumentinho, filho de jumenta." Salmo 22:16-18: "Pois cães me rodeiam; um ajuntamento de malfeitores me cerca; transpassaram-me as mãos e os pés. Posso contar todos os meus ossos. Eles me olham e ficam a mirar-me. Repartem entre si as minhas vestes, e sobre a minha túnica lançam sortes."
A profecia sobre Jesus que provavelmente é a mais clara é o capítulo 53 do livro de Isaías. Isaías 53:3-7 é especialmente inequívoco: "Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso. Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca."
A profecia das “setenta semanas” em Daniel capítulo 9;24,25 predisse a data exata em que Jesus, o Messias, seria “morto”.
Quanto ao nascimento de Jesus - Isaías 7:14: "Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel." Isaías 9:6: "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz." Miqueias 5:2: "Mas tu, Belém Efrata, posto que pequena para estar entre os milhares de Judá, de ti é que me sairá aquele que há de reinar em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade."
Quanto ao ministério e morte de Jesus - Zacarias 9:9: "Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que vem a ti o teu rei; ele é justo e traz a salvação; ele é humilde e vem montado sobre um jumento, sobre um jumentinho, filho de jumenta." Salmo 22:16-18: "Pois cães me rodeiam; um ajuntamento de malfeitores me cerca; transpassaram-me as mãos e os pés. Posso contar todos os meus ossos. Eles me olham e ficam a mirar-me. Repartem entre si as minhas vestes, e sobre a minha túnica lançam sortes."
A profecia sobre Jesus que provavelmente é a mais clara é o capítulo 53 do livro de Isaías. Isaías 53:3-7 é especialmente inequívoco: "Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso. Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca."
A profecia das “setenta semanas” em Daniel capítulo 9;24,25 predisse a data exata em que Jesus, o Messias, seria “morto”.
Setenta semanas estão
determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para cessar a transgressão, e
para dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça
eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santíssimo.
Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos.
Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos.
Isaías
50:6 descreve corretamente a surra que Jesus teria que aguentar. Zacarias 12:10
prediz que o Messias seria “traspassado”, o que ocorreu depois de Jesus ter
morrido na cruz. Poderíamos providenciar muitos outros exemplos, mas esses
devem ser suficientes. O Antigo Testamento com certeza profetiza sobre a vinda
de Jesus como o Messias. Ele foi amplamente profetizado no antigo testamento e
tipificado outras vezes por figuras de homens de animais demonstrando seu domínio,
força e poder.
Jesus mostra que os profetas prenunciaram a sua vinda
Lucas 5
Jesus não acusa os fariseus, que o interrogam e querem
matá-lo por ter curado um homem no sábado. E nem precisa acusá-los, já que há
outro que os acusa: Moisés. Os judeus dizem seguir os escritos de Moisés, os
cinco primeiros livros da Bíblia conhecidos como Torá, e são esses mesmos
escritos que apontam contra eles o dedo acusador.
Jesus diz a eles: "Se vocês cressem em Moisés, creriam em mim, pois ele escreveu a meu respeito". Mas o que Moisés teria escrito a respeito de Jesus? Muita coisa. O livro de Gênesis começa falando de Jesus: "No princípio Deus criou os céus e a terra". Onde está Jesus ai? Na palavra"Deus", tradução usada para o original hebraico "Elohim".
Acontece que "Elohim" é o plural do singular "Eloha", que significa Deus ou divindade. Por que Moisés escreveu "Elohim", plural, e não "Eloha", singular? Uma tradução ao pé da letra ficaria mais ou menos assim: "No princípio as divindades criou os céus e a terra". Eu sei, é errado dizer "as divindades criou", mas é isso que o texto original diz. É como se uma pluralidade de Pessoas executassem uma única ação de criar. Você já ouviu falar em Pai, Filho e Espírito Santo?
Moisés, inspirado por Deus, continuou falando de Jesus de diversas formas nos livros de Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Muitas coisas e personagens descritas por Moisés são também tipos ou figuras de Jesus, começando por Adão, o homem que Deus coloca sobre toda a sua Criação, e também o animal morto por Deus no Éden para confeccionar vestimentas de peles para os caídos Adão e Eva. Um inocente morria assim para cobrir a culpa dos pecadores.
Outros tipos de Cristo são os animais e oferendas que você encontra na Lei dada por intermédio de Moisés que, por sua vez, é também uma figura de Jesus como libertador. Antes dele, José, que foi vendido por seus irmãos e acabou se tornando vice-rei de todo o Egito, é um exemplo magnífico de Cristo. O tabernáculo ou tenda que os israelitas usavam para adorar a Deus em sua peregrinação no deserto é outro tipo, bem como a arca da aliança. Ok, sua lição de casa agora é ler o Antigo Testamento procurando descobrir Jesus em suas páginas.
Existem também mensagens diretas saídas da pena de Moisés anunciando a vinda de Jesus, como as que aparecem nos capítulos 15 e 18 de Deuteronômio. O ponto principal, porém, é que Jesus exige coerência da parte daqueles judeus, ao dizer: "Se vocês cressem em Moisés, creriam em mim, pois ele escreveu a meu respeito. Visto, porém, que não creem no que ele escreveu, como crerão no que eu digo?".
A mesma pergunta pode ser feita aos que se dizem cristãos e não creem nos escritos de Moisés. Se você acredita na teoria da evolução e não na criação que Moisés descreveu, como pode crer no que Jesus diz? Se você não crê no que Moisés escreveu sobre adorar imagens, como pode crer em Jesus? Se você não aceita o que Moisés disse sobre não invocar os espíritos dos mortos, como diz que crê nas palavras de Jesus?
Jesus diz a eles: "Se vocês cressem em Moisés, creriam em mim, pois ele escreveu a meu respeito". Mas o que Moisés teria escrito a respeito de Jesus? Muita coisa. O livro de Gênesis começa falando de Jesus: "No princípio Deus criou os céus e a terra". Onde está Jesus ai? Na palavra"Deus", tradução usada para o original hebraico "Elohim".
Acontece que "Elohim" é o plural do singular "Eloha", que significa Deus ou divindade. Por que Moisés escreveu "Elohim", plural, e não "Eloha", singular? Uma tradução ao pé da letra ficaria mais ou menos assim: "No princípio as divindades criou os céus e a terra". Eu sei, é errado dizer "as divindades criou", mas é isso que o texto original diz. É como se uma pluralidade de Pessoas executassem uma única ação de criar. Você já ouviu falar em Pai, Filho e Espírito Santo?
Moisés, inspirado por Deus, continuou falando de Jesus de diversas formas nos livros de Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Muitas coisas e personagens descritas por Moisés são também tipos ou figuras de Jesus, começando por Adão, o homem que Deus coloca sobre toda a sua Criação, e também o animal morto por Deus no Éden para confeccionar vestimentas de peles para os caídos Adão e Eva. Um inocente morria assim para cobrir a culpa dos pecadores.
Outros tipos de Cristo são os animais e oferendas que você encontra na Lei dada por intermédio de Moisés que, por sua vez, é também uma figura de Jesus como libertador. Antes dele, José, que foi vendido por seus irmãos e acabou se tornando vice-rei de todo o Egito, é um exemplo magnífico de Cristo. O tabernáculo ou tenda que os israelitas usavam para adorar a Deus em sua peregrinação no deserto é outro tipo, bem como a arca da aliança. Ok, sua lição de casa agora é ler o Antigo Testamento procurando descobrir Jesus em suas páginas.
Existem também mensagens diretas saídas da pena de Moisés anunciando a vinda de Jesus, como as que aparecem nos capítulos 15 e 18 de Deuteronômio. O ponto principal, porém, é que Jesus exige coerência da parte daqueles judeus, ao dizer: "Se vocês cressem em Moisés, creriam em mim, pois ele escreveu a meu respeito. Visto, porém, que não creem no que ele escreveu, como crerão no que eu digo?".
A mesma pergunta pode ser feita aos que se dizem cristãos e não creem nos escritos de Moisés. Se você acredita na teoria da evolução e não na criação que Moisés descreveu, como pode crer no que Jesus diz? Se você não crê no que Moisés escreveu sobre adorar imagens, como pode crer em Jesus? Se você não aceita o que Moisés disse sobre não invocar os espíritos dos mortos, como diz que crê nas palavras de Jesus?
AS PRIMEIRAS PROFECIAS MESSIANICAS
A primeira
profecia sobre Cristo foi dada a Adão e Eva, ainda no Jardim do Éden: o
descendente da mulher esmagaria a cabeça da serpente. Gên.3:15. Em Gálatas 3:16
encontramos o cumprimento em Cristo.
Jacó antes de
expirar profetizou que da descendência de Judá viria Siló, o princípe da Paz.
Gên. 49:10. Esta profecia teve o seu cumprimento nAquele que - só Ele - podia
dizer " Deixo-vos a
paz..." João 14:27.
No salmo 22,
Davi apresenta a profecia que fala dos sofrimentos do Messias ( e, lembremos
bem, esta profecia foi escrita por Davi, inspirado por Deus, cerca de 1000 anos
A.C.). Nela encontramos fatos estupendos como os seguintes:
Os sofrimentos
do Messias seriam extremos (V.14); suas mãos e pés seriam traspassados (V.16);
seria despido, suas vestes seriam repartidas e sua túnica sorteada (Vs 17 e
18); as pessoas presentes zombariam dEle(V.7); sua angústia seria culminada por
terrível sede (V.15); e o Seu grito, "Deus
meu, Deus meu, por que me desamparaste?" (V.1) também foi predito.
O nascimento
virginal de Cristo foi anunciado sete séculos antes de ocorrer, pelo profeta
Isaías. (Mat. 1:22, 23) e (Isaías 7:14)
A profecia
indicou também que Aquele menino que nasceria em favor do mundo seria o próprio
Deus - Emanuel, que quer dizer Deus conosco! (S.Mat.1:23)
O profeta
Isaías, no capítulo 53 apresenta uma das mais formidáveis profecias sobre o
ministério de Cristo: o de morrer pelo pecador e a expiação dos nossos pecados.
Miquéias
anunciou o local do seu nascimento. Miquéias 5:2. A matança dos inocentes,
levada a efeito por Herodes, conforme Mateus 2:16-18 também foi profetizada com
exatidão por Jeremias, no capítulo 31:15.
O profeta Isaías
declarou ainda qual seria o conteúdo principal do ministério de Cristo. Pregar
boas novas aos quebrantados, curar os enfermos, oferecer liberdade aos cativos
do inimigo, consolar os aflitos, oferecer alegria e paz aos que estariam
tristes e inconsoláveis.
Cristo,
cumprindo esta profecia de Isaías 61:1-3, era o Único que podia dizer "Vinde a mim todos os que
estais cansados e sobrecarregados e Eu vos aliviarei,... e achareis descanso
para vossas almas:" (S.Mateus
11.28-30).
A profecia
também indicava que a morte não poderia retê-lo na sua prisão. Disse o
salmista,"pois não deixarás a minha alma na morte, nem permitirás que o
teu Santo veja corrupção."
A ressurreição
de Cristo, pelo Seu próprio poder (S. João 10:17,18) demonstrou a veracidade
das Escrituras.
Desta maneira
nós vimos que as profecias do Antigo Testamento oferecem detalhes minuciosos -
por antecipação - da vida, ensinos, e obra de Jesus Cristo. Sua genealogia, Seu
nascimento, Sua divindade, Seu poder de operar milagres.
A salvação que
Ele nos oferece, Seu sacrifíco expiatório, o modo como foi traído, pregado,
morto, enterrado e até mesmo a ressurreição e ascensão, tudo foi
antecipadamente comunicado para que pudéssemos crer em Deus e em Seu Filho
Jesus Cristo.
Estas profecias
messiânicas - que se cumpriram em Jesus Cristo comprovam que Deus conhece o fim
desde o princípio; só Ele conhece e sabe o que irá acontecer em breve.
Jesus em cada livro do Antigo Testamento
Em
Gênesis, Ele é chamado de "semente da mulher".
Em Êxodo,
Ele é o cordeiro pascal.
Em
Levítico, Ele é apresentado como sumo sacerdote.
Em
Números, Ele é a coluna de nuvem de dia e a coluna de fogo à noite.
Em
Deuteronômio, Moisés fala dEle como sendo profeta.
Em Josué,
Ele é o líder da nossa salvação.
Em Juízes,
Ele aparece como nosso juiz e legislador.
Em Rute,
Ele é resgatador.
Em 1 e 2
Samuel vemos a Jesus como nosso verdadeiro profeta.
Em Reis e
Crônicas, Ele é o nosso Senhor Soberano.
Em Esdras,
Ele aparece como o homem que restaura os muros caídos de nossa
existência humana.
Em
Neemias, vemos o Senhor como nossa força.
Em Ester,
Ele é o nosso Mordecai.
Em Jó, Ele
é chamado de nosso Salvador eternamente vivo.
Nos
Salmos, Ele é nosso bom pastor.
Em
Provérbios e Eclesiastes, Ele brilha como nossa sabedoria.
Em
Cantares, Ele é o noivo que nos ama.
Em Isaías,
Ele é chamado de "Príncipe da paz".
Em
Jeremias, Ele aparece como o "renovo de justiça".
Em
Lamentações, Ele é nosso profeta que chora.
Em
Ezequiel, Ele nos é apresentado como o homem maravilhoso "com
quatro rostos".
Em Daniel,
Ele é o quarto homem na fornalha ardente.
Em Oséias,
Ele aparece como o marido fiel, que é casado com uma infiel (Israel).
Em Joel,
Ele é o que batiza com o Espírito Santo e com fogo.
Em Amós
vemos Jesus como aquele que carrega nossos fardos.
Em
Obadias, Ele é poderoso para salvar.
Em Jonas,
Ele está diante de nós como o grande missionário para os gentios.
Em
Miquéias, Ele é o Deus encarnado (Mq 5.1).
Em Naum,
Ele é mencionado como o juiz escolhido por Deus.
Em
Habacuque, Ele é o evangelista de Deus que clama: "Aviva
a tua obra, ó Senhor, no decorrer dos anos" (Hc 3.2).
Em
Sofonias, Ele se manifesta como nosso Salvador.
Em Ageu,
Ele é o restaurador da herança de Deus perdida.
Em
Zacarias, Ele é apresentado como a fonte aberta da casa de Davi que
purifica os pecados e as impurezas.
Em
Malaquias, Ele se mostra como o "sol da justiça" com a
"salvação nas suas asas"(Ml 4.2).
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