ARMINIANISMO.. SALVAÇÃO ETERNA OU PREDESTINAÇÃO?!
LIVRE ARBÍTRIO E ELEIÇÃO DIVINA
Na Bíblia temos tanto a predestinação divina como a livre-escolha
humana, em relação à salvação; mas não uma predestinação em que uns são destinados à vida eterna, e outros, à perdição eterna, Por outro lado, a
ênfase inconsequente à livre-vontade do homem conduz ao engano de uma salvação
dependente de obras, conduta e obediência humanas.
Está bem; pela sua incredulidade foram
quebrados, e tu estás em pé pela fé. Então não te ensoberbeças, mas teme.
Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que não te poupe a ti também.
Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo, benignidade, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira também tu serás cortado.
E também eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para os tornar a enxertar.
Romanos 11:20-23
Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que não te poupe a ti também.
Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo, benignidade, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira também tu serás cortado.
E também eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para os tornar a enxertar.
Romanos 11:20-23
ARMÍNIO
Jacó Armínio (*1560 +1609) nasceu na
Holanda, foi pastor de uma igreja em Amsterdã e recebeu o título de doutor em
teologia pela Universidade de Leiden. Tendo sido envolvido numa disputa
calvinista, desenvolveu uma tese bíblica a partir dos primeiros Pais da Igreja,
que foi denominada de Arminianismo. Sua principal característica é a defesa do
livre-arbítrio humano. Por esse posicionamento, enfrentou forte oposição,
perseguição e falsas acusações por parte dos teólogos calvinistas. Entretanto,
esse teólogo holandês sempre apresentou uma postura tolerante e não combativa,
embora convicto de suas opiniões.
O livre-arbítrio.
O livre-arbítrio é a possibilidade que os seres
humanos têm de fazer escolhas e tomar decisões que afetam seu destino eterno,
especificamente se tratando da salvação. Isso quer dizer que cabe a cada um
deixar-se convencer pelo Espírito Santo para ser salvo por Jesus ou não, embora
Deus dê a todos a oportunidade da salvação. No Jardim do Éden, o Criador
outorgou o livre-arbítrio ao homem (Gn 2.16,17); a Israel deu também essa
prerrogativa (Dt 30.19); e à humanidade o Altíssimo possibilitou escolha entre
o caminho da salvação ou o da perdição (Mc 16.16).
O livre-arbítrio na Bíblia.
Deus nos criou à sua imagem e semelhança (Gn 1.26).
Logo, por 8 Ele ser naturalmente Livre, também seus filhos possuem a faculdade
de escolherem livremente. Por isso, o Criador sempre incentivou a nação a
escolher o caminho da vida (Dt 30.19-20). Assim, segundo as Escrituras, se em
Adão todos são predestinados para a perdição, em Cristo, todos são
predestinados para a salvação: "Porque, assim como todos morrem em Adão,
assim também todos serão vivificados em Cristo" (1Co 15.22; cf. Jo 1.12),
pois "se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração,
creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo" (Rm 10.9).
PONTOS BÁSICOS DA DOUTRINA ARMINIANA
A
predestinação depende da forma de o pecador corresponder ao chamado da
salvação. Logo: acha-se fundamentada na presciência divina; não é um ato
arbitrário de Deus.
·
Cristo
morreu, indistintamente, por toda a humanidade, mas somente serão salvos os que
crerem.
·
Como o
ser humano não tem a capacidade de crer precisa da assistência da graça divina.
·
Apesar de
sua infinitude, a graça pode ser resistida.
·
Nem todos
os que aceitaram a Cristo perseverarão.
A ELEIÇÃO DIVINA
A eleição é uma escolha soberana de
Deus (Ef 1.5,9) que tem como objeto de seu amor todos os seres humanos (1Tm
2.3,4). Não é uma obra que leva em
conta o mérito humano, mas que éfeita exclusivamente em Cristo
(Ef 1.4). Em Jesus, Deus nos elegeu com propósitos específicos: para pertencermos a
Cristo (Rm 1.6; 1Co 1.9); para a santidade (Rm 1.7; 1PE 1.15; 1Ts 4.7); para a
liberdade (Gl 5.13); para a paz (1Co 7.15); para o sofrimento (Rm 8.17,18); e
para a sua glória (Rm 8.30; 1Co 10.31).
A possibilidade da escolha humana.
Há vários textos bíblicos que apontam para o
fato de o ser humano ser livre para escolher: "todo aquele que nele
crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (Jo 3.16); "o que vem a
mim de maneira nenhuma o lançarei fora" (Jo 6.37); "todo aquele que
invocar o nome do Senhor será salvo" (Rm 10.13). Uma das coisas mais
belas da Palavra de Deus é que, embora o Altíssimo seja soberano, Ele
não criou seus filhos como robôs autómatos milimetricamente controlados. O
nosso Deus deseja que todo ser humano, espontânea e livremente, o ame de todo
coração e mente.
“Ainda de acordo com a ideia
de que o relacionamento entre o divino e o humano é uma via de mão dupla, a
posição compatibilista de Lewis, que aventa o que chamei de ‘coexistência
pacífica entre soberania divina e livre-arbítrio” ou 'compatibilidade incognoscível', é exemplificada pelo autor
de As Crónicas de Nárnia, com a ideia de perdão. A necessidade de tal ato
da parte de Deus, 'move' a divindade e, 'Nesse sentido', diz ele, 'a ação divina é consequência do nosso comportamento,
[e] é por ele condicionada e
induzida'. Lewis então questiona retoricamente: 'Será que Isso significa que
podemos 'influenciar' Deus?' O anglicano acredita que é até possível responder afirmativamente
caso se quiser e diz que, se isso for dessa forma, é preciso então que se flexibilize a noção de 'impassibilidade' divina,
'de forma que admita isso', aventando a hipótese de que o comportamento
humano, de alguma forma, 'influencia' o Criador, 'pois sabemos que Deus perdoa
muito mais do que entendemos o significado de 'impassível'. Assim é que, a respeito dessa questão, Lewis diz que prefere
'dizer que, antes de existirem todos os mundos, Seu ato providencial e criativo
(porque são uma coisa só) leva em conta todas as situações engendradas pelos atos de suas criaturas'.
Mas, questiona, 'se Deus leva em conta nossos pecados, por que não nossas súplicas?' Isso significa que a
oração, a súplica, move a Deus, Numa
palavra, 'Deus e o homem não se excluem mutuamente, como
o homem exclui ao seu semelhante no ponto de junção, por assim dizer, entre
Criador e criatura; no ponto em que o mistério da criação — infinito para Deus
e incessante no tempo para nós — ocorre de fato'. Isso significa que, 'Deus fez
(ou disse) tal coisa' e eu fiz (ou disse) tal coisa' podem ambos ser
verdadeiros'. Esta, inclusive, é a forma arminiana e pentecostal de crer. A
soberania divina coexiste com o livre-arbítrio e qualquer tentativa de explicar
como isso ocorre leva a equívocos e discussões desnecessárias" (CARVALHO,
César Moisés.
O Evangelho é um presente oferecido a
todas as pessoas, independente de méritos pessoais. Por isso o Senhor convida:
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos
aliviarei" (Mt 11.28). Os que aceitam a esse convite estão predestinados a
"serem conforme a imagem de seu filho", Jesus Cristo (Rm 8.29). Deus
deseja que todo ser humano seja salvo!
Reflita neste texto de Romanos 11 ;22
Considera, pois, a bondade e
a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo,
benignidade, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira também tu
serás cortado. O texto que mais quero destacar aqui que a meu ver
abaliza a teoria de
Armínio seria ainda
Deuteronomio 30;15-20
Vês aqui, hoje te tenho
proposto a vida e o bem, e a morte e o mal;
Porquanto te ordeno hoje que ames ao Senhor teu Deus, que andes nos seus caminhos, e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas, e te multipliques, e o Senhor teu Deus te abençoe na terra a qual entras a possuir.
Porém se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido para te inclinares a outros deuses, e os servires,
Então eu vos declaro hoje que, certamente, perecereis; não prolongareis os dias na terra a que vais, passando o Jordão, para que, entrando nela, a possuas;
Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,
Amando ao Senhor teu Deus, dando ouvidos à sua voz, e achegando-te a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias; para que fiques na terra que o Senhor jurou a teus pais, a Abraão, a Isaque, e a Jacó, que lhes havia de dar.
Deuteronômio 30:15-20
Porquanto te ordeno hoje que ames ao Senhor teu Deus, que andes nos seus caminhos, e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas, e te multipliques, e o Senhor teu Deus te abençoe na terra a qual entras a possuir.
Porém se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido para te inclinares a outros deuses, e os servires,
Então eu vos declaro hoje que, certamente, perecereis; não prolongareis os dias na terra a que vais, passando o Jordão, para que, entrando nela, a possuas;
Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,
Amando ao Senhor teu Deus, dando ouvidos à sua voz, e achegando-te a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias; para que fiques na terra que o Senhor jurou a teus pais, a Abraão, a Isaque, e a Jacó, que lhes havia de dar.
Deuteronômio 30:15-20
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