Tecnologias da informação na educação

 Olhando para a história, tivemos diversos momentos importantes sobre inovações e uso de novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem, desde a criação do quadro negro até o desenvolvimento do liquid paper – mais conhecido como ‘branquinho’ –, que foram integrados às salas de aula com o objetivo de melhorar a experiência do aluno. Há quem diga que para entender a atualidade é preciso olhar para o passado, por isso, trouxemos alguns momentos marcantes sobre tecnologia na educação, para assim enxergarmos a evolução e a transformação na forma como o os professores conseguem trabalhar os assuntos em sala de aula com seus alunos.

1800: Nascimento do quadro negro

Criada pelo diretor da Escola Superior de Edimburgo, na Escócia, James Pillanes uniu placas de ardósia (rocha) para mostrar mapas nas aulas de geografia – possibilitando, assim, uma aula mais visual para os alunos. Hoje, trabalhamos com ferramentas interativas como Sway ou próprio PowerPoint para exposição de conteúdo, por exemplo.

 

1876: Mimeógrafo, o bisavô da fotocopiadora


Criada com o objetivo de fazer cópias, o equipamento tinha uma manivela, usava álcool e um papel especial chamado de estêncil. Posteriormente, e mais conhecido por nós, temos as máquinas de Xerox. Hoje, com um aplicativo gratuito para smartphone chamado Office Lens (link em inglês), você consegue digitalizar documentos e salvá-los na nuvem, instantaneamente.

 

1960: Liquid Paper, o famoso ‘braquinho’

Uma secretária cansada de cometer erros criou a fórmula da tinta corretiva na cozinha da sua própria casa. Hoje, como grande parte dos textos que escrevemos não são mais em papel físico, mas sim em meios digitais, você não precisa mais se preocupar em escrever errado, basta simplesmente apagar o que errou e escrever novamente.

 

1971 e 1973: Computador em instituições brasileiras

Em 1971, o Brasil começa a discutir o uso de computadores para o ensino de física em um seminário promovido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Dois anos depois, em 1973, computadores chegaram à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), como uma ferramenta de avaliação. Hoje, grande parte das funções que são feitas por um computador, já conseguem ser feitas em um smartphone.

 

1978: Telecurso


Veiculados em canais de TV aberta, programas de vídeoaula começaram a trabalhar conteúdos para o ensino médio, mais tarde para o ensino fundamental e para a população que não havia concluído os estudos. Hoje, os portais online respondem por essa função, como o MVAChannel 9#EuPossoProgramar (para jovens e alunos) e o Microsoft Educator Community (para educadores) são exemplos de portais da Microsoft com esse intuito.

 

1985: CD-ROM

O disco era capaz de armazenar uma coleção inteira de enciclopédias, além de trazer novos formatos multimídia, como fotos e vídeos. Hoje, com a nuvem e a própria internet, o acesso às informações não possui mais limites, uma pessoa consegue descobrir qualquer coisa de qualquer lugar – um exemplo é o nascimento de buscadores online, como o Bing e mais recentemente, com a criação de assistentes pessoais e desenvolvimento de inteligência artificial, como a Cortana.

 

1985: Calculadora Gráfica

Como uma evolução da tradicional calculadora, no ano de 1985, calculadoras que geravam gráficos instantâneos facilitavam a resolução de equações. Hoje, com um aplicativo gratuito para Windows, chamado FluidMath, você consegue realizar equações, gráficos e simulações direto de uma equação escrita com uma caneta na tela, por exemplo.

 

Hoje: Aplicativos

Nos dias atuais, com a evolução dos smartphones e computadores mais acessíveis, diversos aplicativos são criados todos os dias para melhorar a experiência dos alunosprofessores e instituições de ensino com o processo de ensino e aprendizagemCom isso, tratando-se de produtividade e colaboração, a Microsoft possui uma versão do Office 365 que, além de ser gratuita para instituições de ensino*, possui aplicativos e funcionalidade exclusivas e desenhadas para o uso nas escolas. Conheça mais aqui.

*Saiba os requisitos do Office 365 Education

Fonte: PorVir

As tecnologias de informação e comunicação (TIC) exercem um papel cada vez mais importante na forma de nos comunicarmos, aprendermos e vivermos.

O desafio é equipar essas tecnologias efetivamente, de forma a atender aos interesses dos aprendizes e da grande comunidade de ensino e aprendizagem.

A UNESCO acredita que as TIC podem contribuir para o acesso universal à educação, a equidade na educação, a qualidade de ensino e aprendizagem, o desenvolvimento profissional de professores, bem como melhorar a gestão, a governança e a gestão educacional ao fornecer a combinação certa e organizada de políticas, tecnologias e capacidades.

Por meio de uma plataforma intersetorial própria, com foco no trabalho conjunto dos setores de Comunicação e Informação, Educação, e Ciências, no qual são tratadas as questões sobre acesso, inclusão, equidade e qualidade na educação.

A UNESCO – seus escritórios nacionais, regionais e institutos – em colaboração com seus parceiros, desenvolve recursos que podem ajudar os países a elaborarem TIC para políticas, estratégias e atividades educacionais de forma efetiva, incluindo a garantia de que essas estratégias enfrentem os desafios causados pela exclusão digital das populações mais desfavorecidas.

Seu programa inclui:

  • Capacitação e aconselhamento em políticas públicas para o uso de tecnologias na educação, particularmente nos domínios emergentes, como a aprendizagem móvel.
  •  Garantia de que os professores tenham as habilidades necessárias para usar as TIC em todos os aspectos da prática de sua profissão por meio de ferramentas como o Marco Político de Padrões de Competência em TIC para Professores.
  • Apoio do uso e desenvolvimento de recursos e softwares educacionais plurilíngues, que sejam disponíveis para uso e reúso como resultado de licenças abertas, como recursos educacionais abertos (REA) e software livre e aberto (free and open source software – FOSS).
  • Promoção das TIC para a educação inclusiva, que inclua também as pessoas com deficiências e proporcione a igualdade entre homens e mulheres.
  • Coleta de dados estatísticos e desenvolvimento de indicadores sobre o uso de TIC na educação.
  • Provisão de apoio a políticas públicas que garantam que o potencial das TIC seja aplicado efetivamente em todo o sistema educacional.
  • O Instituto de Tecnologias de Informação para a Educação (UNESCO Institute for Information Technologies in Education – IITE), com sede em Moscou, é especializado no intercâmbio de informações, pesquisa e treinamento sobre a integração das TIC em educação.

A UNESCO trabalha com comunidades educacionais de todo o mundo – ministérios da Educação, institutos especializados, professores, aprendizes e participantes em capacitações – para alavancar efetivamente o potencial das TIC de forma a elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem.

 

O uso de TIC na educação do Brasil

O Brasil precisa melhorar a competência dos professores na utilização das TIC na educação. A forma como o sistema educacional incorpora as TIC afeta diretamente a redução da exclusão digital existente no país.

Vários pontos devem ser levados em conta quando se procura responder a questões como estas: Como as TIC podem ser utilizadas para acelerar o desenvolvimento em direção à meta de "educação para todos e ao longo da vida"? Como elas podem propiciar melhor equilíbrio entre ampla cobertura e excelência na educação? Como elas podem contribuir para reconciliar universalidade e especificidade local do conhecimento? De que maneira a educação pode preparar os indivíduos e a sociedade, de forma que eles dominem as tecnologias que permeiam de modo crescente todos os setores da vida e, com isso, possam se beneficiar delas?

  • Primeiro, as TIC são apenas uma parte de um desenvolvimento contínuo de tecnologias, a começar pelo giz e pelos livros, sendo que todos podem apoiar e enriquecer a aprendizagem.
  • Segundo, as TIC, como quaisquer ferramentas, devem ser usadas e adaptadas para servir a fins educacionais.
  • Terceiro, várias questões éticas e legais, como as vinculadas à propriedade do conhecimento, ao crescente tratamento da educação como mercadoria, à globalização da educação frente à diversidade cultural, interferem no amplo uso das TIC na educação.

Na busca de soluções para essas questões, a UNESCO coopera com o governo brasileiro e com instituições parceiras na promoção de ações de disseminação de TIC nas escolas, com o objetivo de melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem, entendendo que a alfabetização digital é uma decorrência natural da utilização frequente dessas tecnologias. A UNESCO também coopera com o Programa TV Escola, para explorar a convergência das mídias digitais na ampliação da interatividade dos conteúdos televisivos utilizados no ensino presencial e a distância.

A UNESCO no Brasil conta com a permanente parceria das Cátedras UNESCO em Educação a Distância em várias universidades brasileiras, que utilizam as TIC para promover a democratização do acesso ao conhecimento no país.

Recursos Educacionais Abertos (REA)

Os REA são materiais para ensinar, aprender e pesquisar, que estão em domínio público ou são publicados com uma licença de propriedade intelectual que permite sua livre utilização, adaptação e distribuição. 

A UNESCO acredita que o acesso universal à educação de alta qualidade é a chave para se construir a paz, o desenvolvimento social e econômico sustentável, e o diálogo intercultural. Os Recursos Educacionais Abertos (REA) oferecem uma oportunidade estratégica para melhorar a qualidade da educação, bem como para facilitar o diálogo sobre políticas públicas, o compartilhamento de conhecimento e a capacitação. 

Em 2001, o Massachusetts Institute of Technology (MIT), em uma iniciativa sem precedentes, anunciou a liberação em acesso livre, na internet, de quase todos os seus cursos. Com o aumento do número de instituições que oferecem cursos livres e abertos, em 2002, a UNESCO organizou o Primeiro Fórum Global em REA (1st Global OER Forum), no qual foi adotada a expressão "recursos educacionais abertos" (REA). 

Com o apoio da Hewlett Foundation, em 2005, a UNESCO criou uma comunidade mundial em REA (OER Community wiki), para compartilhar informações e trabalhar de forma colaborativa em questões relativas ao uso de REA. A UNESCO está desenvolvendo uma nova e inovadora Plataforma de REA, que oferecerá publicações da Organização selecionadas como REA, e permitirá que comunidades de prática, incluindo professores, estudantes e profissionais da educação, possam copiar, adaptar e compartilhar seus recursos livremente.

Em parceria com instituições europeias importantes na área, a UNESCO é membro da iniciativa Open Educational Quality (OPAL) para desenvolver um Marco de Práticas de REA, práticas essas que melhoram a qualidade e a inovação na educação.

Saiba mais

Aprendizagem móvel

Os aparelhos móveis (telefones celulares, smartphones, tablets etc.) estão transformando o modo pelo qual nós nos comunicamos, vivemos e aprendemos. A aprendizagem móvel oferece formas modernas que ajudam no processo de aprendizagem por meio de aparelhos móveis, como notebooks, tablets, MP3 players, smartphones e telefones celulares e smart phones. Devemos garantir que essa revolução digital se torne uma revolução na educação, promovendo uma aprendizagem inclusiva e de melhor qualidade em todos os lugares.

À medida que as tecnologias móveis se deslocam das margens da educação para seu centro, os professores se tornam peças-chave para o sucesso das TIC no ensino e na aprendizagem. As tecnologias móveis não são uma panaceia, mas apresentam um caminho claro para melhorar a eficiência educacional. A aprendizagem móvel apresenta atributos exclusivos, se comparada à aprendizagem tecnológica convencional: ela é pessoal, portátil, colaborativa, interativa, contextual e situada; ela enfatiza a "aprendizagem instantânea", uma vez que a instrução pode ocorrer em qualquer lugar e a qualquer momento. Além disso, ela pode servir de apoio às aprendizagens formal e informal, tendo assim um enorme potencial para transformar o modo de se oferecer educação e treinamento.

Os aparelhos móveis são a TIC mais onipresente e bem-sucedida da história da humanidade. Elas existem em grandes quantidades, em lugares onde livros e escolas são escassos. Em menos de uma década, as tecnologias móveis se espalharam para os lugares mais longínquos do planeta. Da população estimada da Terra, por volta de 7 bilhões de pessoas, 6 bilhões já têm acesso a um telefone móvel em funcionamento. A África, que nos anos 1990 apresentava um índice de penetração da telefonia móvel de apenas 5%, atualmente é o segundo maior e mais crescente mercado dessa tecnologia do mundo, com um índice de penetração de mais de 60%, e que ainda está aumentando.

A escassez da quantidade de professores – tanto atual quanto futura – impede uma ampla gama de esforços de desenvolvimento, ao não permitir que os jovens tenham acesso a uma instrução de alta qualidade, necessária para se sobressair nas sociedades do conhecimento. Essa escassez de professores capacitados e motivados é mais grave em partes do mundo nas quais se necessita desesperadamente de mais instrução de melhor qualidade.

Á luz da emergência da crise mundial de professores, a UNESCO deseja compreender melhor como as tecnologias móveis podem ajudar a preparar novos professores e proporcionar desenvolvimento profissional para os que estão na ativa, além de explorar meios para que as referidas tecnologias ajudem na oferta da educação para todos. Assim, a UNESCO busca ampliar as parcerias e promover atividades e discussões sobre tópicos de ponta, como os Recursos Educacionais Abertos (REA); aplicativos de sala de aula para smartphones e celulares simples; conteúdos para tablets e netbooks; métodos pedagógicos para a aprendizagem móvel; desenvolvimento de aplicativos também para essa modalidade de aprendizagem; mídias sociais e muito mais.

A aprendizagem móvel surge como uma das soluções para os desafios enfrentados pela educação. Melhorar o acesso e a qualidade da educação requer liderança política, planejamento e ação. As tecnologias móveis têm a chave para transformar a exclusão digital que existe atualmente em dividendos digitais, trazendo consigo uma educação inclusiva e equitativa de qualidade para todos. 

Tecnologia na educação: o impacto, as vantagens e os desafios

Confira um panorama geral sobre o potencial, o impacto e os desafios para a implementação da tecnologia como facilitadora da educação.

Qualquer profissional de ensino que se mantenha atualizado sobre as maiores tendências da área sabe que a utilização da tecnologia na educação já é uma necessidade inadiável. Afinal, é impossível ignorar o quanto a digitalização impactou diretamente o ritmo das transformações sociais e mudou o comportamento e as expectativas de pais e estudantes em relação ao sistema de aprendizagem.

Entretanto, é preciso encontrar formas para que esse recurso seja empregado em sala de aula para aprimorar, efetivamente, o conhecimento dos alunos e as rotinas dos professores.

Isso porque, desde a chegada do quadro negro e de suas extensões (projetor, fotocopiadora e videocassete) o propósito do uso da tecnologia nas escolas era, justamente, dinamizar a apresentação das informações. De uns tempos para cá, graças à difusão dos computadores e das ferramentas interativas, a questão agora é outra: como acessar a informação.

Pensando nessa questão, a CodeBit elaborou um panorama geral sobre o que é a tecnologia na educação, qual o seu impacto, suas vantagens e seus desafios.

Siga com a gente e confira:

 

O que é a tecnologia na educação?

Graças ao impacto causado pela informatização, a maior parte das pessoas enxerga a tecnologia na educação como um processo de implementação de computadores, lousas digitais e gadgets nas escolas. Contudo, o uso de ferramentas voltadas à facilitação do ensino sempre foi um grande aliado do aprendizado. Um exemplo disso são as ferramentas citadas acima como projetores, fotocopiadoras, videocassetes e depois, aparelhos de DVD. Entretanto, a partir dos anos 2000, com a popularização dos computadores, as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) passaram a impactar nossas vidas e logo se tornaram essenciais nos processos educativos.

Quando mencionamos as TICs, nos referimos à pluralidade de tecnologias que permitem a criação, a captura, o armazenamento, o recebimento e a transmissão de informações.

No contexto educacional, as TICs podem ser excelentes ferramentas para otimizar as técnicas e gerar resultados positivos.

 

Os impactos da tecnologia na educação

Não é novidade que, nos dias atuais, crianças com menos de dois anos já manuseiam smartphones para assistir desenhos. De fato, o contato com os recursos tecnológicos está surgindo, cada vez, mais cedo. Celulares, tablets e games compõem o cotidiano dos chamados “nativos digitais”. Diante desta realidade, as instituições de ensino devem se reinventar para atender às demandas do novo perfil de estudante, que é mais crítico, dinâmico e, principalmente, conectado. Entretanto, toda essa integração não é um processo simples para as escolas, já que a tecnologia no ensino deve ser bem planejada, de modo a focar na formação integral do aluno.

De acordo com pesquisa realizada pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, mais de 70% dos jovens brasileiros utilizam a internet como auxiliadora nos estudos. Esse dado apenas fortalece o fato de que tecnologia e os alunos formam duplas inseparáveis.

Por isso, ignorar essa tendência pode provocar vários riscos às instituições de ensino e motivar, até mesmo, a perda de alunos.

 

As vantagens

Todos os benefícios trazidos pela tecnologia para as diversas esferas da sociedade atual se estendem, também, à educação.
Os recursos tecnológicos, quando bem aplicados, são verdadeiros facilitadores do acompanhamento do desempenho individual de cada aluno e permitem que o processo de aprendizado seja personalizado, de acordo com as facilidades e dificuldades de cada um.

Outra grande vantagem é que a tecnologia, de modo geral, estimula a autonomia do estudante e atua como um agente ativo na construção do conhecimento.

Além disso, a conectividade incentiva o trabalho em equipe a partir de atividades colaborativas e interativas, que tornam o aprendizado mais dinâmico.

As vantagens da tecnologia na educação não se limitam apenas aos estudantes.  Com ela, os educadores podem gerenciar tarefas burocráticas de formas simplificadas para tornar o trabalho mais prático.

Por fim, mas não menos importante, vale considerar que a mobilidade das TICs permite que o aprendizado aconteça de forma contextual e situada, já que a instrução pode ocorrer em qualquer lugar e a qualquer momento.

Nesse contexto, é inegável o quanto as novas tecnologias podem contribuir para o acesso universal à educação, reduzir a desigualdade e promover a equidade. Entretanto, vários desafios devem ser superados para que esses propósitos sejam atingidos.

 

Os desafios

Da mesma forma que a tecnologia na educação pode ampliar o acesso às informações, caso as ferramentas sejam aplicadas de maneira incorreta, podem intensificar ainda mais o abismo que separa a rede pública da rede privada de ensino.

Além disso, nenhum tipo de tecnologia, por mais elevada que seja, é capaz de substituir a ação do professor no processo educativo. Contudo, é essencial que esses profissionais sejam capacitados para utilizar e conduzir todos os recursos e ferramentas disponíveis. Portanto, é imprescindível que as escolas invistam na formação continuada de seus educadores, para que eles estejam aptos, não apenas para manusear as novas tecnologias, mas também para desenvolver práticas que tornem as aulas mais dinâmicas, mais próximas da realidade dos alunos.

Levando em conta o mundo totalmente dinamizado em que vivemos, marcado por constantes mudanças, a tecnologia na educação é um verdadeiro divisor de águas que pode ser a chave para formar cidadãos mais informados, críticos, autônomos e participativos.

 

Enfim, gostou de saber mais sobre a importância da tecnologia na educação? Continue de olho no CodeBlog e acompanhe todas as notícias e tendências do universo tecnológico.

Um grande abraço e até mais!

Referencias

https://pt.unesco.org/fieldoffice/brasilia/expertise/ict-education-brazil

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