TRABALHO SOBRE AS tics NA EDUCAÇÃO

 A IMPORTÂNCIA DAS TICS NA EDUCAÇÃO

Ao longo de toda a história observamos que dia a dia vem se buscando melhores condições para inovar ou reestruturar a educação. Umas das mais avançadas novidades na estruturação ou reestruturação na docência é a chamada "TICs" Tecnologia da informação e comunicação.

Talvez não imaginaríamos que na educação, ao longo dos anos, poderíamos ver um crescimento buscando novos caminhos para desenvolver melhor o estudo dentro de sua programação normal, no avanço do projeto político pedagógico, buscando mecanismos que desenvolveriam o método mais eficaz para o ensino e aprendizagem.

A educação começa a tomar caminhos com a criação do quadro negro no início do século XIX, através do fescocês James Pillanes, mais precisamente em 1800 quando decidiu juntar placas de ardósia em suas aulas de geografia, dando assim um grande passo para que hoje nós educadores pudéssemos  apresentar em textos o que anteriormente expressavam apenas com a leitura e os alunos não teriam assim o contato direto com a escrita. A forma de exposição de conteúdo criado nessa ocasião possivelmente foi recebida como um grande avanço. Portanto não pensaríamos um dia chegar ao nível educacional que temos hoje quando podemos usar plataformas mais eficientes como power point e swap na explanação de nossos argumentos em sala de aula, levando os alunos a uma melhor participação no processo ensino aprendizagem.

Desde a criação do quadro negro até os dias de hoje, onde temos o uso do "liquid paper" ou mais conhecido como branquinho, ou "error ex", o uso de plataformas midiáticas de aplicativos como tabletes, ipads, e o uso de aplicativos como tradutores on line, power points, e outras formas que aplicativos referentes ao mundo da tecnologia da inovação e comunicação, temos um grande avanço para a educação.

As tecnologias da informação e da comunicação avançam cada dia para novos rumos que conseguem gerar maior interesse para os educadores e os educandos, onde a comunicação docente-discente torna se mais atrativa e mais eficiente para os planos políticos pedagógicos serem melhor desenvolvidos.

As TICs hoje desenvolvem mecanismos que fazem que a educação seja mais eficiente superando assim todas as barreiras em um crescimento amplo e eficiente em um processo rápido e que assim desenvolvem e usam as mais avençadas metodologias de educação usando as ferramentas criadas pelas Tecnologias da informação e da comunicação como ferramentas extremamente necessárias para o mundo da educação.

Se o quadro negro foi avançado para a ocasião, hoje temos ainda mais eficiência nos mecanismos gerados para a nova geração de educadores, como algo inimaginável décadas atrás. Porém os estudiosos de tecnologia da informação, os chamados "TIs", bem como os engenheiros dessas tecnologias tem buscado aprimoramentos que facilitam o processo ensino aprendizagem, promovendo assim novas ideias e aplicações gerais no setor da educação.

Ao longo dos anos a sociedade educadora passou por diversas transformações acompanhando o desenvolvimento global de tecnologias que alcançaram assim  a educação elevando o patamar de dedicados educadores que buscam desenvolver ideias, projetos e sistemas no uso dos equipamentos essenciais para esse fim.

Desde a criação dos computadores pessoais, "pcs" (personal Computer), surgiu se novo conceito através das tecnologias de informação e de comunicação com os equipamentos portáteis como os smartphones, notebooks, tabletes e ipads que tornaram ferramentas tão importantes para os educadores alavancando assim o segmento da sociedade voltado para a educação em geral.

Quando estudei, na década de 70,80 no ensino fundamental, observava a utilidade dos equipamentos como os mimiógrafos, equipamentos mecânicos à manivela e rolo pressor,  que eram usados para fazer as cópias de exercícios e provas que os alunos pudessem assim ter suas atividades "xerocadas" com total compatibilidade com o conteúdo do professor. Os famosos "estencil" que serviam para copiar os trabalhos associados ao álcool e nós sempre questionávamos o famoso cheiro do álcool  que invadiam as salas de aula. Décadas depois chegou ao mercado o antigo retroprojetor onde se usavam lâminas transparentes projetadas no quadro negro ampliando os textos e figuras preparadas pelos docentes.  Hoje temos o datashow como "evolução da espécie", bem como os painéis de projeção retráteis e até mesmo elétricos, plataformas, aplicativos e outros meios de passar o conhecimento e ainda os métodos mais eficientes e avançados de mecanismos  de pesquisas, onde os alunos tem a possibilidade real de renovar seus conhecimentos e ampliar os meios de estudos e análises das matérias desenvolvidas pelas novas tecnologias e fontes de pesquisas atualizadas e completamente úteis aos educandos.

 A chamada renovação ou inovação tecnológica, cercada anteriormente de grandes questionamentos em suas eficácias, trouxe para as salas de aulas um grande avanço no desenvolvimento de conhecimento e pesquisas.

O período que passamos hoje, alterado por inúmeras circunstâncias ocasionais ou sazonais, como as epidemias e ou pandemias, levou o mundo da educação a se posicionar diante da necessidade urgente, remodelando assim os artifícios essenciais para a aplicabilidade do projeto político pedagógico mediante as dificuldades de acesso a informação nos cursos presenciais, levando os educandos a buscar aprimorar  dentro da necessidade atual. Alguns educadores passaram por dificuldades infinitas no uso das tecnologias de informação e comunicação devido a pouca prática de uso dos equipamentos de informática disponíveis no mercado. 

Muitos de nossos educadores, como alguns colegas de trabalho que tive nos anos de pandemia, tiveram grandes dificuldades para o uso da tecnologia e recursos disponíveis e alguns até sentindo se constrangidos pela falta de conhecimento, não buscando assim ajuda para execução dos trabalhos na educação.

As ferramentas atualmente disponíveis mostraram que podemos alavancar nossa participação da educação e aprimorar nossos conhecimentos e aplicabilidade de conteúdos absorvidos para que a educação seja mais eficiente e promissora, motivando assim os discentes a manter a sequencia de estudos e busca de mais conhecimento.

Portanto concluímos que o uso da TICs na educação se tornaram ferramentas primordiais e inescusáveis para o desenvolvimento educacional em todos os sentidos e não conseguimos mais viver o mundo da educação sem as Tecnologias da informação e da comunicação.

O avanço dos estudos e por assim dizer, os melhores conhecimentos daqueles que realmente querem estar cientificamente prontos para o mundo do trabalho, devem muito ao avanço tecnológico no mundo educacional e então os desenvolvedores de aplicativos, bem como os criadores de plataformas midiáticas são os maiores responsáveis do grande melhoramento no campo da educação.

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