EIS QUE FAÇO NOVAS TODAS AS COISAS!!!
NOVOS CÉUS E NOVA TERRA!!!
I - TODAS AS COISAS SERÃO RENOVADAS
1. Deus criou os céus. Quando a
Bíblia fala a respeito dos "céus", normalmente refere-se ao espaço
sideral. No princípio, Ele criou "os céus", mas o "Céu",
morada de Deus já existia. Deus habita nos "céus", acima do espaço
sideral (Sl 11.4).
2. A renovação divina dos céus. Deus
irá restaurar todo o universo, expurgando os efeitos da Queda e as ações do
Diabo e seus anjos. A Terra passará por um processo de transformação e estará
livre dos efeitos da ação maligna e do homem (Is 34.4; Ap 21.4). Na
renovação divina, toda a Terra será transformada (2 Pe 3.7).
"O Novo Céu
O céu na eternidade será diferente
daquele onde Deus agora habita. Na consumação de todas as coisas, Deus renovará
os céus e a terra, fundindo seu céu a um novo universo e formando uma habitação
perfeita que será o nosso lar eterno. Em outras palavras, o céu irá expandir-se
e englobar todo o universo da criação. Tudo será transformado em um lugar
perfeito e magnífico, adequado à glória do céu. O apóstolo Pedro descreveu isto
como a esperança de todos os remidos (2 Pe 3.13).
Naturalmente, uma reforma cósmica
radical sempre esteve nos planos de Deus. Esta foi também a graciosa promessa
que, por meio dos profetas do AT, Deus deu a seu povo (Is
65.17-19).
Deus declara que transformará de tal
forma o céu e a terra que hoje conhecemos, que corresponderá a uma nova
criação. Observe que, em um novo universo, a Nova Jerusalém será o foco de
todas as coisas. O novo céu e a nova terra serão tão magníficos que tornarão os
antigos insignificantes. No capítulo final da profecia de Isaías, o Senhor
promete que este novo céu e esta nova terra perdurarão para sempre, juntamente
com todos os santos de Deus (Is 66.22)" (LAHAYE, Tim. Enciclopédia Popular
de Profecia Bíblica. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2008, pp.111,12).
Ninguém pode escapar da morte.
Mas, na Nova Jerusalém, a morte não mais existirá. Não haverá
luto nem lágrimas.
"A nova Jerusalém é
verdadeiramente santa, preparada por Deus para uma hora e propósito especiais.
Ela já existe no céu (Gl 4.26). É a cidade que Abraão buscou, e que todo o povo
de Deus continua a buscar. O próprio Deus é o seu arquiteto e fundador. É um lugar
preparado para um povo devidamente preparado.
O tabernáculo (habitação de Deus). A
partir daqui, o Senhor Deus estará continuamente com a raça humana na terra.
Num certo sentido, céus e terra convergirão num único ponto. A Nova Jerusalém,
que estará sobre a terra, será o quartel-general de Deus. Não mais estaremos
separados. Nós, sobre a terra, e Deus em seu trono. As especiais manifestações
de sua presença serão contínuas.
Ele estará com seu povo para
sempre." Leia mais em Apocalipse: As coisas que brevemente devem
acontecer, CPAD, pp. 296,297.
II - NOVOS CÉUS E NOVA TERRA
1. Em Cristo, céus e terra serão
congregados. O apóstolo Pedro afirma que aguardamos novos céus e nova Terra (2
Pe 3.13). O texto da Epístola de Pedro nos mostra que o propósito divino é uma
nova criação (Is 66.22). Os céus e a Terra serão purificados e restaurados pelo
fogo. Os crentes esperam ansiosamente pela restauração do mundo de Deus.
2. Novos céus e nova terra. A Igreja de
Jesus tem sido perseguida ao longo da História, mas está perto o tempo em que
não haverá mais nenhuma ação maligna ou humana contra o povo do Senhor (Hb
11.36-39). Com a restauração de todas as coisas, nos "novos céus" e
"na nova terra", "não haverá lembrança das coisas passadas, nem
mais se recordarão".
Nos novos céu e terra nada nos trará
medo e nada nos separará um dos outros. A única água descrita será 'o rio puro
da água da vida' (Ap 22.1). Este rio claro como cristal desce pela rua
principal do céu (Ap 22.2).
Apocalipse 21.3-7 traz uma descrição
das características mais marcantes dos novos céus e nova terra.
As Escrituras aqui prometem que o céu
será um Reino de perfeita bem-aventurança. Nos novos céus e na nova terra não
haverá lugar para lágrimas, dor, tristeza e pranto. Lá o povo de Deus habitará
com Ele por toda a eternidade, completamente livre de todos os efeitos do
pecado e do mal. Deus é retratado secando pessoalmente as lágrimas dos remidos.
No céu, a morte estará completamente
aniquilada (1 Co 15.26). Ali não haverá doença, fome, problemas ou tragédias.
Haverá apenas a alegria completa e bênçãos eternas"
Mas nós, segundo a sua
promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça. 2
Pedro 3:13
E vi um novo céu, e
uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar
já não existe. Apocalipse21:1
Porque, eis que eu
crio novos céus e nova terra; e não haverá mais lembrança das coisas passadas,
nem mais se recordarão.Isaías 65:17
Porque, como os novos
céus, e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o
Senhor, assim também há de estar a vossa posteridade e o vosso nome. Isaías 66:22
Porque haverá semente
de prosperidade; a vide dará o seu fruto, e a terra dará a sua novidade, e os
céus darão o seu orvalho; e farei que o restante deste povo herde tudo isto.Zacarias 8:12
A
maior esperança da igreja é a vida eterna e para tal é preciso preparar para o
grande e terrível dia do Senhor onde Ele ,o Senhor Jesus, virá e receberá de
Deus o pai o seu grande trono branco e por conseguinte a coroa real e o poder
de governar definitivamente o mundo.
O
juízo de Deus virá sobre todos os homens e os que estiverem em Cristo, que O
confessaram como único e suficiente Salvador, receberão a coroa da justiça e
diante do trono branco assistiram na sentença de todos os anjos caídos e os homens
que se negaram a servir ao grande e
suficiente salvador Jesus Cristo.
O
momento da igreja é o que chamamos hoje de era cristã, ou período da igreja, ou
ainda definimos como o tempo da graça.
Isaias,
em torno do ano 700 antes de Cristo profetizava sobre o dia em que desceria a
nova Jerusalém ataviada como uma noiva ao encontro do cordeiro. Fala que as
coisas novas criadas por Deus levará o homem a nem mesmo se lembrar mais das
coisas passadas pois Ele mesmo criará novos céus e nova terra.
A
terra anteriormente criada por Deus para ser imaculada e cheia de maravilhas,
sem as mazelas que hoje sofremos, foi deturpada pelo adversário ao introduzir
em seu coração o desejo que ser semelhante ao Altíssimo e sendo ele despejado
do céu, onde era querubim ungido da guarda de Deus e foi então precipitado no
abismo.
Segundo
o entendimento que temos do abismo onde fora lançado Lucifer, o desertor,
traidor e ganancioso, fica entre o céu e a terra. “pois não temos que lutar contra a carne ou
sangue, mas contra principados e potestades do ar nos lugares celestiais” Porque não temos que lutar contra a carne e o
sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os
príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos
lugares celestiais. Efésios 6:12.
No dia do juízo final aprendemos que este mesmo inimigo será
lançado no lago de fogo e enxofre depois de ter sido preso por mil anos durante
o milênio de Cristo e ser solto pro Cristo para tentar os que nasceram durante
o milênio e que não tiveram a tentação igualando se assim o mesmo que passaram
os que nasceram em nossa era.
Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e
Satanás, e amarrou-o por mil anos. Apocalipse 20:2
E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele,
para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois
importa que seja solto por um pouco de tempo. Apocalipse 20:3
E aquele que não foi
achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo. Apocalipse 20:15
E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e
enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão
atormentados para todo o sempre. Apocalipse20:10
Surge então a hora da maior festa cristã onde os que venceram
poderão assentar se com Ele no trono, comer da árvore da vida e regozijar se
por saber que nada mais atrapalhará a carreira e que viveremos eternamente com
o Senhor.
E
ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre
as nações, Apocalipse 2:26
E olhei, e eis um
cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada
uma coroa, e saiu vitorioso, e para vencer. Apocalipse 6:2
Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu
trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono. Apocalipse 3:21
Quando os espias de Moisés foram espiar a terra de canaã Josué
e Calebe,dentre os dose espias, ficaram maravilhados com as frutas que haviam na terra. Os outros dez
espias voltaram falando mais nos homens poderosos que pra eles eram gigantes de
tão grandes que eram e se preocuparam mais com as dificuldades que com as
benécias da nova terra.
Imagine agora se Deus permitiu aos homens manterem uma terra tão boa
pra se plantar e de grandes frutos nas colheitas, como será ainda maior e
melhor o que nos espera nas mansões celestiais. Mas, como está escrito:As coisas que o olho não viu, e o
ouvido não ouviu,e não subiram ao coração do homem,são as que Deus preparou
para os que o amam. 1 Coríntios 2:9. III - NOVA JERUSALÉM
1. Foi preparada no ceu. Será um lugar
santo de comunhão e relacionamento com Deus (Ap 21.3). Ali encontraremos uma
linda praça, no meio da qual atravessa o "rio da vida", com a
"árvore da vida" em suas margens (Ap 22.2; 21.6). Só os que têm o
nome escrito no Livro da Vida entrarão nessa linda cidade. Neste mundo
tenebroso, enfrentamos lutas e sofremos com a degradação do meio ambiente, as
enchentes, secas e variações climáticas, mas haveremos de desfrutar de um novo
lugar que está preparado para aqueles que creem e o aguardam.
2. Os muro e as doze portas. "E tinha
um grande e alto muro com doze portas, e, nas portas, doze anjos, e nomes
escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos de Israel" (Ap
21.12, 13). Cada porta é "uma pérola"; a praça é "de ouro puro,
como vidro transparente" (Ap 21.21); o muro é de jaspe, "a cidade, de
ouro puro, semelhante a vidro puro" (Ap 21.18,21). Os nomes nas portas
representam a fidelidade de Deus para com Abraão, Isaque e Jacó (cf. Rm 9.27;
11.29). Nela, não haverá templo, pois o "seu templo é o Senhor, Deus
Todo-Poderoso, e o Cordeiro" (Ap 21.22).
3. Os doze fundamentos da cidade. "E o muro da
cidade tinha doze fundamentos e, neles, os nomes dos doze apóstolos do
Cordeiro" (Ap 21.14). Os nomes dos apóstolos nos fundamentos representam a
Igreja de Cristo como "coluna e firmeza da verdade" (1 Tm 3.15),
através da "doutrina dos apóstolos" (At 2.42), que representa a
mensagem do evangelho de Cristo. Seus fundamentos são gloriosos (Ap 21.19,20).
Só chegando lá poderemos ver o cuidado do Senhor em projetar tanto brilho e
fulgor da cidade divina. A cidade tem formato cúbico (Ap 21.16,17).
4. Ali não haverá mais tristeza. "E Deus
limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem
clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas" (Ap 21.4; 1
Co 15.26). Um dos principais motivos para a tristeza é a morte. Nas grandes
cidades ou nos pequenos lugarejos, sempre existe um cemitério, onde entes
queridos são enterrados. Ninguém pode escapar da morte. Mas, na Nova Jerusalém,
a morte não mais existirá (Ap 20.14; 1 Co 15.26). Não haverá luto nem lágrimas.
Ela descerá do céu (Ap 21.2) e
servirá de fonte permanente de luz para as nações (Ap 21,24,26). A Cidade Santa
iluminará as nações, mas nela não haverá "nem sol, nem lua", pois
"a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam,
porque a glória de Deus a tem alumiado, e o Cordeiro é a sua lâmpada" (Ap
21.23).
5. Não haverá pecado nem pecadores. "E não
entrará nela coisa alguma que contamine e cometa abominação e mentira, mas só
os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro" (Ap 21.27). Ali não
haverá maldição contra ninguém (Ap 22.3), pois os corruptos já estarão no lago
de fogo e só os salvos viverão na Santa Cidade. Todos os ímpios que não se
arrependerem ficarão de fora (Ap 22.15; 1 Co 6.10) e todos os que praticam atos
indignos aos olhos de Deus não terão acesso à Nova Jerusalém, pois seu lugar e
destino é o inferno (Sl 9.17).
As Escrituras descrevem a Nova
Jerusalém como a 'Jerusalém que é de cima' (Gl 4.26), 'a cidade do Deus vivo, a
Jerusalém celestial' (Hb 12.22), e 'a Santa Cidade' que 'de Deus descia do céu'
(Ap 21. 2,10). O AT refere-se a ela como a habitação de Deus. No NT, é também a
morada celestial dos santos. As sagradas estruturas da cidade celestial
contribuíram para o projeto do Tabernáculo e do Templo na terra. Quando descer
como o 'tabernáculo de Deus com os homens' (Ap 21.3), será um Templo tanto
físico (Ap 21.12-21) como espiritual (Ap 21.22).
O AT representa a Jerusalém celestial
como o 'monte' e o 'santuário' celestial. Ezequiel refere-se ao 'monte santo de
Deus' e a 'santuários' no céu (Ez 28.14,16). Salmos 2 menciona 'Aquele que
habita nos céus' e 'o nome santo monte Sião' (vv. 4,5). A primeira expressão
diz respeito ao lugar no céu onde Deus está entronizado. A segunda refere-se à
Jerusalém terrestre, onde Deus dará o trono a seu Rei, após derrotar as nações na
batalha do Armagedom. Os salmos davídicos também aludem a Deus em sua 'casa' ou
'templo' (Sl 11.4), apesar de o Templo ter sido erguido somente após a morte de
Davi. Tais referências são, portanto, relativamente ao Templo celestial, como
vemos em um dos salmos de forma explícita: 'O Senhor está no seu santo templo;
o trono do Senhor está nos céus' (
Agora chega a hora do final de todo o sofrimento do ser humano.
Sofrimento este provocado por nós mesmos quando cometemos nosso primeiro
pecado. A hora do Salvador, onde Jesus Cristo nos fará assentar com Ele e
reinar com Ele nas mansões celestiais e sem jamais sofrermos de novo as
aflições deste tempo presente pois nosso adversário estará para sempre
manietado e lançado no lago que arde com fogo e enxofre. Então Deus nos faz
novas definitivamente todas as coisas e nos dá a recompensa final dos santos
que recebem como principal galardão o novo céu e a nova terra onde habita a
justiça, enquanto os adversários de Deus sofrerão enfim a condenação eterna.
Não haverá
escape para nenhum ser humano que desmereceu a pregação do evangelho e
preferiram acreditar que estas coisas não aconteceriam e que Deus jamais
julgaria o mundo com a justiça deixando condenados todos os que não o aceitaram
como Senhor de suas vidas. Jesus será definitivamente o juiz, deixando o cargo “advocatício”que hoje ocupa,
tornando se assim juiz de tudo e de todos. O Rei dos reis e Senhor dos senhores.
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