EIS QUE FAÇO NOVAS TODAS AS COISAS!!!

NOVOS CÉUS E NOVA TERRA!!!
I - TODAS AS COISAS SERÃO RENOVADAS
1. Deus criou os céus. Quando a Bíblia fala a respeito dos "céus", normalmente refere-se ao espaço sideral. No princípio, Ele criou "os céus", mas o "Céu", morada de Deus já existia. Deus habita nos "céus", acima do espaço sideral (Sl 11.4). 
2. A renovação divina dos céus. Deus irá restaurar todo o universo, expurgando os efeitos da Queda e as ações do Diabo e seus anjos. A Terra passará por um processo de transformação e estará livre dos efeitos da ação maligna e do homem (Is 34.4; Ap 21.4).  Na renovação divina, toda a Terra será transformada (2 Pe 3.7). 
"O Novo Céu
O céu na eternidade será diferente daquele onde Deus agora habita. Na consumação de todas as coisas, Deus renovará os céus e a terra, fundindo seu céu a um novo universo e formando uma habitação perfeita que será o nosso lar eterno. Em outras palavras, o céu irá expandir-se e englobar todo o universo da criação. Tudo será transformado em um lugar perfeito e magnífico, adequado à glória do céu. O apóstolo Pedro descreveu isto como a esperança de todos os remidos (2 Pe 3.13).
Naturalmente, uma reforma cósmica radical sempre esteve nos planos de Deus. Esta foi também a graciosa promessa que, por meio dos profetas do AT, Deus deu a  seu povo (Is 65.17-19). 
Deus declara que transformará de tal forma o céu e a terra que  hoje conhecemos, que corresponderá a uma nova criação. Observe que, em um novo universo, a Nova Jerusalém será o foco de todas as coisas. O novo céu e a nova terra serão tão magníficos que tornarão os antigos insignificantes. No capítulo final da profecia de Isaías, o Senhor promete que este novo céu e esta nova terra perdurarão para sempre, juntamente com todos os santos de Deus (Is 66.22)" (LAHAYE, Tim. Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2008, pp.111,12).

 Ninguém pode escapar da morte. Mas, na Nova Jerusalém, a morte não mais existirá. Não haverá
luto nem lágrimas.
"A nova Jerusalém é verdadeiramente santa, preparada por Deus para uma hora e propósito especiais. Ela já existe no céu (Gl 4.26). É a cidade que Abraão buscou, e que todo o povo de Deus continua a buscar. O próprio Deus é o seu arquiteto e fundador. É um lugar preparado para um povo devidamente preparado. 
O tabernáculo (habitação de Deus). A partir daqui, o Senhor Deus estará continuamente com a raça humana na terra. Num certo sentido, céus e terra convergirão num único ponto. A Nova Jerusalém, que estará sobre a terra, será o quartel-general de Deus. Não mais estaremos separados. Nós, sobre a terra, e Deus em seu trono. As especiais manifestações de sua presença serão contínuas. 
Ele estará com seu povo para sempre." Leia mais em Apocalipse: As coisas que brevemente devem acontecer, CPAD, pp. 296,297.

II - NOVOS CÉUS E NOVA TERRA 
1. Em Cristo, céus e terra serão congregados. O apóstolo Pedro afirma que aguardamos novos céus e nova Terra (2 Pe 3.13). O texto da Epístola de Pedro nos mostra que o propósito divino é uma nova criação (Is 66.22). Os céus e a Terra serão purificados e restaurados pelo fogo. Os crentes esperam ansiosamente pela restauração do mundo de Deus.  
2. Novos céus e nova terra. A Igreja de Jesus tem sido perseguida ao longo da História, mas está perto o tempo em que não haverá mais nenhuma ação maligna ou humana contra o povo do Senhor (Hb 11.36-39). Com a restauração de todas as coisas, nos "novos céus" e "na nova terra", "não haverá lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão". 
Nos novos céu e terra nada nos trará medo e nada nos separará um dos outros. A única água descrita será 'o rio puro da água da vida' (Ap 22.1). Este rio claro como cristal desce pela rua principal do céu (Ap 22.2).
Apocalipse 21.3-7 traz uma descrição das características mais marcantes dos novos céus e nova terra.
As Escrituras aqui prometem que o céu será um Reino de perfeita bem-aventurança. Nos novos céus e na nova terra não haverá lugar para lágrimas, dor, tristeza e pranto. Lá o povo de Deus habitará com Ele por toda a eternidade, completamente livre de todos os efeitos do pecado e do mal. Deus é retratado secando pessoalmente as lágrimas dos remidos.
No céu, a morte estará completamente aniquilada (1 Co 15.26). Ali não haverá doença, fome, problemas ou tragédias. Haverá apenas a alegria completa e bênçãos eternas" 


            Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça. 2 Pedro 3:13
E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. Apocalipse21:1
Porque, eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá mais lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão.Isaías 65:17
Porque, como os novos céus, e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o Senhor, assim também há de estar a vossa posteridade e o vosso nome. Isaías 66:22
Porque haverá semente de prosperidade; a vide dará o seu fruto, e a terra dará a sua novidade, e os céus darão o seu orvalho; e farei que o restante deste povo herde tudo isto.Zacarias 8:12
A maior esperança da igreja é a vida eterna e para tal é preciso preparar para o grande e terrível dia do Senhor onde Ele ,o Senhor Jesus, virá e receberá de Deus o pai o seu grande trono branco e por conseguinte a coroa real e o poder de governar definitivamente o mundo.
O juízo de Deus virá sobre todos os homens e os que estiverem em Cristo, que O confessaram como único e suficiente Salvador, receberão a coroa da justiça e diante do trono branco assistiram na sentença de todos os anjos caídos e os homens que se negaram  a servir ao grande e suficiente salvador Jesus Cristo.
O momento da igreja é o que chamamos hoje de era cristã, ou período da igreja, ou ainda definimos como o tempo da graça.
Isaias, em torno do ano 700 antes de Cristo profetizava sobre o dia em que desceria a nova Jerusalém ataviada como uma noiva ao encontro do cordeiro. Fala que as coisas novas criadas por Deus levará o homem a nem mesmo se lembrar mais das coisas passadas pois Ele mesmo criará novos céus e nova terra.
A terra anteriormente criada por Deus para ser imaculada e cheia de maravilhas, sem as mazelas que hoje sofremos, foi deturpada pelo adversário ao introduzir em seu coração o desejo que ser semelhante ao Altíssimo e sendo ele despejado do céu, onde era querubim ungido da guarda de Deus e foi então precipitado no abismo.
Segundo o entendimento que temos do abismo onde fora lançado Lucifer, o desertor, traidor e ganancioso, fica entre o céu e a terra.  “pois não temos que lutar contra a carne ou sangue, mas contra principados e potestades do ar nos lugares celestiais” Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Efésios 6:12.
No dia do juízo final aprendemos que este mesmo inimigo será lançado no lago de fogo e enxofre depois de ter sido preso por mil anos durante o milênio de Cristo e ser solto pro Cristo para tentar os que nasceram durante o milênio e que não tiveram a tentação igualando se assim o mesmo que passaram os que nasceram em nossa era.
Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. Apocalipse 20:2
E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo. Apocalipse 20:3
E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão,Apocalipse 20:7
E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. Apocalipse 20:14
E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo. Apocalipse 20:15
E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre. Apocalipse20:10
Surge então a hora da maior festa cristã onde os que venceram poderão assentar se com Ele no trono, comer da árvore da vida e regozijar se por saber que nada mais atrapalhará a carreira e que viveremos eternamente com o Senhor.
E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações, Apocalipse 2:26
E olhei, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso, e para vencer. Apocalipse 6:2
Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono. Apocalipse 3:21
Quando os espias de Moisés foram espiar a terra de canaã Josué e Calebe,dentre os dose espias, ficaram maravilhados com  as frutas que haviam na terra. Os outros dez espias voltaram falando mais nos homens poderosos que pra eles eram gigantes de tão grandes que eram e se preocuparam mais com as dificuldades que com as benécias da nova terra.
Imagine agora se Deus permitiu aos homens manterem uma terra tão boa pra se plantar e de grandes frutos nas colheitas, como será ainda maior e melhor o que nos espera nas mansões celestiais. Mas, como está escrito:As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,e não subiram ao coração do homem,são as que Deus preparou para os que o amam. 1 Coríntios 2:9. III - NOVA JERUSALÉM
1. Foi preparada no ceu. Será um lugar santo de comunhão e relacionamento com Deus (Ap 21.3). Ali encontraremos uma linda praça, no meio da qual atravessa o "rio da vida", com a "árvore da vida" em suas margens (Ap 22.2; 21.6). Só os que têm o nome escrito no Livro da Vida entrarão nessa linda cidade. Neste mundo tenebroso, enfrentamos lutas e sofremos com a degradação do meio ambiente, as enchentes, secas e variações climáticas, mas haveremos de desfrutar de um novo lugar que está preparado para aqueles que creem e o aguardam. 
2. Os muro e as doze portas. "E tinha um grande e alto muro com doze portas, e, nas portas, doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos de Israel" (Ap 21.12, 13). Cada porta é "uma pérola"; a praça é "de ouro puro, como vidro transparente" (Ap 21.21); o muro é de jaspe, "a cidade, de ouro puro, semelhante a vidro puro" (Ap 21.18,21). Os nomes nas portas representam a fidelidade de Deus para com Abraão, Isaque e Jacó (cf. Rm 9.27; 11.29). Nela, não haverá templo, pois o "seu templo é o Senhor, Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro" (Ap 21.22). 
3. Os doze fundamentos da cidade. "E o muro da cidade tinha doze fundamentos e, neles, os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro" (Ap 21.14). Os nomes dos apóstolos nos fundamentos representam a Igreja de Cristo como "coluna e firmeza da verdade" (1 Tm 3.15), através da "doutrina dos apóstolos" (At 2.42), que representa a mensagem do evangelho de Cristo. Seus fundamentos são gloriosos (Ap 21.19,20). Só chegando lá poderemos ver o cuidado do Senhor em projetar tanto brilho e fulgor da cidade divina. A cidade tem formato cúbico (Ap 21.16,17). 
4. Ali não haverá mais tristeza. "E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas" (Ap 21.4; 1 Co 15.26). Um dos principais motivos para a tristeza é a morte. Nas grandes cidades ou nos pequenos lugarejos, sempre existe um cemitério, onde entes queridos são enterrados. Ninguém pode escapar da morte. Mas, na Nova Jerusalém, a morte não mais existirá (Ap 20.14; 1 Co 15.26). Não haverá luto nem lágrimas.
Ela descerá do céu (Ap 21.2) e servirá de fonte permanente de luz para as nações (Ap 21,24,26). A Cidade Santa iluminará as nações, mas nela não haverá "nem sol, nem lua", pois "a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem alumiado, e o Cordeiro é a sua lâmpada" (Ap 21.23).  
5. Não haverá pecado nem pecadores. "E não entrará nela coisa alguma que contamine e cometa abominação e mentira, mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro" (Ap 21.27). Ali não haverá maldição contra ninguém (Ap 22.3), pois os corruptos já estarão no lago de fogo e só os salvos viverão na Santa Cidade. Todos os ímpios que não se arrependerem ficarão de fora (Ap 22.15; 1 Co 6.10) e todos os que praticam atos indignos aos olhos de Deus não terão acesso à Nova Jerusalém, pois seu lugar e destino é o inferno (Sl 9.17).
As Escrituras descrevem a Nova Jerusalém como a 'Jerusalém que é de cima' (Gl 4.26), 'a cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial' (Hb 12.22), e 'a Santa Cidade' que 'de Deus descia do céu' (Ap 21. 2,10). O AT refere-se a ela como a habitação de Deus. No NT, é também a morada celestial dos santos. As sagradas estruturas da cidade celestial contribuíram para o projeto do Tabernáculo e do Templo na terra. Quando descer como o 'tabernáculo de Deus com os homens' (Ap 21.3), será um Templo tanto físico (Ap 21.12-21) como espiritual (Ap 21.22).
O AT representa a Jerusalém celestial como o 'monte' e o 'santuário' celestial. Ezequiel refere-se ao 'monte santo de Deus' e a 'santuários' no céu (Ez 28.14,16). Salmos 2 menciona 'Aquele que habita nos céus' e 'o nome santo monte Sião' (vv. 4,5). A primeira expressão diz respeito ao lugar no céu onde Deus está entronizado. A segunda refere-se à Jerusalém terrestre, onde Deus dará o trono a seu Rei, após derrotar as nações na batalha do Armagedom. Os salmos davídicos também aludem a Deus em sua 'casa' ou 'templo' (Sl 11.4), apesar de o Templo ter sido erguido somente após a morte de Davi. Tais referências são, portanto, relativamente ao Templo celestial, como vemos em um dos salmos de forma explícita: 'O Senhor está no seu santo templo; o trono do Senhor está nos céus' (

Agora chega a hora do final de todo o sofrimento do ser humano. Sofrimento este provocado por nós mesmos quando cometemos nosso primeiro pecado. A hora do Salvador, onde Jesus Cristo nos fará assentar com Ele e reinar com Ele nas mansões celestiais e sem jamais sofrermos de novo as aflições deste tempo presente pois nosso adversário estará para sempre manietado e lançado no lago que arde com fogo e enxofre. Então Deus nos faz novas definitivamente todas as coisas e nos dá a recompensa final dos santos que recebem como principal galardão o novo céu e a nova terra onde habita a justiça, enquanto os adversários de Deus sofrerão enfim a condenação eterna.
Não  haverá escape para nenhum ser humano que desmereceu a pregação do evangelho e preferiram acreditar que estas coisas não aconteceriam e que Deus jamais julgaria o mundo com a justiça deixando condenados todos os que não o aceitaram como Senhor de suas vidas. Jesus será definitivamente o juiz, deixando o cargo “advocatício”que hoje ocupa, tornando se assim juiz de tudo e de todos. O Rei dos reis e Senhor dos senhores.

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