NAMORO!! CASAMENTO BLINDADO V

CASAMENTO BLINDADO V
Como iniciar um casamento?
Você quer mesmo se casar?
Qual seu propósito com o namoro?
A mulher não tem domínio sobre o seu corpo, mas sim o marido; e da mesma forma o marido não tem domínio sobre o seu corpo, mas sim a mulher.
Não vos defraudeis um ao outro, senão talvez de comum acordo por algum tempo, a fim de que vos dediqueis à oração e de novo vos junteis, para que não vos tente Satanás por causa da vossa incontinência.
1 Coríntios 7:4,5
Um casamento começa com o “cortejo”. Cortejar é observar , analisar, procurar conhecer as manias, os desejos, os propósitos e enfim tudo que engloba um relacionamento a dois.

Qual é o objetivo do namoro?

O namoro deve ter um objetivo digno: ajudar um homem e uma mulher a decidir se querem se casar.
É verdade que alguns dos seus amigos talvez não encarem o namoro como algo sério. Pode ser que apenas gostem de estar com um amigo especial do sexo oposto, sem qualquer intenção de se casar. Alguns talvez vejam esse amigo como nada mais do que um troféu ou um acessório com o qual querem ser vistos em público para aumentar sua autoestima.
Mas esses relacionamentos superficiais geralmente duram pouco. “Muitos jovens terminam o namoro em uma ou duas semanas”, diz uma jovem chamada Heather. “Eles veem os relacionamentos como passageiros — o que de certa forma os prepara mais para o divórcio do que para o casamento.”
É claro que, quando você namora uma pessoa, você mexe com os sentimentos dela. Então, faça de tudo para que suas intenções sejam as melhores possíveis. — Lucas 6:31.
Você gostaria que alguém brincasse com seus sentimentos como se eles fossem um brinquedo que uma criança pega e logo depois joga fora? Então não faça isso com outra pessoa! A Bíblia diz que o amor “não se comporta indecentemente”. — 1 Coríntios 13:4, 5.
Namorar é cobiçar, desejar...é buscar conhecer o possível cônjuge e não apenas tentar mais uma aventura, principalmente quando defendemos o cristianismo.
namoro é uma instituição de relacionamento interpessoal não moderna, que tem como função a concretização do sentimental e/ou ato sexual entre duas pessoas em troca de conhecimentos e uma vivência com um grau de comprometimento inferior à do matrimônio. A grande maioria utiliza o namoro como pré-condição para o estabelecimento de um noivado ou casamento, definido este último ato antropologicamente como o vínculo estabelecido entre duas pessoas mediante o reconhecimento governamental, religioso e social.
Namoro significa a relação afetiva mantida entre duas pessoas que se unem pelo desejo de estarem juntas e partilharem novas experiências. É uma relação em que o casal está comprometido socialmente, mas sem estabelecer um vínculo matrimonial perante a lei civil ou religiosa.

Ao iniciar o namoro em si, precisamos analisar em que circunstancias estamos nos entregando a uma pessoa que é totalmente ou parcialmente diferente em tudo pra nós.
De repente uma pessoa “desconhecida” começa a fazer parte de nossa vida , dar e receber as devidas satisfações e isto torna se como membro da mesma família.
Ao conhecermos uma pessoa que anteriormente nem mesmo ouvíamos falar, vem o medo, a desconfiança, a insegurança e isto apesar de ser salutar, não pode interferir diretamente no relacionamento visto que nem sempre vamos nos unir a uma pessoa que já fazia parte do nosso convívio familiar ou roda de amigos.
Vez por outra encontramos até mesmo parentes que se casaram como primos, por exemplo, e isto não é raro e nem qualificaremos como errado pois cada um se apaixona ou ama a quem ele escolhe para seu convívio.
e os que usam deste mundo, como se dele não usassem em absoluto; porque a figura deste mundo passa.
Quero, porém, que estejais livres de cuidado. O que é solteiro, cuida das coisas do Senhor, de como agrade ao Senhor;
mas aquele que está casado, cuida das coisas do mundo, de como agrade a sua mulher,
e anda dividido. Também a mulher que não está casada, e a virgem, cuida das coisas do Senhor, para ser santa tanto no corpo como no espírito; a casada, porém, cuida das coisas do mundo, de como agrade a seu marido.
Digo isto para o vosso proveito; não para vos enredar, mas para o que é honesto, e para que possais sem distração dedicar-vos ao Senhor.
Entretanto se alguém julga que trata sem decoro a sua filha donzela, se ela tiver passado a flor da idade, e a necessidade assim o exige, faça o que quiser; não peca; casem-se.
Todavia aquele que está firme no seu coração, e não tem necessidade, mas tem domínio sobre a sua própria vontade e tem determinado em seu coração guardar donzela sua filha, bem fará.
1 Coríntios 7:31-37
O namoro do cristão é então um pouco diferente dos demais pois está intrinsicamente ligado a sua declaração de fé de sua igreja ou denominação e sempre procuramos ensinar que o namoro deve ser em santidade e respeito mutuo buscando assim manter se dentro do centro da vontade de Deus.
Namoro é sempre ,ou assim deve ser, uma preparação para o casamento e portanto é tempo de conhecer se mutuamente e deixar ser conhecido para que não haja arestas a serem retocadas posteriormente. Quem não pretende se casar, não deve então começar o namoro.
A santidade é o caminho pelo qual poderá pautar a vida do casal e da nova família como sempre vivendo no centro da vontade diretiva de Deus que permeará a vida do casal e possivelmente dos filhos.
Quando falamos de santidade, falamos de intimidade com Deus evitando a “intimidade” como o seu par. Intimidade com Deus traz vida de santidade e plena comunhão com o Senhor. Intimidade com o seu par trará pro casamento, caso ele ocorra, uma vida de perturbações sem limites visto que isto não é o propósito de Deus para a nova família.
Alguns ainda defendem que a bíblia diz que não se deve defraudar um ao outro sem consentimento, mas esta versículo está ligado diretamente ao casal já casado onde afirma que o homem e nem a mulher tem domínio mais sobre o próprio corpo, mas o seu par é que o tem. Notem que o apóstolo fala como conselho e não como mandamento do Senhor e afirma que este termo do versículo é exclusivamente ao casal casado, que já está habilitado para a intimidade e relacionamento sexual.
O sexo fora do casamento...
O sexo é uma bênção de Deus para a vida do casal e deve ser praticado em consentimento mutuo e em santidade para conseguir romper as barreiras impostas na relação do casal...
Cada um, irmãos, permaneça diante de Deus naquele estado em que foi chamado.
No tocante a virgens, não tenho mandamento do Senhor, mas dou o meu parecer como quem do Senhor tem alcançado misericórdia para ser fidedigno.
Pois julgo que isto é bom em razão da instante necessidade, a saber, é bom para o homem o estar assim.
Estás ligado a mulher? não procures desligar-te; estás desligado de mulher, não procures mulher.
1 Coríntios 7:24-27
Entretanto se casares, não pecaste; e se a virgem se casar, não pecou; para estes tais, porém, haverá tribulação na carne, e eu quisera poupar-vos.
Mas isto digo, irmãos, o tempo é abreviado; a fim de que para o futuro os que têm mulheres, sejam como se não as tivessem;
1 Coríntios 7:28,29
A vida de vigilância e de santidade levará o novo casal a manter uma linha de perfeita ligação entre eles e Deus tornando os dignos de receberem  do Senhor as mais ricas promessas que somente serão colhidas a seu tempo mantendo dentro do propósito do Senhor.
A manutenção de uma vida de santidade é salutar para o futuro de toda a família pois assim a promessa de Deus se cumprirá na sua fidelidade pois Deus jamais deixaria de cumprir uma de Suas promessas mesmo que pra nós esteja demorando muito tempo.
Há casos de pessoas que vão para o lado do “nada a ver” ou do “isto hoje é normal” ou ainda “ estamos em tempo modernos” e “ a gente vai se casar mesmo”. Todas estas afirmativas ou jargões usados pelos namorados tem se tornado porta aberta para a prostituição e impedido de receberem as mais ricas bênçãos prometidas aos dois pela instituição sagrada do matrimônio.
Conversando com amigos e irmãos notamos que a cada dia a maioria das pessoas sentem que hoje em dia o errado quer estar certo, mas afirmamos que Deus não muda e jamais vai compactuar com as “modernidades” deste mundo e a bíblia nos orienta a não nos conformarmos a este mundo mas transformarmos nossa mente e entendimento como racionais que somos.
A tentação do pecado, e por assim dizer do sexo em si é uma força quase incontrolável na vida do casal, porém para manter a vigilância e não perder o foco da promessa de Deus em sua nova família, devemos nos manter livre de toda a aparência do mal, sabendo bem o que fazemos pois o que podemos fazer em público deve ser sempre o que fazemos em oculto e o que fizermos em oculto dever ser sempre o que podemos fazer em público mantendo assim a nossa consciência firme e limpa diante de Deus que nos chamou para a santidade.
Em Leviticos 20;26 encontramos um grande chamado a santidade em ordem imperativa do Senhor ...Ser me eis santos porque Eu o Senhor vosso Deus sou santo.
Portanto sede santos em toda a vossa maneira de viver...
Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo;
Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;
Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito:

Sede santos ,porque eu sou santo.1 Pedro 1:13-16

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PI-HAIROTE UM BECO SEM SAÍDA!

PORQUE A MULHER DE LÓ VIROU ESTÁTUA DE SAL?

COMO VAI VOCÊ? VAI TUDO BEM CONTIGO, COM TEU FILHO, E COM TEU MARIDO?