Uma promessa de restauração Sofonias 3;9-13
Sofonias Parte 3
Promessa de purificação
Sofonias 3;9-13
Dividimos em partes o texto do capítulo
3 para analisarmos passo a passo cada situação vivida pelo povo de Israel.
Pela manhã tratamos do tema central do
livro que era para uma “Promessa de Salvação”. Onde o povo deveria estar sempre
confiante na palavra da promessa do Senhor para eles pós exilio.
Agora vamos tratar da promessa de
purificação para fazer o povo de Deus tornar se exclusivamente para Ele,
deixando os outros deuses dos assírios e babilônicos para voltarem a ser
monoteístas.
Uma Promessa de purificação
·
Purificação (vs. 9-13).
O julgamento do dia do Senhor levaria à purificação de alguns dentre as
nações e de alguns dentre os exilados judeus. Claro que neste texto o profeta
fala sobre o dia do juízo de Deus sobre os líderes e sobre todo o povo,
inclusive os ímpios assoladores do povo de Israel, os líderes do povo judeu e
mais especificamente ao povo judeu que deixou o Senhor e passou a adorar vários
deuses.
O Senhor iria purificar os lábios do povo ou “dar lábios puros"
significa ou purificá-los do pecado em geral (cf. Is 6.5-7), ou eliminar os
nomes de deuses estrangeiros dos lábios de um adorador pagão (Os 2.17). Temos
visto hoje em dia que muitas pessoas ainda tem usado vocabulários de pagãos
como palavras chulas, gírias depreciativas e jargões que deturpam a imagem do
cristão. O povo de Judá estava agindo desta forma usando os lábios para falar
da mesma forma que os pagãos . Adoravam a Baal, a Azerah, e aos astarotes e
baalins. E cantavam cânticos a estes deuses.
Os gentios também chamariam pelo nome de Deus (Is 52.15; 65.1), para que
todos invoquem o nome do Senhor (Veja Gn 4.26; I Rs 18.24; Jr 10.25; Jl 2.32).
Essa é uma Cláusula semelhante a “confia em o nome do SENHOR” no vs. 12. Ela
faz um contraste com aqueles que "adoram ao Senhor, juram por ele e também
por Milcom" (1.5).
No vs. 10, as ofertas a Deus seriam trazidas desde além dos rios da
Etiópia pelos seus adoradores, o seu povo disperso, provavelmente uma
referência aos judeus que seriam expulsos da terra pelas invasões e deportações
babilônicas. Sofonias antevê tanto judeus como gentios purificados adorando ao
Senhor.
Os orgulhosos naquele dia seriam envergonhados por causa da sua rebelião
e nunca mais seriam altivos - Gn 11.1-9; Is 2.6-22 - no santo monte de Deus.
Ali somente iriam ficar os mansos e humildes que temem e tremem diante do
Senhor. Estes são contrastados com os orgulhosos e soberbos (vs. 11) e buscam
refúgio em Deus e confiam em seu nome - Sl 2.12; 31.1-2; Is 57.13; Na 1.7.
No verso 13, uma bela promessa aos remanescentes, pois não cometerão
injustiças, não mentirão, não se achará engano neles, se alimentarão e
descansarão, ou seja, serão apascentados sem ninguém que os possa incomodar.
Quando essa purificação, após o exílio, alcançar a sua plenitude, os restantes
estariam sem pecado; a lei de Deus seria perfeitamente escrita em seus corações
(Jeremias 31:31-34). Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei
uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.
Não conforme a
aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar
da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os
haver desposado, diz o Senhor.
Mas esta é a
aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor:
Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o
seu Deus e eles serão o meu povo.
E não ensinará mais
cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor;
porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor;
porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.
Essa esperança alcançará perfeita realização somente quando Cristo
retornar (veja Ap 21.22-27).
O verbo hebraico para "comer" significa literalmente
"apascentar" dar pastagens , como nos diz o salmo 23;2 “ele nos faz deitar
em pastos verdejantes”; portanto, o versículo 13 representa metaforicamente o
povo de Deus como o seu rebanho. Como ovelhas perdidas que Ele queria resgatar
e fazer uma regeneração total. Essa é uma figura comum nos profetas (Is 49.9;
Jr 50.19; Ez 34.14; Mq 7.14) para retratar a segurança que resulta de confiar
em Deus e reconhecer o seu reinado (vs. 15). O pastor conduz o rebanho que
reconhece a sua voz e o segue incondicionalmente.
As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem;
E dou-lhes a vida
eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. João 10:27,28
O verbo também significa "pastorear" quando tem um objeto
direto, o que não acontece nesse versículo, embora alguns intérpretes creiam
que exista um objeto oculto. Se essa interpretação estiver correta, o versículo
retrata também o povo de Deus como pastores que cuidam de seus rebanhos em paz
“sem ninguém que os amedronte” (NVI).
Os dias da completa restauração serão sem aflições ou perturbações de
qualquer sorte Miquéias 4:1-6. Mas nos últimos dias acontecerá que o
monte da casa do SENHOR será estabelecido no cume dos montes, e se elevará
sobre os outeiros, e a ele afluirão os povos.
E irão muitas
nações, e dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor, e à casa do Deus de Jacó,
para que nos ensine os seus caminhos, e andemos pelas suas veredas; porque de
Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor.
E julgará entre
muitos povos, e castigará nações poderosas e longínquas, e converterão as suas
espadas em pás, e as suas lanças em foices; uma nação não levantará a espada
contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra.
Mas assentar-se-á
cada um debaixo da sua videira, e debaixo da sua figueira, e não haverá quem os
espante, porque a boca do Senhor dos Exércitos o disse.
Porque todos os
povos andam, cada um em nome do seu deus; mas nós andaremos em nome do Senhor
nosso Deus, para todo o sempre.
Naquele dia, diz o
Senhor, congregarei a que coxeava, e recolherei a que tinha sido expulsa, e a
que eu tinha maltratado.
Embora Cristo já tenha levado o seu povo a essa experiência
1 João 5:19,20 Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno.
E sabemos que já o
Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para que conheçamos ao
Verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo.
Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.
o medo de aflições vindas de outros desaparecerão completamente quando
ele retornar para levar os Seus para morar nas mansões celestiais.Apocalipse
21:3,4 E ouvi uma grande voz do céu, que dizia:
Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles
serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.
E Deus limpará de
seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem
dor; porque já as primeiras coisas são passadas.
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